A simulação para apoio à decisão na reengenharia de processos e de layouts na indústria automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32065 |
Resumo: | Com a globalização e elevada competividade que se vive no ambiente de negócios, adotar soluções tecnológicas com vista a responder satisfatoriamente a um cliente cada vez mais exigente é a palavra de ordem para as organizações. Com os avanços tecnológicos e uma sociedade cada vez mais volátil, as indústrias deparam-se com o grande desafio de garantir processos produtivos ágeis capazes de responder de forma rápida e assertiva às expectativas do consumidor. Deste modo, o projeto desenvolvido na Renault Cacia surge no âmbito do desenvolvimento dos Modos de Funcionamento (MDF) e do estudo de Simulação na definição de layouts de uma nova linha que vai ser implantada para a produção de uma nova peça no Grupo. O cárter chapéu é um órgão mecânico montado aos motores automóveis de cilindrada mil e, definir a localização e o fluxo produtivo da linha foi um grande desafio para a fábrica. A recolha de dados para o MDF e para o estudo de simulação foi realizada em simultâneo, uma vez que o Modo de Funcionamento descreve todo o âmbito e envolvente da linha como layouts, processo produtivo, equipamentos, maquete de efetivos e capacidade produtiva. A definição do layout das linhas seguiu um estudo de simulação em 3 fases, a primeira encadeada em 4 etapas onde o modelo de simulação é construído de forma iterativa e onde são adicionadas restrições resultantes da evolução do projeto. A segunda fase consiste na projeção da linha para um volume de produção de 174.000 peças/ano cujo estudo revelou que as 4 configurações de layout são capazes de responder ao objetivo, todavia o layout 3 é o que apresenta melhores resultados. A terceira e última fase que descreve 3 hipóteses de alterações ao layout validado pela organização para avaliar se esta é ou não propensa a um aumento de capacidade produtiva para 450.000 peças/ ano e, em nenhuma das hipóteses o objetivo é concretizado. Assim, depois de muitas incertezas e variações de layout que foram surgindo foi feito um estudo de simulação no software Witness que se revelou uma grande ajuda no processo de tomada de decisão em ambientes de tanta indefinição e incerteza na fase de desenvolvimento deste projeto. |
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O cárter chapéu é um órgão mecânico montado aos motores automóveis de cilindrada mil e, definir a localização e o fluxo produtivo da linha foi um grande desafio para a fábrica. A recolha de dados para o MDF e para o estudo de simulação foi realizada em simultâneo, uma vez que o Modo de Funcionamento descreve todo o âmbito e envolvente da linha como layouts, processo produtivo, equipamentos, maquete de efetivos e capacidade produtiva. A definição do layout das linhas seguiu um estudo de simulação em 3 fases, a primeira encadeada em 4 etapas onde o modelo de simulação é construído de forma iterativa e onde são adicionadas restrições resultantes da evolução do projeto. A segunda fase consiste na projeção da linha para um volume de produção de 174.000 peças/ano cujo estudo revelou que as 4 configurações de layout são capazes de responder ao objetivo, todavia o layout 3 é o que apresenta melhores resultados. A terceira e última fase que descreve 3 hipóteses de alterações ao layout validado pela organização para avaliar se esta é ou não propensa a um aumento de capacidade produtiva para 450.000 peças/ ano e, em nenhuma das hipóteses o objetivo é concretizado. Assim, depois de muitas incertezas e variações de layout que foram surgindo foi feito um estudo de simulação no software Witness que se revelou uma grande ajuda no processo de tomada de decisão em ambientes de tanta indefinição e incerteza na fase de desenvolvimento deste projeto.With globalization and the high competitiveness faced in a business environment, adopt technological solutions to satisfactory respond to an increasingly demanding costumer is the watchword for organizations. With technological advances and an increasingly volatile society, industry face the huge challenge of ensuring that they have agile production processes capable of responding quickly and assertively to consumer expectations. Thus, the project developed at Renault Cacia comes within the scope of the development of the Mode of Operation (MDF) and the Simulation study in the definition of layouts for the new line that will be implanted to produce a new part in the Group. The Hat sump is a mechanical organ fitted to the 1000-cylinder car engines, defining the location and process flow of the line was a major challenge for the factory. Collecting data for the MDF and for the simulation study was carried out simultaneously, since the Mode of Operation describe the entire scope of the line, such as layouts, production process, equipment, workforce team and production capacity. The definition of the layout of the lines followed a simulation study in 3 phases, the first linked in 4 steps where the simulation model was built iteratively and restrictions resulting from the evolution of the project are added. The second phase is the design of the line to produce 174 000 pieces/year whose study revealed that the 4 studied layout configurations can respond to the objective, however layout 3 has the best results. The third and last phase that describes 3 hypotheses of changes to the validated layout chosen by the company to evaluate if this one is prone to an increase in production to 450 000 pieces/year, and in none of the hypothesis the objective is achieved. Thus, after many uncertainties and layout variations that emerged, a simulation study was carried out in the Witness software, which proved to be a great help in the decision- making process in environments with so much uncertainty and indefiniteness in the development phase of this project.2023-07-29T00:00:00Z2021-07-22T00:00:00Z2021-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32065porZêdo, Yúmina Alexandreinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:08Zoai:ria.ua.pt:10773/32065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:56.847210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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