Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Gina C.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/1826
Resumo: Resumo: A Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) é formada por três versões segundo o ano de escolaridade, do 5º ao 12º ano. Assim, a versão BPR5/6 reporta-se a alunos do 5º e 6º anos de escolaridade (2º Ciclo), a versão BPR7/9 aos alunos entre o 7º e 9º ano de escolaridade (3º Ciclo), e a versão BPR10/12 aos alunos entre o 10º e 12º ano de escolaridade (Ensino Secundário). Todas as provas da bateria avaliam a capacidade de inferir e aplicar relações (raciocínio), recorrendo a tarefas de conteúdo diferenciado (figurativo-abstracto, numérico, verbal, mecânico e espacial). Através de uma estratificação da população discente a nível nacional por regiões do país, comunidades urbanas e rurais, ano escolar, género e opção curricular (esta variável apenas no Ensino Secundário), procedeu-se à selecção aleatória de escolas e turmas, avaliando sensivelmente 5.5% da população estudantil nessas circunstâncias. Neste artigo apresentam-se alguns dados referentes às diferenças de desempenho cognitivo encontradas nas provas e globalidade da bateria, considerando os alunos em função do ano de escolaridade, género e, nos anos correspondentes ao Ensino Secundário, opção escolar/agrupamento de estudos (Ciências e Humanidades).
id RCAP_4c40cedbf2de7e16d5b7efc1bf404ce5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/1826
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricularRaciocínioDesempenho cognitivoDiferenças de grupoResumo: A Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) é formada por três versões segundo o ano de escolaridade, do 5º ao 12º ano. Assim, a versão BPR5/6 reporta-se a alunos do 5º e 6º anos de escolaridade (2º Ciclo), a versão BPR7/9 aos alunos entre o 7º e 9º ano de escolaridade (3º Ciclo), e a versão BPR10/12 aos alunos entre o 10º e 12º ano de escolaridade (Ensino Secundário). Todas as provas da bateria avaliam a capacidade de inferir e aplicar relações (raciocínio), recorrendo a tarefas de conteúdo diferenciado (figurativo-abstracto, numérico, verbal, mecânico e espacial). Através de uma estratificação da população discente a nível nacional por regiões do país, comunidades urbanas e rurais, ano escolar, género e opção curricular (esta variável apenas no Ensino Secundário), procedeu-se à selecção aleatória de escolas e turmas, avaliando sensivelmente 5.5% da população estudantil nessas circunstâncias. Neste artigo apresentam-se alguns dados referentes às diferenças de desempenho cognitivo encontradas nas provas e globalidade da bateria, considerando os alunos em função do ano de escolaridade, género e, nos anos correspondentes ao Ensino Secundário, opção escolar/agrupamento de estudos (Ciências e Humanidades).2009-11-19T10:24:31Z2009-11-192006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject163044 bytesapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10174/1826http://hdl.handle.net/10174/1826engpag 56-72naonaonaolivreginalemos@uevora.ptleandro@iep.uminho.pt679Lemos, Gina C.Almeida, Leandro S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:37:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/1826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:57:39.844434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular
title Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular
spellingShingle Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular
Lemos, Gina C.
Raciocínio
Desempenho cognitivo
Diferenças de grupo
title_short Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular
title_full Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular
title_fullStr Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular
title_full_unstemmed Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular
title_sort Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular
author Lemos, Gina C.
author_facet Lemos, Gina C.
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Gina C.
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio
Desempenho cognitivo
Diferenças de grupo
topic Raciocínio
Desempenho cognitivo
Diferenças de grupo
description Resumo: A Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) é formada por três versões segundo o ano de escolaridade, do 5º ao 12º ano. Assim, a versão BPR5/6 reporta-se a alunos do 5º e 6º anos de escolaridade (2º Ciclo), a versão BPR7/9 aos alunos entre o 7º e 9º ano de escolaridade (3º Ciclo), e a versão BPR10/12 aos alunos entre o 10º e 12º ano de escolaridade (Ensino Secundário). Todas as provas da bateria avaliam a capacidade de inferir e aplicar relações (raciocínio), recorrendo a tarefas de conteúdo diferenciado (figurativo-abstracto, numérico, verbal, mecânico e espacial). Através de uma estratificação da população discente a nível nacional por regiões do país, comunidades urbanas e rurais, ano escolar, género e opção curricular (esta variável apenas no Ensino Secundário), procedeu-se à selecção aleatória de escolas e turmas, avaliando sensivelmente 5.5% da população estudantil nessas circunstâncias. Neste artigo apresentam-se alguns dados referentes às diferenças de desempenho cognitivo encontradas nas provas e globalidade da bateria, considerando os alunos em função do ano de escolaridade, género e, nos anos correspondentes ao Ensino Secundário, opção escolar/agrupamento de estudos (Ciências e Humanidades).
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2009-11-19T10:24:31Z
2009-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/1826
http://hdl.handle.net/10174/1826
url http://hdl.handle.net/10174/1826
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv pag 56-72
nao
nao
nao
livre
ginalemos@uevora.pt
leandro@iep.uminho.pt
679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163044 bytes
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136460973015040