As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Letras, Cátia Alexandra Ângelo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/765
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as representações/ estratégias mais utilizadas pelos alunos para resolver os problemas durante o processo de aprendizagem das operações aritméticas da multiplicação e divisão, reconhecer o contributo dos diferentes tipos de representações observadas e averiguar as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução dos problemas. A metodologia utilizada nesta investigação foi um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. Tratou-se simultaneamente de uma investigação sobre a própria prática, onde os participantes foram todos os alunos do 3º ano da turma 7 e os professores de 3º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola de Santa Maria. Para esta investigação foram propostos problemas que exigissem o uso de diferentes estratégias de resolução e se predispusessem ao uso diversificado de diferentes tipos de representação. Alguns dos problemas apresentados, continham mais do que uma resolução possível, o que para além de levar o aluno a envolver-se ativamente num processo de descoberta, proporcionavam o uso de diferentes representações com diferentes estratégias. As conclusões apontam para que as representações simbólicas são aquelas mais usadas preferencialmente pelos alunos, utilizando mais especificamente a subcategoria de algarismos e números; sinais de operações e sinal de igual/ expressões matemáticas. A estratégia de resolução de problemas mais utilizada foi a usar dedução logica: fazer eliminação, tendo os alunos mostrado dificuldades ao nível da interpretação e compreensão do problema e da compreensão e concretização dos cálculos necessários. As representações construídas pelos alunos determinam o tipo de estratégia ou estratégias aplicadas e desempenham um papel crucial na correta interpretação e resolução dos problemas propostos.
id RCAP_94974183a76c6eeb94a170def6495058
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/765
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisãoResolução de problemasEstudo de casoRepresentações matemáticasOperações matemáticasAprendizagem da matemáticaO presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as representações/ estratégias mais utilizadas pelos alunos para resolver os problemas durante o processo de aprendizagem das operações aritméticas da multiplicação e divisão, reconhecer o contributo dos diferentes tipos de representações observadas e averiguar as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução dos problemas. A metodologia utilizada nesta investigação foi um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. Tratou-se simultaneamente de uma investigação sobre a própria prática, onde os participantes foram todos os alunos do 3º ano da turma 7 e os professores de 3º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola de Santa Maria. Para esta investigação foram propostos problemas que exigissem o uso de diferentes estratégias de resolução e se predispusessem ao uso diversificado de diferentes tipos de representação. Alguns dos problemas apresentados, continham mais do que uma resolução possível, o que para além de levar o aluno a envolver-se ativamente num processo de descoberta, proporcionavam o uso de diferentes representações com diferentes estratégias. As conclusões apontam para que as representações simbólicas são aquelas mais usadas preferencialmente pelos alunos, utilizando mais especificamente a subcategoria de algarismos e números; sinais de operações e sinal de igual/ expressões matemáticas. A estratégia de resolução de problemas mais utilizada foi a usar dedução logica: fazer eliminação, tendo os alunos mostrado dificuldades ao nível da interpretação e compreensão do problema e da compreensão e concretização dos cálculos necessários. As representações construídas pelos alunos determinam o tipo de estratégia ou estratégias aplicadas e desempenham um papel crucial na correta interpretação e resolução dos problemas propostos.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:22:55Z2015-01-16T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/765porLetras, Cátia Alexandra Ângeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:41Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:29.844766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão
title As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão
spellingShingle As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão
Letras, Cátia Alexandra Ângelo
Resolução de problemas
Estudo de caso
Representações matemáticas
Operações matemáticas
Aprendizagem da matemática
title_short As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão
title_full As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão
title_fullStr As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão
title_full_unstemmed As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão
title_sort As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão
author Letras, Cátia Alexandra Ângelo
author_facet Letras, Cátia Alexandra Ângelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Letras, Cátia Alexandra Ângelo
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Estudo de caso
Representações matemáticas
Operações matemáticas
Aprendizagem da matemática
topic Resolução de problemas
Estudo de caso
Representações matemáticas
Operações matemáticas
Aprendizagem da matemática
description O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as representações/ estratégias mais utilizadas pelos alunos para resolver os problemas durante o processo de aprendizagem das operações aritméticas da multiplicação e divisão, reconhecer o contributo dos diferentes tipos de representações observadas e averiguar as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução dos problemas. A metodologia utilizada nesta investigação foi um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. Tratou-se simultaneamente de uma investigação sobre a própria prática, onde os participantes foram todos os alunos do 3º ano da turma 7 e os professores de 3º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola de Santa Maria. Para esta investigação foram propostos problemas que exigissem o uso de diferentes estratégias de resolução e se predispusessem ao uso diversificado de diferentes tipos de representação. Alguns dos problemas apresentados, continham mais do que uma resolução possível, o que para além de levar o aluno a envolver-se ativamente num processo de descoberta, proporcionavam o uso de diferentes representações com diferentes estratégias. As conclusões apontam para que as representações simbólicas são aquelas mais usadas preferencialmente pelos alunos, utilizando mais especificamente a subcategoria de algarismos e números; sinais de operações e sinal de igual/ expressões matemáticas. A estratégia de resolução de problemas mais utilizada foi a usar dedução logica: fazer eliminação, tendo os alunos mostrado dificuldades ao nível da interpretação e compreensão do problema e da compreensão e concretização dos cálculos necessários. As representações construídas pelos alunos determinam o tipo de estratégia ou estratégias aplicadas e desempenham um papel crucial na correta interpretação e resolução dos problemas propostos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-28T13:22:55Z
2015-01-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/765
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129858062680064