TIC no ensino secundário: usos e mediações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Paulo Coelho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Almeida, Nuno, Abrantes, Pedro, Rodrigues, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2206
Resumo: A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes.
id RCAP_4c1e517a4f28b573bc893096745dfe05
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TIC no ensino secundário: usos e mediaçõesensino secundáriotecnologias da informação e da comunicaçãoensinoaprendizagemsecondary educationinformation and communication technologiesteachinglearningA conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes.The conception of the future of contemporary societies as information and knowledge societies has brought a technological revolution to schools. However, the dissemination of technology has not yet matched ICT use in the classroom, in the teaching and learning processes. Based on a survey of 324 teachers in 12 schools scattered throughout the country we observe that ICT are still incipiently used in the classrooms, reinforcing a traditional and conservative approach to teaching. This central tendency encompasses, however, a wide variation, according to differences found between schools’ technological resources and in representations and competences of the teachers.CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de LisboaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémDias, Paulo CoelhoAlmeida, NunoAbrantes, PedroRodrigues, Carla2018-05-13T20:54:24Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2206porAlves, Nuno de Almeida, Pedro Abrantes, Carla F. Rodrigues & Paulo Coelho Dias (2013). TIC no ensino secundário: usos e mediações, Fórum Sociológico. Vol 23, pp. 87-95. ISSN: 0872-83800872-838010.4000/sociologico.861info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:57Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:20.037894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TIC no ensino secundário: usos e mediações
title TIC no ensino secundário: usos e mediações
spellingShingle TIC no ensino secundário: usos e mediações
Dias, Paulo Coelho
ensino secundário
tecnologias da informação e da comunicação
ensino
aprendizagem
secondary education
information and communication technologies
teaching
learning
title_short TIC no ensino secundário: usos e mediações
title_full TIC no ensino secundário: usos e mediações
title_fullStr TIC no ensino secundário: usos e mediações
title_full_unstemmed TIC no ensino secundário: usos e mediações
title_sort TIC no ensino secundário: usos e mediações
author Dias, Paulo Coelho
author_facet Dias, Paulo Coelho
Almeida, Nuno
Abrantes, Pedro
Rodrigues, Carla
author_role author
author2 Almeida, Nuno
Abrantes, Pedro
Rodrigues, Carla
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Paulo Coelho
Almeida, Nuno
Abrantes, Pedro
Rodrigues, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv ensino secundário
tecnologias da informação e da comunicação
ensino
aprendizagem
secondary education
information and communication technologies
teaching
learning
topic ensino secundário
tecnologias da informação e da comunicação
ensino
aprendizagem
secondary education
information and communication technologies
teaching
learning
description A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2018-05-13T20:54:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2206
url http://hdl.handle.net/10400.15/2206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, Nuno de Almeida, Pedro Abrantes, Carla F. Rodrigues & Paulo Coelho Dias (2013). TIC no ensino secundário: usos e mediações, Fórum Sociológico. Vol 23, pp. 87-95. ISSN: 0872-8380
0872-8380
10.4000/sociologico.861
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032838053888