Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32058 |
Resumo: | O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), visa contribuir para a melhoria da qualidade no Ensino e Formação Profissional a nível europeu, respeitando a diversidade dos sistemas educativos nacionais. Este assenta num ciclo de garantia e de melhoria da qualidade que abrange as fases de planeamento, implementação, avaliação e revisão, baseado em critérios de qualidade, descritores indicativos e indicadores de referência, funcionando como uma «caixa de ferramentas» em que os vários utilizadores podem escolher os indicadores mais adequados às necessidades do seu sistema de qualidade. O estudo foi realizado numa escola profissional da região Alentejo e teve como principal objetivo apresentar contributos para o sistema de garantia de qualidade em linha com o EQAVET. Tivemos como referências, a recomendação Europeia de 2009, o Decreto-Lei n.º 92/2014, de 20 de junho e os relatórios da Avaliação Externa de escolas profissionais, avaliadas nos dois ciclos. Optámos por uma metodologia qualitativa que combina vários métodos de recolha de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestrutura realizada ao diretor da escola profissional e cinco questionários que foram aplicados aos vários intervenientes do processo e a um dos principais stakeholders. Os resultados obtidos permitiram identificar procedimentos a desenvolver para se operacionalizar um sistema de garantia de qualidade em linha com o Quadro EQAVET. Estes possibilitaram ainda identificar os descritores indicativos e os indicadores de qualidade mais adequados para cada uma das fases do ciclo. Ficou também evidente a importância do EQAVET para a avaliação das escolas profissionais, pois oferece um conjunto de elementos que permitem agilizar processos e operacionalizar procedimentos. Apresentamos como principais contributos para o sistema de garantia de qualidade uma proposta de implementação que vai além do que está determinado pela ANQEP. Esta apresenta um racional que identifica e fundamenta as várias fases a desenvolver e inclui um conjunto de indicadores de qualidade, diretamente relacionados com os descritores indicativos, o que vai permitir às escolas profissionais escolherem os mais adequados à sua realidade. |
id |
RCAP_3a4b78d3811b0c34177f908f122fbe16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32058 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissionalEnsino e Formação ProfissionalCiclo de QualidadeEQAVETEscola ProfissionalAvaliação Externa de EscolasO Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), visa contribuir para a melhoria da qualidade no Ensino e Formação Profissional a nível europeu, respeitando a diversidade dos sistemas educativos nacionais. Este assenta num ciclo de garantia e de melhoria da qualidade que abrange as fases de planeamento, implementação, avaliação e revisão, baseado em critérios de qualidade, descritores indicativos e indicadores de referência, funcionando como uma «caixa de ferramentas» em que os vários utilizadores podem escolher os indicadores mais adequados às necessidades do seu sistema de qualidade. O estudo foi realizado numa escola profissional da região Alentejo e teve como principal objetivo apresentar contributos para o sistema de garantia de qualidade em linha com o EQAVET. Tivemos como referências, a recomendação Europeia de 2009, o Decreto-Lei n.º 92/2014, de 20 de junho e os relatórios da Avaliação Externa de escolas profissionais, avaliadas nos dois ciclos. Optámos por uma metodologia qualitativa que combina vários métodos de recolha de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestrutura realizada ao diretor da escola profissional e cinco questionários que foram aplicados aos vários intervenientes do processo e a um dos principais stakeholders. Os resultados obtidos permitiram identificar procedimentos a desenvolver para se operacionalizar um sistema de garantia de qualidade em linha com o Quadro EQAVET. Estes possibilitaram ainda identificar os descritores indicativos e os indicadores de qualidade mais adequados para cada uma das fases do ciclo. Ficou também evidente a importância do EQAVET para a avaliação das escolas profissionais, pois oferece um conjunto de elementos que permitem agilizar processos e operacionalizar procedimentos. Apresentamos como principais contributos para o sistema de garantia de qualidade uma proposta de implementação que vai além do que está determinado pela ANQEP. Esta apresenta um racional que identifica e fundamenta as várias fases a desenvolver e inclui um conjunto de indicadores de qualidade, diretamente relacionados com os descritores indicativos, o que vai permitir às escolas profissionais escolherem os mais adequados à sua realidade.CIEP-UE2022-05-09T11:02:17Z2022-05-092020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32058http://hdl.handle.net/10174/32058porNogueira, S. & Fialho, I. (2020). Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional. In L. Sebastião & H. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 11 -18). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN: 978-972-778-166-9]978-972-778-167-6PEDnogueira.smr@gmail.comifialho@uevora.pt229Nogueira, SílviaFialho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:07.172056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional |
title |
Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional |
spellingShingle |
Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional Nogueira, Sílvia Ensino e Formação Profissional Ciclo de Qualidade EQAVET Escola Profissional Avaliação Externa de Escolas |
title_short |
Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional |
title_full |
Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional |
title_fullStr |
Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional |
title_full_unstemmed |
Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional |
title_sort |
Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional |
author |
Nogueira, Sílvia |
author_facet |
Nogueira, Sílvia Fialho, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Fialho, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Sílvia Fialho, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e Formação Profissional Ciclo de Qualidade EQAVET Escola Profissional Avaliação Externa de Escolas |
topic |
Ensino e Formação Profissional Ciclo de Qualidade EQAVET Escola Profissional Avaliação Externa de Escolas |
description |
O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), visa contribuir para a melhoria da qualidade no Ensino e Formação Profissional a nível europeu, respeitando a diversidade dos sistemas educativos nacionais. Este assenta num ciclo de garantia e de melhoria da qualidade que abrange as fases de planeamento, implementação, avaliação e revisão, baseado em critérios de qualidade, descritores indicativos e indicadores de referência, funcionando como uma «caixa de ferramentas» em que os vários utilizadores podem escolher os indicadores mais adequados às necessidades do seu sistema de qualidade. O estudo foi realizado numa escola profissional da região Alentejo e teve como principal objetivo apresentar contributos para o sistema de garantia de qualidade em linha com o EQAVET. Tivemos como referências, a recomendação Europeia de 2009, o Decreto-Lei n.º 92/2014, de 20 de junho e os relatórios da Avaliação Externa de escolas profissionais, avaliadas nos dois ciclos. Optámos por uma metodologia qualitativa que combina vários métodos de recolha de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestrutura realizada ao diretor da escola profissional e cinco questionários que foram aplicados aos vários intervenientes do processo e a um dos principais stakeholders. Os resultados obtidos permitiram identificar procedimentos a desenvolver para se operacionalizar um sistema de garantia de qualidade em linha com o Quadro EQAVET. Estes possibilitaram ainda identificar os descritores indicativos e os indicadores de qualidade mais adequados para cada uma das fases do ciclo. Ficou também evidente a importância do EQAVET para a avaliação das escolas profissionais, pois oferece um conjunto de elementos que permitem agilizar processos e operacionalizar procedimentos. Apresentamos como principais contributos para o sistema de garantia de qualidade uma proposta de implementação que vai além do que está determinado pela ANQEP. Esta apresenta um racional que identifica e fundamenta as várias fases a desenvolver e inclui um conjunto de indicadores de qualidade, diretamente relacionados com os descritores indicativos, o que vai permitir às escolas profissionais escolherem os mais adequados à sua realidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2022-05-09T11:02:17Z 2022-05-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32058 http://hdl.handle.net/10174/32058 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nogueira, S. & Fialho, I. (2020). Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional. In L. Sebastião & H. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 11 -18). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN: 978-972-778-166-9] 978-972-778-167-6 PED nogueira.smr@gmail.com ifialho@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIEP-UE |
publisher.none.fl_str_mv |
CIEP-UE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136693036515328 |