A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10884/859 |
Resumo: | Esta dissertação, que se destina à obtenção de grau de Mestre em Gestão pela Universidade Atlântica, pretende aferir da importância conferida por diferentes grupos de stakeholders de Instituições de Ensino Superior relativamente à presença da instituição, com uma página oficial, na Rede Social Online Facebook. Com vista a este objectivo, baseou-se o trabalho no estudo de caso da página oficial no Facebook da Universidade Atlântica, uma Instituição de Ensino Superior privada no concelho de Oeiras, e desenvolveram-se dois inquéritos distintos (com um tronco de questões centrais comuns), tendo sido o primeiro aplicado aos seguidores da página da Universidade Atlântica no Facebook e o segundo aos responsáveis por tomadas de decisão relativamente às licenciaturas da Universidade Atlântica. Concluiu-se que ambos os grupos têm um sentimento pronunciadamente positivo face à importância da presença da Universidade Atlântica no Facebook, que preferem ter todas as informações da instituição reunidas numa só página, que estão na sua maioria satisfeitos com a frequência, qualidade e quantidade de informação que obtêm da instituição via Facebook e que até gostariam de ver a Atlântica representada noutras Redes Sociais Online. No geral, detectou-se uma convergência genérica de opiniões entre os dois grupos relativamente à importância que dão à presença da instituição no Facebook e à sua utilidade, mas alguns pontos de divergência em termos de hábitos de utilização desta Rede Social Online – os seguidores são mais regulares na utilização da Rede Social – e nas outras Redes Sociais Online em que a Atlântica deveria estar presente. |
id |
RCAP_4ba07a6ae42cb9266836f5ac9468b1a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-cientifico.uatlantica.pt:10884/859 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade AtlânticaRedes sociais onlineMarketing nas redes sociaisFacebookInstituições de Ensino SuperiorEsta dissertação, que se destina à obtenção de grau de Mestre em Gestão pela Universidade Atlântica, pretende aferir da importância conferida por diferentes grupos de stakeholders de Instituições de Ensino Superior relativamente à presença da instituição, com uma página oficial, na Rede Social Online Facebook. Com vista a este objectivo, baseou-se o trabalho no estudo de caso da página oficial no Facebook da Universidade Atlântica, uma Instituição de Ensino Superior privada no concelho de Oeiras, e desenvolveram-se dois inquéritos distintos (com um tronco de questões centrais comuns), tendo sido o primeiro aplicado aos seguidores da página da Universidade Atlântica no Facebook e o segundo aos responsáveis por tomadas de decisão relativamente às licenciaturas da Universidade Atlântica. Concluiu-se que ambos os grupos têm um sentimento pronunciadamente positivo face à importância da presença da Universidade Atlântica no Facebook, que preferem ter todas as informações da instituição reunidas numa só página, que estão na sua maioria satisfeitos com a frequência, qualidade e quantidade de informação que obtêm da instituição via Facebook e que até gostariam de ver a Atlântica representada noutras Redes Sociais Online. No geral, detectou-se uma convergência genérica de opiniões entre os dois grupos relativamente à importância que dão à presença da instituição no Facebook e à sua utilidade, mas alguns pontos de divergência em termos de hábitos de utilização desta Rede Social Online – os seguidores são mais regulares na utilização da Rede Social – e nas outras Redes Sociais Online em que a Atlântica deveria estar presente.2014-01-23T15:11:45Z2014-01-23T00:00:00Z2014-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10884/859porFerraz, Pedro Gonçalo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T11:07:35Zoai:repositorio-cientifico.uatlantica.pt:10884/859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:29:40.830035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica |
title |
A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica |
spellingShingle |
A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica Ferraz, Pedro Gonçalo da Silva Redes sociais online Marketing nas redes sociais Instituições de Ensino Superior |
title_short |
A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica |
title_full |
A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica |
title_fullStr |
A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica |
title_full_unstemmed |
A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica |
title_sort |
A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica |
author |
Ferraz, Pedro Gonçalo da Silva |
author_facet |
Ferraz, Pedro Gonçalo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Pedro Gonçalo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais online Marketing nas redes sociais Instituições de Ensino Superior |
topic |
Redes sociais online Marketing nas redes sociais Instituições de Ensino Superior |
description |
Esta dissertação, que se destina à obtenção de grau de Mestre em Gestão pela Universidade Atlântica, pretende aferir da importância conferida por diferentes grupos de stakeholders de Instituições de Ensino Superior relativamente à presença da instituição, com uma página oficial, na Rede Social Online Facebook. Com vista a este objectivo, baseou-se o trabalho no estudo de caso da página oficial no Facebook da Universidade Atlântica, uma Instituição de Ensino Superior privada no concelho de Oeiras, e desenvolveram-se dois inquéritos distintos (com um tronco de questões centrais comuns), tendo sido o primeiro aplicado aos seguidores da página da Universidade Atlântica no Facebook e o segundo aos responsáveis por tomadas de decisão relativamente às licenciaturas da Universidade Atlântica. Concluiu-se que ambos os grupos têm um sentimento pronunciadamente positivo face à importância da presença da Universidade Atlântica no Facebook, que preferem ter todas as informações da instituição reunidas numa só página, que estão na sua maioria satisfeitos com a frequência, qualidade e quantidade de informação que obtêm da instituição via Facebook e que até gostariam de ver a Atlântica representada noutras Redes Sociais Online. No geral, detectou-se uma convergência genérica de opiniões entre os dois grupos relativamente à importância que dão à presença da instituição no Facebook e à sua utilidade, mas alguns pontos de divergência em termos de hábitos de utilização desta Rede Social Online – os seguidores são mais regulares na utilização da Rede Social – e nas outras Redes Sociais Online em que a Atlântica deveria estar presente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-23T15:11:45Z 2014-01-23T00:00:00Z 2014-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10884/859 |
url |
http://hdl.handle.net/10884/859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136778035134464 |