Abstração Refletida no Processo de Gênese Instrumental em Ambiente 3D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94547 |
Resumo: | Apresentamos análises de um estudo de caso em que investigamos, na formação inicial de professores de matemática, a apropriação do Ambiente de Geometria Dinâmica (DGE) GeoGebra 3D na construção de conhecimento geométrico espacial. Estabelecemos uma conexão entre a Abstração Refletida (Piaget) e o processo de Gênese Instrumental (Rabardel) do sujeito, quando submetido a uma sequência de tarefas: usuário do ambiente 3D (gênese instrumental pessoal); na simulação da função de professor (gênese instrumental profissional) nesse mesmo ambiente. Apresentamos um modelo para essa conexão entre as duas teorias. Consideramos que o sujeito se apropriou do ambiente 3D quando tomou consciência das características do ambiente: dependência funcional geométrica; variação dinâmica para destacar a invariância geométrica; compreensão da limitação do lápis e papel (ambiente estático) em relação ao ambiente dinâmico 3D. Ao realizar as tarefas inferimos que houve a abstração refletida sobre o seu processo de gênese instrumental. |
id |
UFRGS-7_83848d8e3926cef4eac1ec1c6ff0c312 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/94547 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Abstração Refletida no Processo de Gênese Instrumental em Ambiente 3DAbstração RefletidaGênese InstrumentalAmbiente 3D.Informática na educaçãoApresentamos análises de um estudo de caso em que investigamos, na formação inicial de professores de matemática, a apropriação do Ambiente de Geometria Dinâmica (DGE) GeoGebra 3D na construção de conhecimento geométrico espacial. Estabelecemos uma conexão entre a Abstração Refletida (Piaget) e o processo de Gênese Instrumental (Rabardel) do sujeito, quando submetido a uma sequência de tarefas: usuário do ambiente 3D (gênese instrumental pessoal); na simulação da função de professor (gênese instrumental profissional) nesse mesmo ambiente. Apresentamos um modelo para essa conexão entre as duas teorias. Consideramos que o sujeito se apropriou do ambiente 3D quando tomou consciência das características do ambiente: dependência funcional geométrica; variação dinâmica para destacar a invariância geométrica; compreensão da limitação do lápis e papel (ambiente estático) em relação ao ambiente dinâmico 3D. Ao realizar as tarefas inferimos que houve a abstração refletida sobre o seu processo de gênese instrumental.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9454710.22456/1982-1654.94547Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos SériosInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos Sérios1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94547/57100Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Margarete FariasBasso, Marcus2021-03-14T20:39:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/94547Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:39:20Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abstração Refletida no Processo de Gênese Instrumental em Ambiente 3D |
title |
Abstração Refletida no Processo de Gênese Instrumental em Ambiente 3D |
spellingShingle |
Abstração Refletida no Processo de Gênese Instrumental em Ambiente 3D Medeiros, Margarete Farias Abstração Refletida Gênese Instrumental Ambiente 3D. Informática na educação |
title_short |
Abstração Refletida no Processo de Gênese Instrumental em Ambiente 3D |
title_full |
Abstração Refletida no Processo de Gênese Instrumental em Ambiente 3D |
title_fullStr |
Abstração Refletida no Processo de Gênese Instrumental em Ambiente 3D |
title_full_unstemmed |
Abstração Refletida no Processo de Gênese Instrumental em Ambiente 3D |
title_sort |
Abstração Refletida no Processo de Gênese Instrumental em Ambiente 3D |
author |
Medeiros, Margarete Farias |
author_facet |
Medeiros, Margarete Farias Basso, Marcus |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Margarete Farias Basso, Marcus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abstração Refletida Gênese Instrumental Ambiente 3D. Informática na educação |
topic |
Abstração Refletida Gênese Instrumental Ambiente 3D. Informática na educação |
description |
Apresentamos análises de um estudo de caso em que investigamos, na formação inicial de professores de matemática, a apropriação do Ambiente de Geometria Dinâmica (DGE) GeoGebra 3D na construção de conhecimento geométrico espacial. Estabelecemos uma conexão entre a Abstração Refletida (Piaget) e o processo de Gênese Instrumental (Rabardel) do sujeito, quando submetido a uma sequência de tarefas: usuário do ambiente 3D (gênese instrumental pessoal); na simulação da função de professor (gênese instrumental profissional) nesse mesmo ambiente. Apresentamos um modelo para essa conexão entre as duas teorias. Consideramos que o sujeito se apropriou do ambiente 3D quando tomou consciência das características do ambiente: dependência funcional geométrica; variação dinâmica para destacar a invariância geométrica; compreensão da limitação do lápis e papel (ambiente estático) em relação ao ambiente dinâmico 3D. Ao realizar as tarefas inferimos que houve a abstração refletida sobre o seu processo de gênese instrumental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94547 10.22456/1982-1654.94547 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94547 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.94547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94547/57100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos Sérios Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos Sérios 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184143355904 |