A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Pedro Gonçalo da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10884/859
Resumo: Esta dissertação, que se destina à obtenção de grau de Mestre em Gestão pela Universidade Atlântica, pretende aferir da importância conferida por diferentes grupos de stakeholders de Instituições de Ensino Superior relativamente à presença da instituição, com uma página oficial, na Rede Social Online Facebook. Com vista a este objectivo, baseou-se o trabalho no estudo de caso da página oficial no Facebook da Universidade Atlântica, uma Instituição de Ensino Superior privada no concelho de Oeiras, e desenvolveram-se dois inquéritos distintos (com um tronco de questões centrais comuns), tendo sido o primeiro aplicado aos seguidores da página da Universidade Atlântica no Facebook e o segundo aos responsáveis por tomadas de decisão relativamente às licenciaturas da Universidade Atlântica. Concluiu-se que ambos os grupos têm um sentimento pronunciadamente positivo face à importância da presença da Universidade Atlântica no Facebook, que preferem ter todas as informações da instituição reunidas numa só página, que estão na sua maioria satisfeitos com a frequência, qualidade e quantidade de informação que obtêm da instituição via Facebook e que até gostariam de ver a Atlântica representada noutras Redes Sociais Online. No geral, detectou-se uma convergência genérica de opiniões entre os dois grupos relativamente à importância que dão à presença da instituição no Facebook e à sua utilidade, mas alguns pontos de divergência em termos de hábitos de utilização desta Rede Social Online – os seguidores são mais regulares na utilização da Rede Social – e nas outras Redes Sociais Online em que a Atlântica deveria estar presente.
id RCAP_4ba07a6ae42cb9266836f5ac9468b1a9
oai_identifier_str oai:repositorio-cientifico.uatlantica.pt:10884/859
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade AtlânticaRedes sociais onlineMarketing nas redes sociaisFacebookInstituições de Ensino SuperiorEsta dissertação, que se destina à obtenção de grau de Mestre em Gestão pela Universidade Atlântica, pretende aferir da importância conferida por diferentes grupos de stakeholders de Instituições de Ensino Superior relativamente à presença da instituição, com uma página oficial, na Rede Social Online Facebook. Com vista a este objectivo, baseou-se o trabalho no estudo de caso da página oficial no Facebook da Universidade Atlântica, uma Instituição de Ensino Superior privada no concelho de Oeiras, e desenvolveram-se dois inquéritos distintos (com um tronco de questões centrais comuns), tendo sido o primeiro aplicado aos seguidores da página da Universidade Atlântica no Facebook e o segundo aos responsáveis por tomadas de decisão relativamente às licenciaturas da Universidade Atlântica. Concluiu-se que ambos os grupos têm um sentimento pronunciadamente positivo face à importância da presença da Universidade Atlântica no Facebook, que preferem ter todas as informações da instituição reunidas numa só página, que estão na sua maioria satisfeitos com a frequência, qualidade e quantidade de informação que obtêm da instituição via Facebook e que até gostariam de ver a Atlântica representada noutras Redes Sociais Online. No geral, detectou-se uma convergência genérica de opiniões entre os dois grupos relativamente à importância que dão à presença da instituição no Facebook e à sua utilidade, mas alguns pontos de divergência em termos de hábitos de utilização desta Rede Social Online – os seguidores são mais regulares na utilização da Rede Social – e nas outras Redes Sociais Online em que a Atlântica deveria estar presente.2014-01-23T15:11:45Z2014-01-23T00:00:00Z2014-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10884/859porFerraz, Pedro Gonçalo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T11:07:35Zoai:repositorio-cientifico.uatlantica.pt:10884/859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:29:40.830035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica
title A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica
spellingShingle A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica
Ferraz, Pedro Gonçalo da Silva
Redes sociais online
Marketing nas redes sociais
Facebook
Instituições de Ensino Superior
title_short A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica
title_full A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica
title_fullStr A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica
title_full_unstemmed A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica
title_sort A importância das Redes Sociais Online em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso do Facebook da Universidade Atlântica
author Ferraz, Pedro Gonçalo da Silva
author_facet Ferraz, Pedro Gonçalo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Pedro Gonçalo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais online
Marketing nas redes sociais
Facebook
Instituições de Ensino Superior
topic Redes sociais online
Marketing nas redes sociais
Facebook
Instituições de Ensino Superior
description Esta dissertação, que se destina à obtenção de grau de Mestre em Gestão pela Universidade Atlântica, pretende aferir da importância conferida por diferentes grupos de stakeholders de Instituições de Ensino Superior relativamente à presença da instituição, com uma página oficial, na Rede Social Online Facebook. Com vista a este objectivo, baseou-se o trabalho no estudo de caso da página oficial no Facebook da Universidade Atlântica, uma Instituição de Ensino Superior privada no concelho de Oeiras, e desenvolveram-se dois inquéritos distintos (com um tronco de questões centrais comuns), tendo sido o primeiro aplicado aos seguidores da página da Universidade Atlântica no Facebook e o segundo aos responsáveis por tomadas de decisão relativamente às licenciaturas da Universidade Atlântica. Concluiu-se que ambos os grupos têm um sentimento pronunciadamente positivo face à importância da presença da Universidade Atlântica no Facebook, que preferem ter todas as informações da instituição reunidas numa só página, que estão na sua maioria satisfeitos com a frequência, qualidade e quantidade de informação que obtêm da instituição via Facebook e que até gostariam de ver a Atlântica representada noutras Redes Sociais Online. No geral, detectou-se uma convergência genérica de opiniões entre os dois grupos relativamente à importância que dão à presença da instituição no Facebook e à sua utilidade, mas alguns pontos de divergência em termos de hábitos de utilização desta Rede Social Online – os seguidores são mais regulares na utilização da Rede Social – e nas outras Redes Sociais Online em que a Atlântica deveria estar presente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-23T15:11:45Z
2014-01-23T00:00:00Z
2014-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10884/859
url http://hdl.handle.net/10884/859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136778035134464