Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17483 |
Resumo: | O presente documento, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, descreve e analisa as atividades desenvolvidas na escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez. O trabalho aborda o conjunto de atividades letivas e não letivas desenvolvidas. A componente letiva decorreu numa turma do décimo primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, no contexto da disciplina de Linguagens de Programação. Neste relatório, é também apresentada a componente de investigação como parte integrante do mestrado, sobre o tema “Os Estilos de Aprendizagem e a Utilização de Recursos Informáticos”, na forma de artigo científico, onde se pretendeu clarificar de que modo a escolha, a utilização e a conjugação das diversas ferramentas informáticas poderá beneficiar os diferentes estilos de aprendizagem. |
id |
RCAP_4ba266082c7046f3e62ab97aa3e53dc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17483 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatórioEnsinoAprendizagemInformáticaTeachingLearningInformaticsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente documento, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, descreve e analisa as atividades desenvolvidas na escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez. O trabalho aborda o conjunto de atividades letivas e não letivas desenvolvidas. A componente letiva decorreu numa turma do décimo primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, no contexto da disciplina de Linguagens de Programação. Neste relatório, é também apresentada a componente de investigação como parte integrante do mestrado, sobre o tema “Os Estilos de Aprendizagem e a Utilização de Recursos Informáticos”, na forma de artigo científico, onde se pretendeu clarificar de que modo a escolha, a utilização e a conjugação das diversas ferramentas informáticas poderá beneficiar os diferentes estilos de aprendizagem.The present document was elaborated during the supervised teaching practice of the “Mestrado em Ensino de Informática”, master in informatics teaching. It describes and analyses the activities developed on the EB 2,3/S de Arcos de Valdevez school. Through the report are pointed the set of teaching and non-teaching activities. The teaching component took place in a class of eleventh year of the Professional Course of “Técnico de Informática de Gestão” in the context of the discipline of programming languages. In the work is also presented a project research entitled “Os Estilos de Aprendizagem e a Utilização de Recursos Informáticos” witch is intended to clarify how the choice, use and combination of different tools may benefit different learning styles.Restivo, Francisco José de OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Sandra Liliana Meira de2015-05-06T15:39:33Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-15T01:40:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:40.318065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório |
title |
Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório |
spellingShingle |
Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório Oliveira, Sandra Liliana Meira de Ensino Aprendizagem Informática Teaching Learning Informatics Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório |
title_full |
Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório |
title_fullStr |
Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório |
title_full_unstemmed |
Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório |
title_sort |
Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório |
author |
Oliveira, Sandra Liliana Meira de |
author_facet |
Oliveira, Sandra Liliana Meira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Restivo, Francisco José de Oliveira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Liliana Meira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Informática Teaching Learning Informatics Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Ensino Aprendizagem Informática Teaching Learning Informatics Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O presente documento, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, descreve e analisa as atividades desenvolvidas na escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez. O trabalho aborda o conjunto de atividades letivas e não letivas desenvolvidas. A componente letiva decorreu numa turma do décimo primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, no contexto da disciplina de Linguagens de Programação. Neste relatório, é também apresentada a componente de investigação como parte integrante do mestrado, sobre o tema “Os Estilos de Aprendizagem e a Utilização de Recursos Informáticos”, na forma de artigo científico, onde se pretendeu clarificar de que modo a escolha, a utilização e a conjugação das diversas ferramentas informáticas poderá beneficiar os diferentes estilos de aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2012-01-01T00:00:00Z 2015-05-06T15:39:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/17483 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/17483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131824962666496 |