TIC no ensino secundário: usos e mediações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2206 |
Resumo: | A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes. |
id |
RCAP_4c1e517a4f28b573bc893096745dfe05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2206 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
TIC no ensino secundário: usos e mediaçõesensino secundáriotecnologias da informação e da comunicaçãoensinoaprendizagemsecondary educationinformation and communication technologiesteachinglearningA conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes.The conception of the future of contemporary societies as information and knowledge societies has brought a technological revolution to schools. However, the dissemination of technology has not yet matched ICT use in the classroom, in the teaching and learning processes. Based on a survey of 324 teachers in 12 schools scattered throughout the country we observe that ICT are still incipiently used in the classrooms, reinforcing a traditional and conservative approach to teaching. This central tendency encompasses, however, a wide variation, according to differences found between schools’ technological resources and in representations and competences of the teachers.CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de LisboaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémDias, Paulo CoelhoAlmeida, NunoAbrantes, PedroRodrigues, Carla2018-05-13T20:54:24Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2206porAlves, Nuno de Almeida, Pedro Abrantes, Carla F. Rodrigues & Paulo Coelho Dias (2013). TIC no ensino secundário: usos e mediações, Fórum Sociológico. Vol 23, pp. 87-95. ISSN: 0872-83800872-838010.4000/sociologico.861info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:57Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:20.037894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TIC no ensino secundário: usos e mediações |
title |
TIC no ensino secundário: usos e mediações |
spellingShingle |
TIC no ensino secundário: usos e mediações Dias, Paulo Coelho ensino secundário tecnologias da informação e da comunicação ensino aprendizagem secondary education information and communication technologies teaching learning |
title_short |
TIC no ensino secundário: usos e mediações |
title_full |
TIC no ensino secundário: usos e mediações |
title_fullStr |
TIC no ensino secundário: usos e mediações |
title_full_unstemmed |
TIC no ensino secundário: usos e mediações |
title_sort |
TIC no ensino secundário: usos e mediações |
author |
Dias, Paulo Coelho |
author_facet |
Dias, Paulo Coelho Almeida, Nuno Abrantes, Pedro Rodrigues, Carla |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Nuno Abrantes, Pedro Rodrigues, Carla |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Paulo Coelho Almeida, Nuno Abrantes, Pedro Rodrigues, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino secundário tecnologias da informação e da comunicação ensino aprendizagem secondary education information and communication technologies teaching learning |
topic |
ensino secundário tecnologias da informação e da comunicação ensino aprendizagem secondary education information and communication technologies teaching learning |
description |
A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2018-05-13T20:54:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2206 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alves, Nuno de Almeida, Pedro Abrantes, Carla F. Rodrigues & Paulo Coelho Dias (2013). TIC no ensino secundário: usos e mediações, Fórum Sociológico. Vol 23, pp. 87-95. ISSN: 0872-8380 0872-8380 10.4000/sociologico.861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552867412672512 |