Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Sílvia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fialho, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32058
Resumo: O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), visa contribuir para a melhoria da qualidade no Ensino e Formação Profissional a nível europeu, respeitando a diversidade dos sistemas educativos nacionais. Este assenta num ciclo de garantia e de melhoria da qualidade que abrange as fases de planeamento, implementação, avaliação e revisão, baseado em critérios de qualidade, descritores indicativos e indicadores de referência, funcionando como uma «caixa de ferramentas» em que os vários utilizadores podem escolher os indicadores mais adequados às necessidades do seu sistema de qualidade. O estudo foi realizado numa escola profissional da região Alentejo e teve como principal objetivo apresentar contributos para o sistema de garantia de qualidade em linha com o EQAVET. Tivemos como referências, a recomendação Europeia de 2009, o Decreto-Lei n.º 92/2014, de 20 de junho e os relatórios da Avaliação Externa de escolas profissionais, avaliadas nos dois ciclos. Optámos por uma metodologia qualitativa que combina vários métodos de recolha de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestrutura realizada ao diretor da escola profissional e cinco questionários que foram aplicados aos vários intervenientes do processo e a um dos principais stakeholders. Os resultados obtidos permitiram identificar procedimentos a desenvolver para se operacionalizar um sistema de garantia de qualidade em linha com o Quadro EQAVET. Estes possibilitaram ainda identificar os descritores indicativos e os indicadores de qualidade mais adequados para cada uma das fases do ciclo. Ficou também evidente a importância do EQAVET para a avaliação das escolas profissionais, pois oferece um conjunto de elementos que permitem agilizar processos e operacionalizar procedimentos. Apresentamos como principais contributos para o sistema de garantia de qualidade uma proposta de implementação que vai além do que está determinado pela ANQEP. Esta apresenta um racional que identifica e fundamenta as várias fases a desenvolver e inclui um conjunto de indicadores de qualidade, diretamente relacionados com os descritores indicativos, o que vai permitir às escolas profissionais escolherem os mais adequados à sua realidade.
id RCAP_3a4b78d3811b0c34177f908f122fbe16
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32058
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissionalEnsino e Formação ProfissionalCiclo de QualidadeEQAVETEscola ProfissionalAvaliação Externa de EscolasO Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), visa contribuir para a melhoria da qualidade no Ensino e Formação Profissional a nível europeu, respeitando a diversidade dos sistemas educativos nacionais. Este assenta num ciclo de garantia e de melhoria da qualidade que abrange as fases de planeamento, implementação, avaliação e revisão, baseado em critérios de qualidade, descritores indicativos e indicadores de referência, funcionando como uma «caixa de ferramentas» em que os vários utilizadores podem escolher os indicadores mais adequados às necessidades do seu sistema de qualidade. O estudo foi realizado numa escola profissional da região Alentejo e teve como principal objetivo apresentar contributos para o sistema de garantia de qualidade em linha com o EQAVET. Tivemos como referências, a recomendação Europeia de 2009, o Decreto-Lei n.º 92/2014, de 20 de junho e os relatórios da Avaliação Externa de escolas profissionais, avaliadas nos dois ciclos. Optámos por uma metodologia qualitativa que combina vários métodos de recolha de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestrutura realizada ao diretor da escola profissional e cinco questionários que foram aplicados aos vários intervenientes do processo e a um dos principais stakeholders. Os resultados obtidos permitiram identificar procedimentos a desenvolver para se operacionalizar um sistema de garantia de qualidade em linha com o Quadro EQAVET. Estes possibilitaram ainda identificar os descritores indicativos e os indicadores de qualidade mais adequados para cada uma das fases do ciclo. Ficou também evidente a importância do EQAVET para a avaliação das escolas profissionais, pois oferece um conjunto de elementos que permitem agilizar processos e operacionalizar procedimentos. Apresentamos como principais contributos para o sistema de garantia de qualidade uma proposta de implementação que vai além do que está determinado pela ANQEP. Esta apresenta um racional que identifica e fundamenta as várias fases a desenvolver e inclui um conjunto de indicadores de qualidade, diretamente relacionados com os descritores indicativos, o que vai permitir às escolas profissionais escolherem os mais adequados à sua realidade.CIEP-UE2022-05-09T11:02:17Z2022-05-092020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32058http://hdl.handle.net/10174/32058porNogueira, S. & Fialho, I. (2020). Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional. In L. Sebastião & H. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 11 -18). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN: 978-972-778-166-9]978-972-778-167-6PEDnogueira.smr@gmail.comifialho@uevora.pt229Nogueira, SílviaFialho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:07.172056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional
title Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional
spellingShingle Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional
Nogueira, Sílvia
Ensino e Formação Profissional
Ciclo de Qualidade
EQAVET
Escola Profissional
Avaliação Externa de Escolas
title_short Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional
title_full Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional
title_fullStr Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional
title_full_unstemmed Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional
title_sort Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional
author Nogueira, Sílvia
author_facet Nogueira, Sílvia
Fialho, Isabel
author_role author
author2 Fialho, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Sílvia
Fialho, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Formação Profissional
Ciclo de Qualidade
EQAVET
Escola Profissional
Avaliação Externa de Escolas
topic Ensino e Formação Profissional
Ciclo de Qualidade
EQAVET
Escola Profissional
Avaliação Externa de Escolas
description O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), visa contribuir para a melhoria da qualidade no Ensino e Formação Profissional a nível europeu, respeitando a diversidade dos sistemas educativos nacionais. Este assenta num ciclo de garantia e de melhoria da qualidade que abrange as fases de planeamento, implementação, avaliação e revisão, baseado em critérios de qualidade, descritores indicativos e indicadores de referência, funcionando como uma «caixa de ferramentas» em que os vários utilizadores podem escolher os indicadores mais adequados às necessidades do seu sistema de qualidade. O estudo foi realizado numa escola profissional da região Alentejo e teve como principal objetivo apresentar contributos para o sistema de garantia de qualidade em linha com o EQAVET. Tivemos como referências, a recomendação Europeia de 2009, o Decreto-Lei n.º 92/2014, de 20 de junho e os relatórios da Avaliação Externa de escolas profissionais, avaliadas nos dois ciclos. Optámos por uma metodologia qualitativa que combina vários métodos de recolha de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestrutura realizada ao diretor da escola profissional e cinco questionários que foram aplicados aos vários intervenientes do processo e a um dos principais stakeholders. Os resultados obtidos permitiram identificar procedimentos a desenvolver para se operacionalizar um sistema de garantia de qualidade em linha com o Quadro EQAVET. Estes possibilitaram ainda identificar os descritores indicativos e os indicadores de qualidade mais adequados para cada uma das fases do ciclo. Ficou também evidente a importância do EQAVET para a avaliação das escolas profissionais, pois oferece um conjunto de elementos que permitem agilizar processos e operacionalizar procedimentos. Apresentamos como principais contributos para o sistema de garantia de qualidade uma proposta de implementação que vai além do que está determinado pela ANQEP. Esta apresenta um racional que identifica e fundamenta as várias fases a desenvolver e inclui um conjunto de indicadores de qualidade, diretamente relacionados com os descritores indicativos, o que vai permitir às escolas profissionais escolherem os mais adequados à sua realidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2022-05-09T11:02:17Z
2022-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32058
http://hdl.handle.net/10174/32058
url http://hdl.handle.net/10174/32058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nogueira, S. & Fialho, I. (2020). Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional. In L. Sebastião & H. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 11 -18). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN: 978-972-778-166-9]
978-972-778-167-6
PED
nogueira.smr@gmail.com
ifialho@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CIEP-UE
publisher.none.fl_str_mv CIEP-UE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136693036515328