Relação entre educação e mercado de trabalho: desajustamento ou overlapping?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Mariana Cláudia Bento
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9202
Resumo: Numa época difícil para os jovens diplomados, é necessário perceber se a escola está a preparar os recursos humanos necessários para o atual mercado de trabalho, tendo em conta as mudanças que este tem sofrido, sobretudo neste período de recessão económica da qual vamos lentamente saindo. Esta investigação é inovadora, no sentido em que não se centra específicamente no desajustamento de competências, fenómeno já amplamente discutido. Ela tenta perceber se existe uma relação direta entre educação e emprego, pegando na hipótese de overlapping, proposta por Sattinger, em 2006, e aplicando-a empíricamente a um emprego muito específico, o Call Center. O Call Center, pela sua recente e crescente expansão e pelo facto de empregar muitos destes jovens, constitui o emprego de eleição que serviu de base a esta investigação. Os dados recolhidos para este estudo provêm de um inquérito realizado a uma amostra nãoaleatória de indivíduos a desempenharem funções em empresas de Call Center. Os resultados permitiram compreender que, este é, sobretudo, um emprego onde concorrem jovens do género feminino com formação no Ensino Superior e que na sua maioria se encontram descontentes com o seu emprego e com vontade de trabalhar na sua área de formação. A evidência empírica corrobora a hipótese de overlapping, mostrando que este fenómeno é o que ocorre com maior frequência neste emprego. Existem múltiplas formações entre os trabalhadores, o que não implica que haja necessariamente um desajustamento de competências. Este é um emprego onde podem concorrer várias pessoas e onde é possível um ajustamento com várias formações porque as tarefas são transversais a qualquer formação
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