Relatório da prática de ensino supervisionada na escola Básica André de Resende e na escola Secundária Gabriel Pereira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Cláudio Manuel Ramalho Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16083
Resumo: A elaboração do presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira está inserido no plano de estudos da Universidade de Évora, no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre, no ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário. A sua realização visa documentar todo o processo e todas as atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu na Escola Básica André de Resende numa turma do 5º e na Escola Secundaria Gabriel Pereira numa turma do 11º, através de uma análise crítica e reflexiva de todo o processo ao longo deste ano letivo. As atividades descritas referem-se às funções de planeamento, avaliação e condução do ensino nas turmas bem como àquelas que se desenvolveram em relação com a comunidade educativa; ABSTRACT:This report, which refers to the Supervised Teaching Practice at André de Resende Middle School and at Gabriel Pereira Secondary School, is part of the study plan of the Master Degree in Teaching Physical Education at University of Évora. The aim of this report is to document teaching process and classroom activities, developed with a 5th grade class at André de Resende Middle School and with an 11th grade class at Gabriel Pereira Secondary School, during the Supervised Teaching Practice, from a critical and reflective point of view. All the activities are part of the Supervised Teaching Practice and the trainee teacher is responsible for planning, assessment and teaching processes.
id RCAP_4b75ae033a8a31218e7ccc0706dcb03f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16083
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada na escola Básica André de Resende e na escola Secundária Gabriel PereiraPrática de ensino supervisionadaProfessorEnsino básicoEnsino secundárioEscolaEducação físicaSupervised teaching practiceTeacherBasic educationSecondary educationSchoolPhysical educationA elaboração do presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira está inserido no plano de estudos da Universidade de Évora, no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre, no ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário. A sua realização visa documentar todo o processo e todas as atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu na Escola Básica André de Resende numa turma do 5º e na Escola Secundaria Gabriel Pereira numa turma do 11º, através de uma análise crítica e reflexiva de todo o processo ao longo deste ano letivo. As atividades descritas referem-se às funções de planeamento, avaliação e condução do ensino nas turmas bem como àquelas que se desenvolveram em relação com a comunidade educativa; ABSTRACT:This report, which refers to the Supervised Teaching Practice at André de Resende Middle School and at Gabriel Pereira Secondary School, is part of the study plan of the Master Degree in Teaching Physical Education at University of Évora. The aim of this report is to document teaching process and classroom activities, developed with a 5th grade class at André de Resende Middle School and with an 11th grade class at Gabriel Pereira Secondary School, during the Supervised Teaching Practice, from a critical and reflective point of view. All the activities are part of the Supervised Teaching Practice and the trainee teacher is responsible for planning, assessment and teaching processes.Universidade de Évora2015-10-22T14:48:49Z2015-10-222013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16083http://hdl.handle.net/10174/16083porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Serra, Cláudio Manuel Ramalho Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:33.340112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada na escola Básica André de Resende e na escola Secundária Gabriel Pereira
title Relatório da prática de ensino supervisionada na escola Básica André de Resende e na escola Secundária Gabriel Pereira
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada na escola Básica André de Resende e na escola Secundária Gabriel Pereira
Serra, Cláudio Manuel Ramalho Costa
Prática de ensino supervisionada
Professor
Ensino básico
Ensino secundário
Escola
Educação física
Supervised teaching practice
Teacher
Basic education
Secondary education
School
Physical education
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada na escola Básica André de Resende e na escola Secundária Gabriel Pereira
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada na escola Básica André de Resende e na escola Secundária Gabriel Pereira
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada na escola Básica André de Resende e na escola Secundária Gabriel Pereira
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada na escola Básica André de Resende e na escola Secundária Gabriel Pereira
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada na escola Básica André de Resende e na escola Secundária Gabriel Pereira
author Serra, Cláudio Manuel Ramalho Costa
author_facet Serra, Cláudio Manuel Ramalho Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Cláudio Manuel Ramalho Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Professor
Ensino básico
Ensino secundário
Escola
Educação física
Supervised teaching practice
Teacher
Basic education
Secondary education
School
Physical education
topic Prática de ensino supervisionada
Professor
Ensino básico
Ensino secundário
Escola
Educação física
Supervised teaching practice
Teacher
Basic education
Secondary education
School
Physical education
description A elaboração do presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira está inserido no plano de estudos da Universidade de Évora, no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre, no ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário. A sua realização visa documentar todo o processo e todas as atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu na Escola Básica André de Resende numa turma do 5º e na Escola Secundaria Gabriel Pereira numa turma do 11º, através de uma análise crítica e reflexiva de todo o processo ao longo deste ano letivo. As atividades descritas referem-se às funções de planeamento, avaliação e condução do ensino nas turmas bem como àquelas que se desenvolveram em relação com a comunidade educativa; ABSTRACT:This report, which refers to the Supervised Teaching Practice at André de Resende Middle School and at Gabriel Pereira Secondary School, is part of the study plan of the Master Degree in Teaching Physical Education at University of Évora. The aim of this report is to document teaching process and classroom activities, developed with a 5th grade class at André de Resende Middle School and with an 11th grade class at Gabriel Pereira Secondary School, during the Supervised Teaching Practice, from a critical and reflective point of view. All the activities are part of the Supervised Teaching Practice and the trainee teacher is responsible for planning, assessment and teaching processes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-22T14:48:49Z
2015-10-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16083
http://hdl.handle.net/10174/16083
url http://hdl.handle.net/10174/16083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136568637652992