O abandono no ensino superior: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nuno Henrique Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/36292
Resumo: Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Desenvolvimento e Políticas Sociais)
id RCAP_4bb7368f7e2428fa592e18211b54aee9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36292
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O abandono no ensino superior: um estudo exploratórioAbandonoUniversidadeInterrupçãoCriseAbandonmentUniversityInterruptionCrisis371.212.72378316.334.2Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Desenvolvimento e Políticas Sociais)O presente trabalho tem como principal objetivo problematizar o abandono no ensino superior. De uma forma geral, procura-se entender como e até que ponto o estado geral de crise económica, o nível de realização pessoal ou o ambiente das universidades são variáveis explicativas do fenómeno, considerando os efeitos negativos que a desistência deste nível de ensino significa em termos do desenvolvimento das capacidades científicas e tecnológicas do país. Nesse contexto, o projeto analisa várias dimensões do fenómeno, contando com indicadores como situações profissionais, rendimentos, expectativas de vida e origens familiares. Em muitos casos a interrupção do percurso universitário é temporária, sendo que o indivíduo (jovem ou não) retoma a sua vida de estudante meses ou anos mais tarde. Noutros casos a interrupção é permanente, o que suspende de forma irreversível a concretização do curso superior, e é nesse sentido que o abandono académico se torna um fenómeno mais problemático: quando se verifica uma elevada percentagem de estudantes que abandonam o ensino superior (como tem sucedido em Portugal) não é apenas a sua qualificação que fica comprometida. O próprio futuro do país é igualmente posto em causa, uma vez que a redução da mão-de-obra altamente qualificada pode ter sérias consequências para o desenvolvimento nacional. A metodologia usada no projeto é principalmente qualitativa, centrada na amostragem por bola de neve, na entrevista semi-diretiva e na técnica do Focus Group, mas não dispensa a utilidade dos métodos e técnicas quantitativas. As principais conclusões do estudo apontam para um maior peso das causas de cariz económico, mas é igualmente dada atenção a todos os fatores, até porque cada um deles marca a sua influência de forma única.The present work’s main goal is to problematize the abandonment in higher education. In a general way, we try to understand how and whether the general state of the economic crisis, the level of personal achievement or the university environment are explanatory variables of the phenomenon, taking into account the negative effects that dropping out at this level of education means in terms of the development of scientific and technological capabilities of the country. In this sense, the project analyzes various dimensions of the phenomenon, relying on indicators such as professional situations, incomes, life expectations and family origins. In many cases the interruption of university studies is temporary, wherein the individual (young or not) resumes his student life months or years later. In other cases the interruption is permanent, which suspends in an irreversible way the achievement of higher education, and that is how the academic abandonment becomes a more problematic phenomenon: when there is a high percentage of those leaving higher education (as has happened in Portugal) it is not just their qualification that is compromised. The very future of the country is also at stake, since the reduction of highly skilled labour can have serious consequences for national development. The methodology used in the project is mainly qualitative, centered in the sampling snowball, in the semi-directive interview and in the Focus Group technique, but does not discard the usefulness of the methods and quantitative techniques. The main conclusions of the study point to a greater weight of the causes of economic nature, but it is also given attention to all the other factors, because each one brands its influence in a unique way.Araújo, Emília RodriguesUniversidade do MinhoSilva, Nuno Henrique Gonçalves20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/36292por201604795info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:04.975805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O abandono no ensino superior: um estudo exploratório
title O abandono no ensino superior: um estudo exploratório
spellingShingle O abandono no ensino superior: um estudo exploratório
Silva, Nuno Henrique Gonçalves
Abandono
Universidade
Interrupção
Crise
Abandonment
University
Interruption
Crisis
371.212.72
378
316.334.2
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
title_short O abandono no ensino superior: um estudo exploratório
title_full O abandono no ensino superior: um estudo exploratório
title_fullStr O abandono no ensino superior: um estudo exploratório
title_full_unstemmed O abandono no ensino superior: um estudo exploratório
title_sort O abandono no ensino superior: um estudo exploratório
author Silva, Nuno Henrique Gonçalves
author_facet Silva, Nuno Henrique Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Emília Rodrigues
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nuno Henrique Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono
Universidade
Interrupção
Crise
Abandonment
University
Interruption
Crisis
371.212.72
378
316.334.2
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
topic Abandono
Universidade
Interrupção
Crise
Abandonment
University
Interruption
Crisis
371.212.72
378
316.334.2
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
description Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Desenvolvimento e Políticas Sociais)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/36292
url http://hdl.handle.net/1822/36292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201604795
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132309266366464