Autores e ilustradores:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Catarina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36525
Resumo: O presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico tem como principal objetivo compreender o que leva as crianças a procurarem adquirir conhecimentos de leitura e de escrita antes do ensino formal. Para a realização deste estudo foi adotada uma metodologia de investigação-ação que recaiu sobre o projeto de intervenção “Autores e Ilustradores” desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças heterogéneo, entre os três e os seis anos de idade. De forma a garantir uma análise do projeto de intervenção e conhecer a opinião da educadora cooperante, acerca do principal objetivo da investigação, realizou-se uma entrevista semiestruturada. Durante a prática, foram tomadas várias notas de campo face às funcionalidades da leitura e da escrita, realçando que as crianças já possuem conhecimentos sobre a linguagem oral e escrita antes do ensino formal, os quais advêm das experiências e dos estímulos a que as crianças estão expostas no seu dia a dia. Os resultados deste estudo indicam, que as crianças mesmo ainda antes do ensino formal, constroem diferentes conceções sobre a linguagem escrita, questionando-se e colocando hipóteses acerca do escrito, das suas funções, características e as ligações com a linguagem oral. Esta investigação permitiu aprofundar os conhecimentos acerca de como os educadores e professores devem encarar a literacia na primeira infância. Permitiu, também, compreender que o desenvolvimento da literacia depende das práticas do educador, na medida em que este se constitui como mediador entre as crianças e o seu objeto de conhecimento, neste caso a leitura e a escrita.
id RCAP_de5a3dca8800b4dd70b41d7473f4654c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autores e ilustradores:conceções e atividades de leitura e de escrita das crianças em educação pré-escolarEducação pré-escolarConceçõesLiteracia emergenteLeitura e escritaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico tem como principal objetivo compreender o que leva as crianças a procurarem adquirir conhecimentos de leitura e de escrita antes do ensino formal. Para a realização deste estudo foi adotada uma metodologia de investigação-ação que recaiu sobre o projeto de intervenção “Autores e Ilustradores” desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças heterogéneo, entre os três e os seis anos de idade. De forma a garantir uma análise do projeto de intervenção e conhecer a opinião da educadora cooperante, acerca do principal objetivo da investigação, realizou-se uma entrevista semiestruturada. Durante a prática, foram tomadas várias notas de campo face às funcionalidades da leitura e da escrita, realçando que as crianças já possuem conhecimentos sobre a linguagem oral e escrita antes do ensino formal, os quais advêm das experiências e dos estímulos a que as crianças estão expostas no seu dia a dia. Os resultados deste estudo indicam, que as crianças mesmo ainda antes do ensino formal, constroem diferentes conceções sobre a linguagem escrita, questionando-se e colocando hipóteses acerca do escrito, das suas funções, características e as ligações com a linguagem oral. Esta investigação permitiu aprofundar os conhecimentos acerca de como os educadores e professores devem encarar a literacia na primeira infância. Permitiu, também, compreender que o desenvolvimento da literacia depende das práticas do educador, na medida em que este se constitui como mediador entre as crianças e o seu objeto de conhecimento, neste caso a leitura e a escrita.Silva, MarleneRepositório ComumAlmeida, Catarina2021-05-18T18:20:04Z2021-02-042021-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36525TID:202725960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:20.760185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autores e ilustradores:
conceções e atividades de leitura e de escrita das crianças em educação pré-escolar
title Autores e ilustradores:
spellingShingle Autores e ilustradores:
Almeida, Catarina
Educação pré-escolar
Conceções
Literacia emergente
Leitura e escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Autores e ilustradores:
title_full Autores e ilustradores:
title_fullStr Autores e ilustradores:
title_full_unstemmed Autores e ilustradores:
title_sort Autores e ilustradores:
author Almeida, Catarina
author_facet Almeida, Catarina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marlene
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Conceções
Literacia emergente
Leitura e escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Conceções
Literacia emergente
Leitura e escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico tem como principal objetivo compreender o que leva as crianças a procurarem adquirir conhecimentos de leitura e de escrita antes do ensino formal. Para a realização deste estudo foi adotada uma metodologia de investigação-ação que recaiu sobre o projeto de intervenção “Autores e Ilustradores” desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças heterogéneo, entre os três e os seis anos de idade. De forma a garantir uma análise do projeto de intervenção e conhecer a opinião da educadora cooperante, acerca do principal objetivo da investigação, realizou-se uma entrevista semiestruturada. Durante a prática, foram tomadas várias notas de campo face às funcionalidades da leitura e da escrita, realçando que as crianças já possuem conhecimentos sobre a linguagem oral e escrita antes do ensino formal, os quais advêm das experiências e dos estímulos a que as crianças estão expostas no seu dia a dia. Os resultados deste estudo indicam, que as crianças mesmo ainda antes do ensino formal, constroem diferentes conceções sobre a linguagem escrita, questionando-se e colocando hipóteses acerca do escrito, das suas funções, características e as ligações com a linguagem oral. Esta investigação permitiu aprofundar os conhecimentos acerca de como os educadores e professores devem encarar a literacia na primeira infância. Permitiu, também, compreender que o desenvolvimento da literacia depende das práticas do educador, na medida em que este se constitui como mediador entre as crianças e o seu objeto de conhecimento, neste caso a leitura e a escrita.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-18T18:20:04Z
2021-02-04
2021-02-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36525
TID:202725960
url http://hdl.handle.net/10400.26/36525
identifier_str_mv TID:202725960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134917372674048