Breve contextualização ao tema da democratização do acesso ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascueiro, Liliana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/162816
Resumo: Os últimos 30 anos de políticas públicas educativas incentivaram o processo de democratização e, com este, o aparecimento de novos públicos no ensino superior, dos quais destacamos a população adulta. O aumento considerável deste público tem ainda outras justificações, como o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento e uma maior abertura do sistema de ensino. Apesar da aparente concretização da democratização do acesso ao ensino, uma análise mais focalizada parece levar-nos a outras questões sobre o fenómeno: o aumento do número de alunos adultos no sistema de ensino superior contribuirá para o alargamento da diversidade social dos alunos do ensino superior? Será o acesso desta população indiferenciado em termos de áreas de estudo? Ou continuará a ser um sistema pautado pela presença de nichos de elitismo?
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