O processo de génese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções no 11.º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6990 |
Resumo: | Este estudo tem como objectivo estudar como alunos do 11.º ano integram a calculadora gráfi ca na sua actividade no tema Funções Racionais, ou seja, como se caracteriza o processo de génese instrumental. Procura dar resposta às questões: (a) Quais os esquemas instrumentais e de compreensão algébrica que os alunos utilizam e como estes se relacionam? (b) Qual o papel do contexto de aprendizagem no processo de génese instrumental? Neste estudo adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com a realização de um estudo de caso. As estratégias de recolha de dados foram a entrevista, observação de aulas e análise das produções escritas dos alunos. Os resultados indicam que os alunos integram a calculadora gráfi ca na sua actividade de forma signifi cativa, tendo desenvolvido diversos esquemas instrumentais. Embora valorizarem a aplicação de esquemas de compreensão algébrica, a utilização da máquina terá contribuído para o desenvolvimento de esquemas mentais que permitem entender a Álgebra como um meio de representação. Verifi ca-se a importância do contexto de aprendizagem, nomeadamente: o desenvolvimento de tarefas envolvendo diferentes representações e a conversão entre elas; a discussão das tarefas usando uma calculadora gráfi ca ligada ao viewscreen; a ênfase dada às limitações da tecnologia e à escolha da janela de visualização |
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O processo de génese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções no 11.º anoCalculadora gráficaGénese instrumentalEsquemasAprendizagem das funçõesEste estudo tem como objectivo estudar como alunos do 11.º ano integram a calculadora gráfi ca na sua actividade no tema Funções Racionais, ou seja, como se caracteriza o processo de génese instrumental. Procura dar resposta às questões: (a) Quais os esquemas instrumentais e de compreensão algébrica que os alunos utilizam e como estes se relacionam? (b) Qual o papel do contexto de aprendizagem no processo de génese instrumental? Neste estudo adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com a realização de um estudo de caso. As estratégias de recolha de dados foram a entrevista, observação de aulas e análise das produções escritas dos alunos. Os resultados indicam que os alunos integram a calculadora gráfi ca na sua actividade de forma signifi cativa, tendo desenvolvido diversos esquemas instrumentais. Embora valorizarem a aplicação de esquemas de compreensão algébrica, a utilização da máquina terá contribuído para o desenvolvimento de esquemas mentais que permitem entender a Álgebra como um meio de representação. Verifi ca-se a importância do contexto de aprendizagem, nomeadamente: o desenvolvimento de tarefas envolvendo diferentes representações e a conversão entre elas; a discussão das tarefas usando uma calculadora gráfi ca ligada ao viewscreen; a ênfase dada às limitações da tecnologia e à escolha da janela de visualizaçãoAPMRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Ana CristinaOliveira, Hélia2012-09-27T11:08:06Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6990porAlmeida, A. & Oliveira, H. (2009). O processo de génese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções no 11.º ano. Quadrante, 19(1,2), 87-118.0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:54.392096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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