Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Gina C.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Primi, Ricardo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/1822
Resumo: Resumo: Esta apresentação considera uma amostra representativa de alunos portugueses do 5º ao 12º anos de escolaridade (n=4899), provenientes de escolas públicas das diversas regiões do País, e pretende analisar em que medida as habilidades cognitivas se relacionam com o percurso escolar do aluno, em termos de prolongamento dos estudos e respectivo trajecto curricular (no Ensino Secundário). Mais concretamente, analisámos os resultados dos alunos na Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) e alguns indicadores académicos, como a extensão de escolaridade pretendida pelo aluno e o agrupamento de estudos por que optou. Os resultados sugerem que o prolongamento da escolarização expectado pelos alunos se encontra associado ao seu desempenho cognitivo, em todos os níveis escolares considerados (2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário), sobretudo nas provas que mais apelam a competências verbais. Por último, no que toca ao Ensino Secundário, o agrupamento de estudos parece concorrer de forma significativa, quer para os níveis de realização cognitiva dos alunos nas provas, quer para os projectos vocacionais dos mesmos em termos de nível de escolarização pretendido.
id RCAP_e17535cb891f0914d5879f2860c2070c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/1822
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectosHabilidades cognitivasDesempenho académicoProjectos vocacionaisRaciocínioResumo: Esta apresentação considera uma amostra representativa de alunos portugueses do 5º ao 12º anos de escolaridade (n=4899), provenientes de escolas públicas das diversas regiões do País, e pretende analisar em que medida as habilidades cognitivas se relacionam com o percurso escolar do aluno, em termos de prolongamento dos estudos e respectivo trajecto curricular (no Ensino Secundário). Mais concretamente, analisámos os resultados dos alunos na Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) e alguns indicadores académicos, como a extensão de escolaridade pretendida pelo aluno e o agrupamento de estudos por que optou. Os resultados sugerem que o prolongamento da escolarização expectado pelos alunos se encontra associado ao seu desempenho cognitivo, em todos os níveis escolares considerados (2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário), sobretudo nas provas que mais apelam a competências verbais. Por último, no que toca ao Ensino Secundário, o agrupamento de estudos parece concorrer de forma significativa, quer para os níveis de realização cognitiva dos alunos nas provas, quer para os projectos vocacionais dos mesmos em termos de nível de escolarização pretendido.2009-11-17T12:02:16Z2009-11-172007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject111386 bytesapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10174/1822http://hdl.handle.net/10174/1822engRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educaciónpag 1784-1793naonaonaolivreginalemos@uevora.ptleandro@iep.uminho.ptricardo.primi@saofrancisco.edu.br679Lemos, Gina C.Almeida, Leandro S.Primi, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:37:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/1822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:57:39.800524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos
title Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos
spellingShingle Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos
Lemos, Gina C.
Habilidades cognitivas
Desempenho académico
Projectos vocacionais
Raciocínio
title_short Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos
title_full Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos
title_fullStr Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos
title_full_unstemmed Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos
title_sort Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos
author Lemos, Gina C.
author_facet Lemos, Gina C.
Almeida, Leandro S.
Primi, Ricardo
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
Primi, Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Gina C.
Almeida, Leandro S.
Primi, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades cognitivas
Desempenho académico
Projectos vocacionais
Raciocínio
topic Habilidades cognitivas
Desempenho académico
Projectos vocacionais
Raciocínio
description Resumo: Esta apresentação considera uma amostra representativa de alunos portugueses do 5º ao 12º anos de escolaridade (n=4899), provenientes de escolas públicas das diversas regiões do País, e pretende analisar em que medida as habilidades cognitivas se relacionam com o percurso escolar do aluno, em termos de prolongamento dos estudos e respectivo trajecto curricular (no Ensino Secundário). Mais concretamente, analisámos os resultados dos alunos na Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) e alguns indicadores académicos, como a extensão de escolaridade pretendida pelo aluno e o agrupamento de estudos por que optou. Os resultados sugerem que o prolongamento da escolarização expectado pelos alunos se encontra associado ao seu desempenho cognitivo, em todos os níveis escolares considerados (2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário), sobretudo nas provas que mais apelam a competências verbais. Por último, no que toca ao Ensino Secundário, o agrupamento de estudos parece concorrer de forma significativa, quer para os níveis de realização cognitiva dos alunos nas provas, quer para os projectos vocacionais dos mesmos em termos de nível de escolarização pretendido.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2009-11-17T12:02:16Z
2009-11-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/1822
http://hdl.handle.net/10174/1822
url http://hdl.handle.net/10174/1822
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
pag 1784-1793
nao
nao
nao
livre
ginalemos@uevora.pt
leandro@iep.uminho.pt
ricardo.primi@saofrancisco.edu.br
679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111386 bytes
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136460971966464