Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo de Matemática do Ensino Secundário após a Reforma Curricular de 1986

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José António
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Alves, Maria Palmira, Viseu, Floriano, Lacaz, Tânia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7327
Resumo: No presente artigo estuda-se em que medida o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se reflecte no currículo prescrito de Matemática do ensino secundário, designadamente ao nível dos tipos de tecnologia, das referências que lhe são feitas e das recomendações do seu uso nos diferentes temas. Os dados usados no estudo resultaram da análise documental dos programas da área de Matemática do ensino secundário, desde a Reforma do Sistema Educativo de 1986 até à actualidade. Em termos de resultados, salienta-se ao longo das sucessivas alterações dos programas, no período considerado, um claro aprofundamento das TIC no currículo de Matemática, repercutindo-se em todas as dimensões estudadas: tipo de tecnologia, frequência com que são referidas nos programas e nos seus componentes e formas de uso recomendadas nos diferentes componentes do currículo.
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