As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vale, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3503
Resumo: É um facto que as tarefas que cada professor seleciona para as suas aulas constituem a base para a aprendizagem dos alunos e a sua natureza influencia, de forma significativa, o tipo de trabalho que é desenvolvido na aula de matemática. Pelo que se devem propor tarefas que promovam o raciocínio e a resolução de problemas, permitir vários modos de abordagem e estratégias de resolução diversificadas, recorrendo a diferentes representações. As representações são uma ferramenta imprescindível na resolução de problemas pois permitem apoiar a compreensão matemática, ajudar o aluno a comunicar as suas ideias, clarificar o raciocínio através das conexões que se podem estabelecer e podem ser usadas na aplicação de conceitos matemáticos no mundo real. Neste sentido, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender e aplicar com fluência uma diversidade de representações matemáticas. Este é um assunto importante, que se reveste de alguma complexidade, tendo em conta a multiplicidade de representações que se podem utilizar na aprendizagem da matemática. Depois de uma breve discussão teórica que inclui alguns exemplos ilustrativos, apresentamos quatro tarefas que podem encorajar professores e alunos a pensar de modo flexível na resolução de problemas, através do recurso a múltiplas representações.
id RCAP_4b9e72f4139f0a76fa85fb0e068a82d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As representações: escolhas eficazes na resolução de problemasResolução de problemasRepresentações matemáticasÉ um facto que as tarefas que cada professor seleciona para as suas aulas constituem a base para a aprendizagem dos alunos e a sua natureza influencia, de forma significativa, o tipo de trabalho que é desenvolvido na aula de matemática. Pelo que se devem propor tarefas que promovam o raciocínio e a resolução de problemas, permitir vários modos de abordagem e estratégias de resolução diversificadas, recorrendo a diferentes representações. As representações são uma ferramenta imprescindível na resolução de problemas pois permitem apoiar a compreensão matemática, ajudar o aluno a comunicar as suas ideias, clarificar o raciocínio através das conexões que se podem estabelecer e podem ser usadas na aplicação de conceitos matemáticos no mundo real. Neste sentido, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender e aplicar com fluência uma diversidade de representações matemáticas. Este é um assunto importante, que se reveste de alguma complexidade, tendo em conta a multiplicidade de representações que se podem utilizar na aprendizagem da matemática. Depois de uma breve discussão teórica que inclui alguns exemplos ilustrativos, apresentamos quatro tarefas que podem encorajar professores e alunos a pensar de modo flexível na resolução de problemas, através do recurso a múltiplas representações.Associação de Professores de Matemática2023-09-29T10:42:28Z2022-12-31T00:00:00Z2022-12-312023-04-05T14:47:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3503pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, AnaVale, Isabelreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-05T08:49:09Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:23.668531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas
title As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas
spellingShingle As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas
Barbosa, Ana
Resolução de problemas
Representações matemáticas
title_short As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas
title_full As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas
title_fullStr As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas
title_full_unstemmed As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas
title_sort As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas
author Barbosa, Ana
author_facet Barbosa, Ana
Vale, Isabel
author_role author
author2 Vale, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana
Vale, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Representações matemáticas
topic Resolução de problemas
Representações matemáticas
description É um facto que as tarefas que cada professor seleciona para as suas aulas constituem a base para a aprendizagem dos alunos e a sua natureza influencia, de forma significativa, o tipo de trabalho que é desenvolvido na aula de matemática. Pelo que se devem propor tarefas que promovam o raciocínio e a resolução de problemas, permitir vários modos de abordagem e estratégias de resolução diversificadas, recorrendo a diferentes representações. As representações são uma ferramenta imprescindível na resolução de problemas pois permitem apoiar a compreensão matemática, ajudar o aluno a comunicar as suas ideias, clarificar o raciocínio através das conexões que se podem estabelecer e podem ser usadas na aplicação de conceitos matemáticos no mundo real. Neste sentido, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender e aplicar com fluência uma diversidade de representações matemáticas. Este é um assunto importante, que se reveste de alguma complexidade, tendo em conta a multiplicidade de representações que se podem utilizar na aprendizagem da matemática. Depois de uma breve discussão teórica que inclui alguns exemplos ilustrativos, apresentamos quatro tarefas que podem encorajar professores e alunos a pensar de modo flexível na resolução de problemas, através do recurso a múltiplas representações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31T00:00:00Z
2022-12-31
2023-09-29T10:42:28Z
2023-04-05T14:47:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3503
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133599264407552