Todos nós juntos, somos um só:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40840 |
Resumo: | O presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico. Caracteriza-se por ser uma reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Educação Pré-Escolar, incluindo todo o percurso experienciado ao longo da prática profissional. Neste contexto emergiu o tema de investigação que assenta na importância das competências sociais e tem como objetivo demonstrar que é possível promovê-las num grupo de crianças em idade pré-escolar. A investigação constitui-se por uma metodologia de natureza qualitativa e de investigação-ação, com base num projeto de intervenção desenvolvido com crianças dos três e quatro anos, que teve como objetivo principal promover o desenvolvimento das competências sociais através da dinamização de atividades. Como técnicas de recolha de dados procedeu-se à observação participante, às notas de campo e registos fotográficos. Deste modo foi possível recolher os dados necessários para avaliar os comportamentos das crianças e compreender o impacto do projeto de intervenção. No decorrer do projeto foi notável a alteração de atitudes e comportamentos entre as crianças, o que significa que as crianças se tornaram capazes de gerir as suas emoções e consequentemente passaram a ter interações mais positivas com os seus pares, revelando sentimentos de pertença ao grupo e melhoria nas suas competências sociais |
id |
RCAP_4b7f2feb0efcc99e19062196e7c8d9e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40840 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Todos nós juntos, somos um só:um projeto de intervenção promotor de competências sociais em crianças de educação pré-escolarCompetências sociaisInterações sociaisEducação pré-escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico. Caracteriza-se por ser uma reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Educação Pré-Escolar, incluindo todo o percurso experienciado ao longo da prática profissional. Neste contexto emergiu o tema de investigação que assenta na importância das competências sociais e tem como objetivo demonstrar que é possível promovê-las num grupo de crianças em idade pré-escolar. A investigação constitui-se por uma metodologia de natureza qualitativa e de investigação-ação, com base num projeto de intervenção desenvolvido com crianças dos três e quatro anos, que teve como objetivo principal promover o desenvolvimento das competências sociais através da dinamização de atividades. Como técnicas de recolha de dados procedeu-se à observação participante, às notas de campo e registos fotográficos. Deste modo foi possível recolher os dados necessários para avaliar os comportamentos das crianças e compreender o impacto do projeto de intervenção. No decorrer do projeto foi notável a alteração de atitudes e comportamentos entre as crianças, o que significa que as crianças se tornaram capazes de gerir as suas emoções e consequentemente passaram a ter interações mais positivas com os seus pares, revelando sentimentos de pertença ao grupo e melhoria nas suas competências sociaisSilva, MarleneRepositório ComumReis, Marisa2022-05-31T15:45:51Z2022-02-042022-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40840TID:202979687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T04:15:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:23.821274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Todos nós juntos, somos um só: um projeto de intervenção promotor de competências sociais em crianças de educação pré-escolar |
title |
Todos nós juntos, somos um só: |
spellingShingle |
Todos nós juntos, somos um só: Reis, Marisa Competências sociais Interações sociais Educação pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Todos nós juntos, somos um só: |
title_full |
Todos nós juntos, somos um só: |
title_fullStr |
Todos nós juntos, somos um só: |
title_full_unstemmed |
Todos nós juntos, somos um só: |
title_sort |
Todos nós juntos, somos um só: |
author |
Reis, Marisa |
author_facet |
Reis, Marisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marlene Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências sociais Interações sociais Educação pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Competências sociais Interações sociais Educação pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico. Caracteriza-se por ser uma reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Educação Pré-Escolar, incluindo todo o percurso experienciado ao longo da prática profissional. Neste contexto emergiu o tema de investigação que assenta na importância das competências sociais e tem como objetivo demonstrar que é possível promovê-las num grupo de crianças em idade pré-escolar. A investigação constitui-se por uma metodologia de natureza qualitativa e de investigação-ação, com base num projeto de intervenção desenvolvido com crianças dos três e quatro anos, que teve como objetivo principal promover o desenvolvimento das competências sociais através da dinamização de atividades. Como técnicas de recolha de dados procedeu-se à observação participante, às notas de campo e registos fotográficos. Deste modo foi possível recolher os dados necessários para avaliar os comportamentos das crianças e compreender o impacto do projeto de intervenção. No decorrer do projeto foi notável a alteração de atitudes e comportamentos entre as crianças, o que significa que as crianças se tornaram capazes de gerir as suas emoções e consequentemente passaram a ter interações mais positivas com os seus pares, revelando sentimentos de pertença ao grupo e melhoria nas suas competências sociais |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-31T15:45:51Z 2022-02-04 2022-02-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40840 TID:202979687 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40840 |
identifier_str_mv |
TID:202979687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918072074240 |