Acolhimento e integração e gestão da formação. Inocambra Construções Metálicas, S A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mariana Marques da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43094
Resumo: A retenção do capital humano é, cada vez mais, um desafio para as empresas e as exigências impostas pelo mercado evidenciam a necessidade de as organizações otimizarem as competências dos colaboradores. Por conseguinte, as temáticas de acolhimento e integração e de gestão da formação, são cruciais para a gestão de recursos humanos de qualquer organização. O presente relatório versa sobre estas áreas e visa a implementação de práticas de acolhimento e integração, bem como fomentar a formação na entidade de acolhimento do estágio curricular, a Inocambra - Construções Metálicas, S.A. Este relatório de estágio permite verificar que as atividades desenvolvidas no âmbito do acolhimento e da integração de novos colaboradores obtiveram resultados positivos para a empresa e para os colaboradores, já que a aplicação dos questionários de satisfação do acolhimento revelou um grau de satisfação de 84%. A empresa dispõe agora de um processo de acolhimento e integração definido e implementado, como contributo deste estágio. Relativamente à gestão da formação, o processo de levantamento de necessidades de formação desenvolvido, possibilitou uma correta identificação das necessidades, contribuindo para a elaboração do plano de formação 2022. Ademais, com a implementação do nível um e do nível três do modelo de Kirkpatrick passou a ser possível avaliar a satisfação e os comportamentos dos formandos. Assim, com a aplicação dos questionários, verificou-se que, primeiro, o nível de satisfação foi positivo e que, segundo, o conteúdo adquirido nas formações não é aplicado pelos formandos em contexto laboral. Portanto, na generalidade, institui-se práticas de acolhimento e integração dos colaboradores, como também se aprimorou a gestão da formação, tendo contribuído para uma maior integração dos recém-admitidos na empresa, assim como numa correta aplicação e avaliação das etapas referentes ao ciclo formativo.
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