Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo de Matemática do Ensino Secundário após a Reforma Curricular de 1986
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/7327 |
Resumo: | No presente artigo estuda-se em que medida o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se reflecte no currículo prescrito de Matemática do ensino secundário, designadamente ao nível dos tipos de tecnologia, das referências que lhe são feitas e das recomendações do seu uso nos diferentes temas. Os dados usados no estudo resultaram da análise documental dos programas da área de Matemática do ensino secundário, desde a Reforma do Sistema Educativo de 1986 até à actualidade. Em termos de resultados, salienta-se ao longo das sucessivas alterações dos programas, no período considerado, um claro aprofundamento das TIC no currículo de Matemática, repercutindo-se em todas as dimensões estudadas: tipo de tecnologia, frequência com que são referidas nos programas e nos seus componentes e formas de uso recomendadas nos diferentes componentes do currículo. |
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Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo de Matemática do Ensino Secundário após a Reforma Curricular de 1986Information and Communication Technologies in the Secondary School Mathematics Curriculum after the Curricular Reform of 1986Tecnologias de informação e comunicaçãoCurrículo de matemáticaEnsino secundárioInformation and communication technologiesMathematics curriculumSecondary schoolNo presente artigo estuda-se em que medida o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se reflecte no currículo prescrito de Matemática do ensino secundário, designadamente ao nível dos tipos de tecnologia, das referências que lhe são feitas e das recomendações do seu uso nos diferentes temas. Os dados usados no estudo resultaram da análise documental dos programas da área de Matemática do ensino secundário, desde a Reforma do Sistema Educativo de 1986 até à actualidade. Em termos de resultados, salienta-se ao longo das sucessivas alterações dos programas, no período considerado, um claro aprofundamento das TIC no currículo de Matemática, repercutindo-se em todas as dimensões estudadas: tipo de tecnologia, frequência com que são referidas nos programas e nos seus componentes e formas de uso recomendadas nos diferentes componentes do currículo.This paper studies which degree the development of the Technologies of the Information and Communication (ICT) appears in the official mathematics curriculum of secondary school, namely related with types of technology, the references to them, and the recommendations to their use in the different contents. The data used in the study came from the documental analysis of the secondary syllabus of mathematics, from the Curricular Reform of 1986 till nowadays. Concerning the results, we emphasize that through the consecutive programme changes, at this time, the use of ICT in the mathematics curriculum has been deeper and deeper, with implications in all the studied dimensions: type of technology, the occurrences they are referenced in the programmes and their components, as well as the recommended ways of their employ in the different curriculum components.Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)Universidade do MinhoFernandes, José AntónioAlves, Maria PalmiraViseu, FlorianoLacaz, Tânia Maria20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7327por"Revista de Estudos Curriculares". ISSN 1645-751X. 4:2 (2006) 291-329.1645-751Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:40.214046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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