Todos nós juntos, somos um só:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Marisa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40840
Resumo: O presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico. Caracteriza-se por ser uma reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Educação Pré-Escolar, incluindo todo o percurso experienciado ao longo da prática profissional. Neste contexto emergiu o tema de investigação que assenta na importância das competências sociais e tem como objetivo demonstrar que é possível promovê-las num grupo de crianças em idade pré-escolar. A investigação constitui-se por uma metodologia de natureza qualitativa e de investigação-ação, com base num projeto de intervenção desenvolvido com crianças dos três e quatro anos, que teve como objetivo principal promover o desenvolvimento das competências sociais através da dinamização de atividades. Como técnicas de recolha de dados procedeu-se à observação participante, às notas de campo e registos fotográficos. Deste modo foi possível recolher os dados necessários para avaliar os comportamentos das crianças e compreender o impacto do projeto de intervenção. No decorrer do projeto foi notável a alteração de atitudes e comportamentos entre as crianças, o que significa que as crianças se tornaram capazes de gerir as suas emoções e consequentemente passaram a ter interações mais positivas com os seus pares, revelando sentimentos de pertença ao grupo e melhoria nas suas competências sociais
id RCAP_4b7f2feb0efcc99e19062196e7c8d9e3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40840
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Todos nós juntos, somos um só:um projeto de intervenção promotor de competências sociais em crianças de educação pré-escolarCompetências sociaisInterações sociaisEducação pré-escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico. Caracteriza-se por ser uma reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Educação Pré-Escolar, incluindo todo o percurso experienciado ao longo da prática profissional. Neste contexto emergiu o tema de investigação que assenta na importância das competências sociais e tem como objetivo demonstrar que é possível promovê-las num grupo de crianças em idade pré-escolar. A investigação constitui-se por uma metodologia de natureza qualitativa e de investigação-ação, com base num projeto de intervenção desenvolvido com crianças dos três e quatro anos, que teve como objetivo principal promover o desenvolvimento das competências sociais através da dinamização de atividades. Como técnicas de recolha de dados procedeu-se à observação participante, às notas de campo e registos fotográficos. Deste modo foi possível recolher os dados necessários para avaliar os comportamentos das crianças e compreender o impacto do projeto de intervenção. No decorrer do projeto foi notável a alteração de atitudes e comportamentos entre as crianças, o que significa que as crianças se tornaram capazes de gerir as suas emoções e consequentemente passaram a ter interações mais positivas com os seus pares, revelando sentimentos de pertença ao grupo e melhoria nas suas competências sociaisSilva, MarleneRepositório ComumReis, Marisa2022-05-31T15:45:51Z2022-02-042022-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40840TID:202979687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T04:15:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:23.821274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Todos nós juntos, somos um só:
um projeto de intervenção promotor de competências sociais em crianças de educação pré-escolar
title Todos nós juntos, somos um só:
spellingShingle Todos nós juntos, somos um só:
Reis, Marisa
Competências sociais
Interações sociais
Educação pré-escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Todos nós juntos, somos um só:
title_full Todos nós juntos, somos um só:
title_fullStr Todos nós juntos, somos um só:
title_full_unstemmed Todos nós juntos, somos um só:
title_sort Todos nós juntos, somos um só:
author Reis, Marisa
author_facet Reis, Marisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marlene
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Competências sociais
Interações sociais
Educação pré-escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competências sociais
Interações sociais
Educação pré-escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico. Caracteriza-se por ser uma reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Educação Pré-Escolar, incluindo todo o percurso experienciado ao longo da prática profissional. Neste contexto emergiu o tema de investigação que assenta na importância das competências sociais e tem como objetivo demonstrar que é possível promovê-las num grupo de crianças em idade pré-escolar. A investigação constitui-se por uma metodologia de natureza qualitativa e de investigação-ação, com base num projeto de intervenção desenvolvido com crianças dos três e quatro anos, que teve como objetivo principal promover o desenvolvimento das competências sociais através da dinamização de atividades. Como técnicas de recolha de dados procedeu-se à observação participante, às notas de campo e registos fotográficos. Deste modo foi possível recolher os dados necessários para avaliar os comportamentos das crianças e compreender o impacto do projeto de intervenção. No decorrer do projeto foi notável a alteração de atitudes e comportamentos entre as crianças, o que significa que as crianças se tornaram capazes de gerir as suas emoções e consequentemente passaram a ter interações mais positivas com os seus pares, revelando sentimentos de pertença ao grupo e melhoria nas suas competências sociais
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-31T15:45:51Z
2022-02-04
2022-02-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40840
TID:202979687
url http://hdl.handle.net/10400.26/40840
identifier_str_mv TID:202979687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918072074240