A comunicação na Polícia de Segurança Pública: projeto de criação de um canal institucional de televisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37083 |
Resumo: | Sendo a Polícia uma instituição em permanente escrutínio, quer interno, quer externo, a sua ação (e omissão) é omnipresente no espaço mediático e a sua necessidade de comunicar acaba por ser impreterível e fundamental. Mas comunicar não é apenas falar, nem apenas prestar informação. Comunicar é relação, é empatia, é profissionalismo, é transparência, é rigor, é omnipresença em vários meios e métodos de comunicação, é estar presente quando é preciso, interagindo e colaborando. Foi com este pensamento que partimos, porque sentimos que a área comunicacional na Polícia de Segurança Pública necessita de um novo impulso. A Polícia evoluiu nas últimas duas décadas, investindo num caminho de modernidade e excelência, com uma aposta clara nas novas tecnologias. No que à comunicação diz respeito, a instituição mudou o paradigma relacional com os órgãos de comunicação social e investiu, gradualmente, no recurso às redes sociais, campo que conheceu melhorias significativas nos últimos anos. Mas é preciso inovar, é preciso surpreender e, acima de tudo, torna-se crucial seguir as atuais tendências de consumo e hábitos que evoluíram no território televisivo. A oferta comunicacional e institucional que a Internet e os aplicativos associados à televisão inteligente conferem, com recurso a plataformas OTT ou Streaming, são dimensões que as organizações modernas e com espaço comunicacional significativo devem procurar investir, de forma sensata, mas efetiva. Este trabalho empírico, com recurso a uma metodologia descritiva e trabalho de campo assente na realização de inquéritos online, sustenta esta necessidade e conclui que a PSP deve procurar um novo posicionamento mediático, assente numa maior profissionalização e investimento na área da comunicação. Neste contexto, apresentamos em anexo uma proposta de criação de dois canais não lineares por Streaming em multiplataforma, incluindo Set-Top Boxes dos operadores de televisão por cabo. |
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A comunicação na Polícia de Segurança Pública: projeto de criação de um canal institucional de televisãoComunicaçãoInternetOTTPSPStreamingTelevisãoCommunicationTelevisioncommunication; Internet; OTT; PSP; streaming; televisionSendo a Polícia uma instituição em permanente escrutínio, quer interno, quer externo, a sua ação (e omissão) é omnipresente no espaço mediático e a sua necessidade de comunicar acaba por ser impreterível e fundamental. Mas comunicar não é apenas falar, nem apenas prestar informação. Comunicar é relação, é empatia, é profissionalismo, é transparência, é rigor, é omnipresença em vários meios e métodos de comunicação, é estar presente quando é preciso, interagindo e colaborando. Foi com este pensamento que partimos, porque sentimos que a área comunicacional na Polícia de Segurança Pública necessita de um novo impulso. A Polícia evoluiu nas últimas duas décadas, investindo num caminho de modernidade e excelência, com uma aposta clara nas novas tecnologias. No que à comunicação diz respeito, a instituição mudou o paradigma relacional com os órgãos de comunicação social e investiu, gradualmente, no recurso às redes sociais, campo que conheceu melhorias significativas nos últimos anos. Mas é preciso inovar, é preciso surpreender e, acima de tudo, torna-se crucial seguir as atuais tendências de consumo e hábitos que evoluíram no território televisivo. A oferta comunicacional e institucional que a Internet e os aplicativos associados à televisão inteligente conferem, com recurso a plataformas OTT ou Streaming, são dimensões que as organizações modernas e com espaço comunicacional significativo devem procurar investir, de forma sensata, mas efetiva. Este trabalho empírico, com recurso a uma metodologia descritiva e trabalho de campo assente na realização de inquéritos online, sustenta esta necessidade e conclui que a PSP deve procurar um novo posicionamento mediático, assente numa maior profissionalização e investimento na área da comunicação. Neste contexto, apresentamos em anexo uma proposta de criação de dois canais não lineares por Streaming em multiplataforma, incluindo Set-Top Boxes dos operadores de televisão por cabo.The Police Force is an institution under permanent scrutiny, both internal and external, its action (and omission) is omnipresent in the media and its communication’s needs are imperative and fundamental. However, communicating is not just talking, nor is it just providing information. Communicating is about relationships, empathy, professionalism, transparency, accuracy, omnipresence in various media and methods of communication, being present when needed, interacting and collaborating. It was with this thought that we started this study, because we feel that the communication area in PSP needs a new impulse. The Police Force have evolved over the last two decades, investing in a path of modernity and excellence, with a clear commitment to new technologies. As far as communication area is concerned, the institution has changed the relational paradigm with the media and has gradually invested in the use of social media, a field that has seen significant improvements in recent years. But it is necessary to innovate, it is necessary to surprise and, above all, it is crucial to follow current consumption trends and habits that have developed in television territory. The communication and institutional offer that the Internet and the applications associated with intelligent television confer, using OTT or Streaming platforms, are dimensions that modern organisations with significant communication space must seek to invest, in a sensible but effective way. This empirical work, using a descriptive methodology and field work based on online surveys, supports this need and we conclude that the PSP should seek a new media positioning, seeking greater professionalism and investment in the area of communication. In this context, we present attached a proposal for the creation of two non-linear channels by multiplatform streaming, including Set-Top Boxes of cable TV operators.Regado, Gonçalo Nuno MadailRepositório ComumCoimbra, Alexandre José Ferreira Alves2021-07-14T13:28:34Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:30:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:53.154952Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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