As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/765 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as representações/ estratégias mais utilizadas pelos alunos para resolver os problemas durante o processo de aprendizagem das operações aritméticas da multiplicação e divisão, reconhecer o contributo dos diferentes tipos de representações observadas e averiguar as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução dos problemas. A metodologia utilizada nesta investigação foi um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. Tratou-se simultaneamente de uma investigação sobre a própria prática, onde os participantes foram todos os alunos do 3º ano da turma 7 e os professores de 3º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola de Santa Maria. Para esta investigação foram propostos problemas que exigissem o uso de diferentes estratégias de resolução e se predispusessem ao uso diversificado de diferentes tipos de representação. Alguns dos problemas apresentados, continham mais do que uma resolução possível, o que para além de levar o aluno a envolver-se ativamente num processo de descoberta, proporcionavam o uso de diferentes representações com diferentes estratégias. As conclusões apontam para que as representações simbólicas são aquelas mais usadas preferencialmente pelos alunos, utilizando mais especificamente a subcategoria de algarismos e números; sinais de operações e sinal de igual/ expressões matemáticas. A estratégia de resolução de problemas mais utilizada foi a usar dedução logica: fazer eliminação, tendo os alunos mostrado dificuldades ao nível da interpretação e compreensão do problema e da compreensão e concretização dos cálculos necessários. As representações construídas pelos alunos determinam o tipo de estratégia ou estratégias aplicadas e desempenham um papel crucial na correta interpretação e resolução dos problemas propostos. |
id |
RCAP_94974183a76c6eeb94a170def6495058 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/765 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisãoResolução de problemasEstudo de casoRepresentações matemáticasOperações matemáticasAprendizagem da matemáticaO presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as representações/ estratégias mais utilizadas pelos alunos para resolver os problemas durante o processo de aprendizagem das operações aritméticas da multiplicação e divisão, reconhecer o contributo dos diferentes tipos de representações observadas e averiguar as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução dos problemas. A metodologia utilizada nesta investigação foi um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. Tratou-se simultaneamente de uma investigação sobre a própria prática, onde os participantes foram todos os alunos do 3º ano da turma 7 e os professores de 3º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola de Santa Maria. Para esta investigação foram propostos problemas que exigissem o uso de diferentes estratégias de resolução e se predispusessem ao uso diversificado de diferentes tipos de representação. Alguns dos problemas apresentados, continham mais do que uma resolução possível, o que para além de levar o aluno a envolver-se ativamente num processo de descoberta, proporcionavam o uso de diferentes representações com diferentes estratégias. As conclusões apontam para que as representações simbólicas são aquelas mais usadas preferencialmente pelos alunos, utilizando mais especificamente a subcategoria de algarismos e números; sinais de operações e sinal de igual/ expressões matemáticas. A estratégia de resolução de problemas mais utilizada foi a usar dedução logica: fazer eliminação, tendo os alunos mostrado dificuldades ao nível da interpretação e compreensão do problema e da compreensão e concretização dos cálculos necessários. As representações construídas pelos alunos determinam o tipo de estratégia ou estratégias aplicadas e desempenham um papel crucial na correta interpretação e resolução dos problemas propostos.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:22:55Z2015-01-16T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/765porLetras, Cátia Alexandra Ângeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:41Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:29.844766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão |
title |
As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão |
spellingShingle |
As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão Letras, Cátia Alexandra Ângelo Resolução de problemas Estudo de caso Representações matemáticas Operações matemáticas Aprendizagem da matemática |
title_short |
As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão |
title_full |
As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão |
title_fullStr |
As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão |
title_full_unstemmed |
As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão |
title_sort |
As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão |
author |
Letras, Cátia Alexandra Ângelo |
author_facet |
Letras, Cátia Alexandra Ângelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Letras, Cátia Alexandra Ângelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Estudo de caso Representações matemáticas Operações matemáticas Aprendizagem da matemática |
topic |
Resolução de problemas Estudo de caso Representações matemáticas Operações matemáticas Aprendizagem da matemática |
description |
O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as representações/ estratégias mais utilizadas pelos alunos para resolver os problemas durante o processo de aprendizagem das operações aritméticas da multiplicação e divisão, reconhecer o contributo dos diferentes tipos de representações observadas e averiguar as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução dos problemas. A metodologia utilizada nesta investigação foi um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. Tratou-se simultaneamente de uma investigação sobre a própria prática, onde os participantes foram todos os alunos do 3º ano da turma 7 e os professores de 3º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola de Santa Maria. Para esta investigação foram propostos problemas que exigissem o uso de diferentes estratégias de resolução e se predispusessem ao uso diversificado de diferentes tipos de representação. Alguns dos problemas apresentados, continham mais do que uma resolução possível, o que para além de levar o aluno a envolver-se ativamente num processo de descoberta, proporcionavam o uso de diferentes representações com diferentes estratégias. As conclusões apontam para que as representações simbólicas são aquelas mais usadas preferencialmente pelos alunos, utilizando mais especificamente a subcategoria de algarismos e números; sinais de operações e sinal de igual/ expressões matemáticas. A estratégia de resolução de problemas mais utilizada foi a usar dedução logica: fazer eliminação, tendo os alunos mostrado dificuldades ao nível da interpretação e compreensão do problema e da compreensão e concretização dos cálculos necessários. As representações construídas pelos alunos determinam o tipo de estratégia ou estratégias aplicadas e desempenham um papel crucial na correta interpretação e resolução dos problemas propostos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-28T13:22:55Z 2015-01-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/765 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129858062680064 |