A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Nuno Frederico Gomes Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9758
Resumo: O presente relatório de estágio, intitulado “A Avaliação das Aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos”, visa descrever e analisar a prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar, com destaque para os instrumentos de observação das aprendizagens, de uma forma mais incisiva no diário de bordo. Dada a importância e a centralidade da avaliação da aprendizagem das crianças para o seu sucesso educativo, optámos por, no referido relatório, centrar a nossa atenção nesta temática, destacando as técnicas e os instrumentos de avaliação usados neste nível de ensino. Daí que a principal finalidade deste relatório seja a de descrever e de refletir sobre a prática da avaliação das aprendizagens das crianças na educação pré-escolar, já que a concebemos como promotora da aprendizagem e do desenvolvimento contínuos da criança.
id RCAP_4ba676e1ae0319a73656809947515197
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9758
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentosEducação Pré-EscolarAvaliação das AprendizagensO presente relatório de estágio, intitulado “A Avaliação das Aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos”, visa descrever e analisar a prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar, com destaque para os instrumentos de observação das aprendizagens, de uma forma mais incisiva no diário de bordo. Dada a importância e a centralidade da avaliação da aprendizagem das crianças para o seu sucesso educativo, optámos por, no referido relatório, centrar a nossa atenção nesta temática, destacando as técnicas e os instrumentos de avaliação usados neste nível de ensino. Daí que a principal finalidade deste relatório seja a de descrever e de refletir sobre a prática da avaliação das aprendizagens das crianças na educação pré-escolar, já que a concebemos como promotora da aprendizagem e do desenvolvimento contínuos da criança.This internship report, entitled “The Evaluation of Preschoolar Education: a practice with instruments”, has as the main goal to describe and analyse the supervisioned teaching practise on preschoolar education, with a spotlight on the learning observation instruments, in a more incisive way on the logbook. Given the importance and centrality of the evaluation of children learnig for their educational success, we chose to focus our attention on this theme, in this report, highlighting the tecniques and instruments of evaluation used in this teaching level; and this is the reason why the main goal of this report is to describe and reflect on the evaluation practice of the children learning on preschoolar education, as we conceived it as the promoter of the continuous learning and development of the child.2020-04-02T14:59:32Z2019-12-18T00:00:00Z2019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9758porMartins, Nuno Frederico Gomes Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:20.685716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos
title A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos
spellingShingle A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos
Martins, Nuno Frederico Gomes Costa
Educação Pré-Escolar
Avaliação das Aprendizagens
title_short A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos
title_full A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos
title_fullStr A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos
title_full_unstemmed A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos
title_sort A Avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos
author Martins, Nuno Frederico Gomes Costa
author_facet Martins, Nuno Frederico Gomes Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Nuno Frederico Gomes Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Avaliação das Aprendizagens
topic Educação Pré-Escolar
Avaliação das Aprendizagens
description O presente relatório de estágio, intitulado “A Avaliação das Aprendizagens na Educação Pré-Escolar: uma prática com instrumentos”, visa descrever e analisar a prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar, com destaque para os instrumentos de observação das aprendizagens, de uma forma mais incisiva no diário de bordo. Dada a importância e a centralidade da avaliação da aprendizagem das crianças para o seu sucesso educativo, optámos por, no referido relatório, centrar a nossa atenção nesta temática, destacando as técnicas e os instrumentos de avaliação usados neste nível de ensino. Daí que a principal finalidade deste relatório seja a de descrever e de refletir sobre a prática da avaliação das aprendizagens das crianças na educação pré-escolar, já que a concebemos como promotora da aprendizagem e do desenvolvimento contínuos da criança.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18T00:00:00Z
2019-12-18
2020-04-02T14:59:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9758
url http://hdl.handle.net/10348/9758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137108137345024