A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: desenvolvimento de políticas e práticas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Almeida, Leandro Silva, Miranda, Lúcia Cerqueira, Xavier, Joana Oliveira, Ramos, Conceição, Raffan, Johanna Magreta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2948
Resumo: A atenção à sobredotação e a alunos com altas capacidades, na Região Autónoma da Madeira (RAM), tem sido referenciada pelo seu pioneirismo no contexto português. Neste artigo descreve-se a evolução desde os anos 90 dos mecanismos de atendimento das crianças e adolescentes com elevadas capacidades, e respetivo enquadramento legal. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas a alguns dos intervenientes neste processo e através da consulta de documentos disponíveis. Assim, foi possível organizar o percurso histórico da sobredotação na Madeira, apresentando um breve enquadramento da emergência do apoio à sobredotação e descrevendo três fases sequenciais do mesmo: (a) Implementação de serviços de atendimento; (b) Consolidação da prestação de serviços; e (c) Serviços prestados na atualidade. De uma forma geral, apesar da evolução e modificação dos serviços, o investimento tem-se centrado no processo de identificação e de intervenção, na formação e na prática baseada em evidência, procurando fazer convergir as atuações com as orientações internacionais na área. Apontam-se algumas reflexões sobre as políticas públicas na área da sobredotação, tendo como premissa a escola inclusiva e uma melhoria de serviços que promovam a igualdade de oportunidades e a diferenciação das práticas educativas, em função das características e necessidades de cada aluno.
id RCAP_4b597db40a6df48a1b179cca2ee0a52c
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2948
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: desenvolvimento de políticas e práticas educativasGiftedness in the Autonomous Region of Madeira: development of policies and educational practicesSobredotaçãoAltas capacidadesPráticas educativasEducação inclusivaGiftednessHigh ability studentsEducational practicesInclusive educationMadeira (Portugal).Faculdade de Artes e HumanidadesA atenção à sobredotação e a alunos com altas capacidades, na Região Autónoma da Madeira (RAM), tem sido referenciada pelo seu pioneirismo no contexto português. Neste artigo descreve-se a evolução desde os anos 90 dos mecanismos de atendimento das crianças e adolescentes com elevadas capacidades, e respetivo enquadramento legal. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas a alguns dos intervenientes neste processo e através da consulta de documentos disponíveis. Assim, foi possível organizar o percurso histórico da sobredotação na Madeira, apresentando um breve enquadramento da emergência do apoio à sobredotação e descrevendo três fases sequenciais do mesmo: (a) Implementação de serviços de atendimento; (b) Consolidação da prestação de serviços; e (c) Serviços prestados na atualidade. De uma forma geral, apesar da evolução e modificação dos serviços, o investimento tem-se centrado no processo de identificação e de intervenção, na formação e na prática baseada em evidência, procurando fazer convergir as atuações com as orientações internacionais na área. Apontam-se algumas reflexões sobre as políticas públicas na área da sobredotação, tendo como premissa a escola inclusiva e uma melhoria de serviços que promovam a igualdade de oportunidades e a diferenciação das práticas educativas, em função das características e necessidades de cada aluno.Attention to giftedness and high ability students, in the Autonomous Region of Madeira (RAM), has been acknowledged for being pioneer in Portugal. The main purpose of this paper is to outline the evolution of practices for high abilities students, and their legal framework, since the 90s, in RAM. Data were collected from interviews with some of the actors in this process and through analysis of available documents. Thus, it was possible to organise the historical path of giftedness in Madeira. So, it is presented a brief framework of the emergence of giftedness educational support and three sequential phases are also described: (a) implementation of support services; (b) consolidation of the provision of services; and (c) current services provided. In general, despite the evolution and modification of the organisation of the services, the investment has been centered on the identification and intervention process, on training and on evidence-based practice, seeking convergence of intervention with international guidelines. Some reflections on public policies about giftedness are pointed out, based on the premise of an inclusive school and a possible improvement of practices that might facilitate equal opportunities and differentiation of educational practices, according to the characteristics and needs of each student.Centro de Investigação em EducaçãoDigitUMaAntunes, Ana PereiraAlmeida, Leandro SilvaMiranda, Lúcia CerqueiraXavier, Joana OliveiraRamos, ConceiçãoRaffan, Johanna Magreta2020-10-28T11:32:31Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2948porAntunes, A. P., Almeida, L. S., Miranda, L. C., Xavier, J. O., Ramos, C., & Raffan, J. M. (2020). A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas: Giftedness in the Autonomous Region of Madeira: Development of policies and educational practices. Revista Portuguesa De Educação, 33(1), 121-136. https://doi.org/10.21814/rpe.1865410.21814/rpe.18654info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:49Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:47.111697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: desenvolvimento de políticas e práticas educativas
Giftedness in the Autonomous Region of Madeira: development of policies and educational practices
title A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: desenvolvimento de políticas e práticas educativas
spellingShingle A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: desenvolvimento de políticas e práticas educativas
Antunes, Ana Pereira
Sobredotação
Altas capacidades
Práticas educativas
Educação inclusiva
Giftedness
High ability students
Educational practices
Inclusive education
Madeira (Portugal)
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: desenvolvimento de políticas e práticas educativas
title_full A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: desenvolvimento de políticas e práticas educativas
title_fullStr A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: desenvolvimento de políticas e práticas educativas
title_full_unstemmed A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: desenvolvimento de políticas e práticas educativas
title_sort A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: desenvolvimento de políticas e práticas educativas
author Antunes, Ana Pereira
author_facet Antunes, Ana Pereira
Almeida, Leandro Silva
Miranda, Lúcia Cerqueira
Xavier, Joana Oliveira
Ramos, Conceição
Raffan, Johanna Magreta
author_role author
author2 Almeida, Leandro Silva
Miranda, Lúcia Cerqueira
Xavier, Joana Oliveira
Ramos, Conceição
Raffan, Johanna Magreta
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana Pereira
Almeida, Leandro Silva
Miranda, Lúcia Cerqueira
Xavier, Joana Oliveira
Ramos, Conceição
Raffan, Johanna Magreta
dc.subject.por.fl_str_mv Sobredotação
Altas capacidades
Práticas educativas
Educação inclusiva
Giftedness
High ability students
Educational practices
Inclusive education
Madeira (Portugal)
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Sobredotação
Altas capacidades
Práticas educativas
Educação inclusiva
Giftedness
High ability students
Educational practices
Inclusive education
Madeira (Portugal)
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description A atenção à sobredotação e a alunos com altas capacidades, na Região Autónoma da Madeira (RAM), tem sido referenciada pelo seu pioneirismo no contexto português. Neste artigo descreve-se a evolução desde os anos 90 dos mecanismos de atendimento das crianças e adolescentes com elevadas capacidades, e respetivo enquadramento legal. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas a alguns dos intervenientes neste processo e através da consulta de documentos disponíveis. Assim, foi possível organizar o percurso histórico da sobredotação na Madeira, apresentando um breve enquadramento da emergência do apoio à sobredotação e descrevendo três fases sequenciais do mesmo: (a) Implementação de serviços de atendimento; (b) Consolidação da prestação de serviços; e (c) Serviços prestados na atualidade. De uma forma geral, apesar da evolução e modificação dos serviços, o investimento tem-se centrado no processo de identificação e de intervenção, na formação e na prática baseada em evidência, procurando fazer convergir as atuações com as orientações internacionais na área. Apontam-se algumas reflexões sobre as políticas públicas na área da sobredotação, tendo como premissa a escola inclusiva e uma melhoria de serviços que promovam a igualdade de oportunidades e a diferenciação das práticas educativas, em função das características e necessidades de cada aluno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28T11:32:31Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2948
url http://hdl.handle.net/10400.13/2948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antunes, A. P., Almeida, L. S., Miranda, L. C., Xavier, J. O., Ramos, C., & Raffan, J. M. (2020). A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas: Giftedness in the Autonomous Region of Madeira: Development of policies and educational practices. Revista Portuguesa De Educação, 33(1), 121-136. https://doi.org/10.21814/rpe.18654
10.21814/rpe.18654
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129928685322240