Breve contextualização ao tema da democratização do acesso ao ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/162816 |
Resumo: | Os últimos 30 anos de políticas públicas educativas incentivaram o processo de democratização e, com este, o aparecimento de novos públicos no ensino superior, dos quais destacamos a população adulta. O aumento considerável deste público tem ainda outras justificações, como o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento e uma maior abertura do sistema de ensino. Apesar da aparente concretização da democratização do acesso ao ensino, uma análise mais focalizada parece levar-nos a outras questões sobre o fenómeno: o aumento do número de alunos adultos no sistema de ensino superior contribuirá para o alargamento da diversidade social dos alunos do ensino superior? Será o acesso desta população indiferenciado em termos de áreas de estudo? Ou continuará a ser um sistema pautado pela presença de nichos de elitismo? |
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Breve contextualização ao tema da democratização do acesso ao ensino superiorA presença de novos públicos em contexto universitárioDemocratizaçãoEducaçãoEducação de AdultosEducação ao longo da vidaNovas políticas no ensino superiorPolíticas públicas educativasOs últimos 30 anos de políticas públicas educativas incentivaram o processo de democratização e, com este, o aparecimento de novos públicos no ensino superior, dos quais destacamos a população adulta. O aumento considerável deste público tem ainda outras justificações, como o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento e uma maior abertura do sistema de ensino. Apesar da aparente concretização da democratização do acesso ao ensino, uma análise mais focalizada parece levar-nos a outras questões sobre o fenómeno: o aumento do número de alunos adultos no sistema de ensino superior contribuirá para o alargamento da diversidade social dos alunos do ensino superior? Será o acesso desta população indiferenciado em termos de áreas de estudo? Ou continuará a ser um sistema pautado pela presença de nichos de elitismo?Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNPascueiro, Liliana2024-01-27T03:41:22Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article22application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/162816por0872-7643PURE: 81253076info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:45:50Zoai:run.unl.pt:10362/162816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:59:06.425275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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