As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sílvia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ribeiro, Célia, Martins, Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23045
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de crianças/alunos com Necessidades Educativas Especiais nomeadamente com Paralisia Cerebral (PC), com o intuito de potenciar a comunicação e a aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo verificar de que forma as TIC podem ser um contributo para o desenvolvimento da comunicação e aprendizagem em alunos com PC. Com uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), em que aplicámos um questionário a quarenta e seis professores e observámos dois alunos com PC em intervenções com recurso às TIC, foi possível concluir, em geral, que a maioria dos professores inquiridos recorre às TIC com frequência na sua prática pedagógica, concordam com o facto de estas contribuírem para a aquisição de aprendizagens, potenciarem o desenvolvimento da comunicação e facilitarem o processo de inclusão dos alunos com PC. Os dois alunos observados manifestaram-se mais motivados quando realizavam as atividades no computador, demonstrando maior autonomia no desempenho das tarefas. O computador assumiu também um papel relevante no desenvolvimento das capacidades psicomotoras.
id RCAP_4c46ecffe101d55d4f62bbba6b927c74
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23045
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagemThe information and communication technologies in the context of cerebral palsy: its importance to communication and learningEducação inclusivaParalisia cerebralTecnologias de informação e comunicaçãoComunicaçãoAprendizagemInclusive educationCerebral PalsyInformation technology and communicationCommunicationLearningAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de crianças/alunos com Necessidades Educativas Especiais nomeadamente com Paralisia Cerebral (PC), com o intuito de potenciar a comunicação e a aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo verificar de que forma as TIC podem ser um contributo para o desenvolvimento da comunicação e aprendizagem em alunos com PC. Com uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), em que aplicámos um questionário a quarenta e seis professores e observámos dois alunos com PC em intervenções com recurso às TIC, foi possível concluir, em geral, que a maioria dos professores inquiridos recorre às TIC com frequência na sua prática pedagógica, concordam com o facto de estas contribuírem para a aquisição de aprendizagens, potenciarem o desenvolvimento da comunicação e facilitarem o processo de inclusão dos alunos com PC. Os dois alunos observados manifestaram-se mais motivados quando realizavam as atividades no computador, demonstrando maior autonomia no desempenho das tarefas. O computador assumiu também um papel relevante no desenvolvimento das capacidades psicomotoras.Information and Communication Technologies have been used with students with cerebral palsy in order to develop their communication and learning processes. In this sense, this study was conducted in order to verify how Information and Communication Technologies can be a contribution to the promotion of communication and learning of students with cerebral palsy. With a mixed methodology (quantitative and qualitative), forty-six teachers were submitted to a questionnaire and two students with cerebral palsy were observed using Information and Communication Technologies. It was concluded, in general, that the majority of surveyed teachers use Information and Communication Technologies very often in their daily activity; they agree that technologies contribute to learning as well as that they potentiate the development of communication and facilitate the inclusion of students with Cerebral Palsy. The two observed students seemed to be more motivated when performing activities on the computer, showing greater autonomy in the tasks. Communication technologies also assumed an important role in the development of psychomotor skillsUniversidade Católica Portuguesa,Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, SílviaRibeiro, CéliaMartins, Catarina2017-10-12T13:46:27Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23045porOLIVEIRA, Sílvia; RIBEIRO, Célia; MARTINS, Catarina - Stress e burnout em professores da educação especial. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 23 (2015), p. 213-239.0872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2015.279info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:05.646542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem
The information and communication technologies in the context of cerebral palsy: its importance to communication and learning
title As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem
spellingShingle As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem
Oliveira, Sílvia
Educação inclusiva
Paralisia cerebral
Tecnologias de informação e comunicação
Comunicação
Aprendizagem
Inclusive education
Cerebral Palsy
Information technology and communication
Communication
Learning
title_short As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem
title_full As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem
title_fullStr As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem
title_sort As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem
author Oliveira, Sílvia
author_facet Oliveira, Sílvia
Ribeiro, Célia
Martins, Catarina
author_role author
author2 Ribeiro, Célia
Martins, Catarina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sílvia
Ribeiro, Célia
Martins, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Paralisia cerebral
Tecnologias de informação e comunicação
Comunicação
Aprendizagem
Inclusive education
Cerebral Palsy
Information technology and communication
Communication
Learning
topic Educação inclusiva
Paralisia cerebral
Tecnologias de informação e comunicação
Comunicação
Aprendizagem
Inclusive education
Cerebral Palsy
Information technology and communication
Communication
Learning
description As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de crianças/alunos com Necessidades Educativas Especiais nomeadamente com Paralisia Cerebral (PC), com o intuito de potenciar a comunicação e a aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo verificar de que forma as TIC podem ser um contributo para o desenvolvimento da comunicação e aprendizagem em alunos com PC. Com uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), em que aplicámos um questionário a quarenta e seis professores e observámos dois alunos com PC em intervenções com recurso às TIC, foi possível concluir, em geral, que a maioria dos professores inquiridos recorre às TIC com frequência na sua prática pedagógica, concordam com o facto de estas contribuírem para a aquisição de aprendizagens, potenciarem o desenvolvimento da comunicação e facilitarem o processo de inclusão dos alunos com PC. Os dois alunos observados manifestaram-se mais motivados quando realizavam as atividades no computador, demonstrando maior autonomia no desempenho das tarefas. O computador assumiu também um papel relevante no desenvolvimento das capacidades psicomotoras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-10-12T13:46:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23045
url http://hdl.handle.net/10400.14/23045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Sílvia; RIBEIRO, Célia; MARTINS, Catarina - Stress e burnout em professores da educação especial. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 23 (2015), p. 213-239.
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2015.279
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa,
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa,
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131884361351168