A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9758 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, intitulado “A Avaliação das Aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos”, visa descrever e analisar a prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar, com destaque para os instrumentos de observação das aprendizagens, de uma forma mais incisiva no diário de bordo. Dada a importância e a centralidade da avaliação da aprendizagem das crianças para o seu sucesso educativo, optámos por, no referido relatório, centrar a nossa atenção nesta temática, destacando as técnicas e os instrumentos de avaliação usados neste nível de ensino. Daí que a principal finalidade deste relatório seja a de descrever e de refletir sobre a prática da avaliação das aprendizagens das crianças na educação pré-escolar, já que a concebemos como promotora da aprendizagem e do desenvolvimento contínuos da criança. |
id |
RCAP_4ba676e1ae0319a73656809947515197 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9758 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentosEducação Pré-EscolarAvaliação das AprendizagensO presente relatório de estágio, intitulado “A Avaliação das Aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos”, visa descrever e analisar a prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar, com destaque para os instrumentos de observação das aprendizagens, de uma forma mais incisiva no diário de bordo. Dada a importância e a centralidade da avaliação da aprendizagem das crianças para o seu sucesso educativo, optámos por, no referido relatório, centrar a nossa atenção nesta temática, destacando as técnicas e os instrumentos de avaliação usados neste nível de ensino. Daí que a principal finalidade deste relatório seja a de descrever e de refletir sobre a prática da avaliação das aprendizagens das crianças na educação pré-escolar, já que a concebemos como promotora da aprendizagem e do desenvolvimento contínuos da criança.This internship report, entitled “The Evaluation of Preschoolar Education: a practice with instruments”, has as the main goal to describe and analyse the supervisioned teaching practise on preschoolar education, with a spotlight on the learning observation instruments, in a more incisive way on the logbook. Given the importance and centrality of the evaluation of children learnig for their educational success, we chose to focus our attention on this theme, in this report, highlighting the tecniques and instruments of evaluation used in this teaching level; and this is the reason why the main goal of this report is to describe and reflect on the evaluation practice of the children learning on preschoolar education, as we conceived it as the promoter of the continuous learning and development of the child.2020-04-02T14:59:32Z2019-12-18T00:00:00Z2019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9758porMartins, Nuno Frederico Gomes Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:20.685716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos |
title |
A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos |
spellingShingle |
A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos Martins, Nuno Frederico Gomes Costa Educação Pré-Escolar Avaliação das Aprendizagens |
title_short |
A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos |
title_full |
A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos |
title_fullStr |
A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos |
title_full_unstemmed |
A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos |
title_sort |
A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos |
author |
Martins, Nuno Frederico Gomes Costa |
author_facet |
Martins, Nuno Frederico Gomes Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Nuno Frederico Gomes Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Avaliação das Aprendizagens |
topic |
Educação Pré-Escolar Avaliação das Aprendizagens |
description |
O presente relatório de estágio, intitulado “A Avaliação das Aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos”, visa descrever e analisar a prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar, com destaque para os instrumentos de observação das aprendizagens, de uma forma mais incisiva no diário de bordo. Dada a importância e a centralidade da avaliação da aprendizagem das crianças para o seu sucesso educativo, optámos por, no referido relatório, centrar a nossa atenção nesta temática, destacando as técnicas e os instrumentos de avaliação usados neste nível de ensino. Daí que a principal finalidade deste relatório seja a de descrever e de refletir sobre a prática da avaliação das aprendizagens das crianças na educação pré-escolar, já que a concebemos como promotora da aprendizagem e do desenvolvimento contínuos da criança. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18T00:00:00Z 2019-12-18 2020-04-02T14:59:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9758 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137108137345024 |