Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Liliana Meira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17483
Resumo: O presente documento, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, descreve e analisa as atividades desenvolvidas na escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez. O trabalho aborda o conjunto de atividades letivas e não letivas desenvolvidas. A componente letiva decorreu numa turma do décimo primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, no contexto da disciplina de Linguagens de Programação. Neste relatório, é também apresentada a componente de investigação como parte integrante do mestrado, sobre o tema “Os Estilos de Aprendizagem e a Utilização de Recursos Informáticos”, na forma de artigo científico, onde se pretendeu clarificar de que modo a escolha, a utilização e a conjugação das diversas ferramentas informáticas poderá beneficiar os diferentes estilos de aprendizagem.
id RCAP_4ba266082c7046f3e62ab97aa3e53dc7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17483
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatórioEnsinoAprendizagemInformáticaTeachingLearningInformaticsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente documento, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, descreve e analisa as atividades desenvolvidas na escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez. O trabalho aborda o conjunto de atividades letivas e não letivas desenvolvidas. A componente letiva decorreu numa turma do décimo primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, no contexto da disciplina de Linguagens de Programação. Neste relatório, é também apresentada a componente de investigação como parte integrante do mestrado, sobre o tema “Os Estilos de Aprendizagem e a Utilização de Recursos Informáticos”, na forma de artigo científico, onde se pretendeu clarificar de que modo a escolha, a utilização e a conjugação das diversas ferramentas informáticas poderá beneficiar os diferentes estilos de aprendizagem.The present document was elaborated during the supervised teaching practice of the “Mestrado em Ensino de Informática”, master in informatics teaching. It describes and analyses the activities developed on the EB 2,3/S de Arcos de Valdevez school. Through the report are pointed the set of teaching and non-teaching activities. The teaching component took place in a class of eleventh year of the Professional Course of “Técnico de Informática de Gestão” in the context of the discipline of programming languages. In the work is also presented a project research entitled “Os Estilos de Aprendizagem e a Utilização de Recursos Informáticos” witch is intended to clarify how the choice, use and combination of different tools may benefit different learning styles.Restivo, Francisco José de OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Sandra Liliana Meira de2015-05-06T15:39:33Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-15T01:40:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:40.318065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório
title Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório
spellingShingle Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório
Oliveira, Sandra Liliana Meira de
Ensino
Aprendizagem
Informática
Teaching
Learning
Informatics
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório
title_full Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório
title_fullStr Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório
title_full_unstemmed Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório
title_sort Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatório
author Oliveira, Sandra Liliana Meira de
author_facet Oliveira, Sandra Liliana Meira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Restivo, Francisco José de Oliveira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sandra Liliana Meira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Informática
Teaching
Learning
Informatics
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Ensino
Aprendizagem
Informática
Teaching
Learning
Informatics
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente documento, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, descreve e analisa as atividades desenvolvidas na escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez. O trabalho aborda o conjunto de atividades letivas e não letivas desenvolvidas. A componente letiva decorreu numa turma do décimo primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, no contexto da disciplina de Linguagens de Programação. Neste relatório, é também apresentada a componente de investigação como parte integrante do mestrado, sobre o tema “Os Estilos de Aprendizagem e a Utilização de Recursos Informáticos”, na forma de artigo científico, onde se pretendeu clarificar de que modo a escolha, a utilização e a conjugação das diversas ferramentas informáticas poderá beneficiar os diferentes estilos de aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-05-06T15:39:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17483
url http://hdl.handle.net/10400.14/17483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131824962666496