As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/23045 |
Resumo: | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de crianças/alunos com Necessidades Educativas Especiais nomeadamente com Paralisia Cerebral (PC), com o intuito de potenciar a comunicação e a aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo verificar de que forma as TIC podem ser um contributo para o desenvolvimento da comunicação e aprendizagem em alunos com PC. Com uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), em que aplicámos um questionário a quarenta e seis professores e observámos dois alunos com PC em intervenções com recurso às TIC, foi possível concluir, em geral, que a maioria dos professores inquiridos recorre às TIC com frequência na sua prática pedagógica, concordam com o facto de estas contribuírem para a aquisição de aprendizagens, potenciarem o desenvolvimento da comunicação e facilitarem o processo de inclusão dos alunos com PC. Os dois alunos observados manifestaram-se mais motivados quando realizavam as atividades no computador, demonstrando maior autonomia no desempenho das tarefas. O computador assumiu também um papel relevante no desenvolvimento das capacidades psicomotoras. |
id |
RCAP_4c46ecffe101d55d4f62bbba6b927c74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23045 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagemThe information and communication technologies in the context of cerebral palsy: its importance to communication and learningEducação inclusivaParalisia cerebralTecnologias de informação e comunicaçãoComunicaçãoAprendizagemInclusive educationCerebral PalsyInformation technology and communicationCommunicationLearningAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de crianças/alunos com Necessidades Educativas Especiais nomeadamente com Paralisia Cerebral (PC), com o intuito de potenciar a comunicação e a aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo verificar de que forma as TIC podem ser um contributo para o desenvolvimento da comunicação e aprendizagem em alunos com PC. Com uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), em que aplicámos um questionário a quarenta e seis professores e observámos dois alunos com PC em intervenções com recurso às TIC, foi possível concluir, em geral, que a maioria dos professores inquiridos recorre às TIC com frequência na sua prática pedagógica, concordam com o facto de estas contribuírem para a aquisição de aprendizagens, potenciarem o desenvolvimento da comunicação e facilitarem o processo de inclusão dos alunos com PC. Os dois alunos observados manifestaram-se mais motivados quando realizavam as atividades no computador, demonstrando maior autonomia no desempenho das tarefas. O computador assumiu também um papel relevante no desenvolvimento das capacidades psicomotoras.Information and Communication Technologies have been used with students with cerebral palsy in order to develop their communication and learning processes. In this sense, this study was conducted in order to verify how Information and Communication Technologies can be a contribution to the promotion of communication and learning of students with cerebral palsy. With a mixed methodology (quantitative and qualitative), forty-six teachers were submitted to a questionnaire and two students with cerebral palsy were observed using Information and Communication Technologies. It was concluded, in general, that the majority of surveyed teachers use Information and Communication Technologies very often in their daily activity; they agree that technologies contribute to learning as well as that they potentiate the development of communication and facilitate the inclusion of students with Cerebral Palsy. The two observed students seemed to be more motivated when performing activities on the computer, showing greater autonomy in the tasks. Communication technologies also assumed an important role in the development of psychomotor skillsUniversidade Católica Portuguesa,Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, SílviaRibeiro, CéliaMartins, Catarina2017-10-12T13:46:27Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23045porOLIVEIRA, Sílvia; RIBEIRO, Célia; MARTINS, Catarina - Stress e burnout em professores da educação especial. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 23 (2015), p. 213-239.0872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2015.279info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:05.646542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem The information and communication technologies in the context of cerebral palsy: its importance to communication and learning |
title |
As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem |
spellingShingle |
As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem Oliveira, Sílvia Educação inclusiva Paralisia cerebral Tecnologias de informação e comunicação Comunicação Aprendizagem Inclusive education Cerebral Palsy Information technology and communication Communication Learning |
title_short |
As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem |
title_full |
As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem |
title_fullStr |
As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem |
title_sort |
As tecnologias de informação e comunicação no contexto de paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem |
author |
Oliveira, Sílvia |
author_facet |
Oliveira, Sílvia Ribeiro, Célia Martins, Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Célia Martins, Catarina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sílvia Ribeiro, Célia Martins, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Paralisia cerebral Tecnologias de informação e comunicação Comunicação Aprendizagem Inclusive education Cerebral Palsy Information technology and communication Communication Learning |
topic |
Educação inclusiva Paralisia cerebral Tecnologias de informação e comunicação Comunicação Aprendizagem Inclusive education Cerebral Palsy Information technology and communication Communication Learning |
description |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de crianças/alunos com Necessidades Educativas Especiais nomeadamente com Paralisia Cerebral (PC), com o intuito de potenciar a comunicação e a aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo verificar de que forma as TIC podem ser um contributo para o desenvolvimento da comunicação e aprendizagem em alunos com PC. Com uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), em que aplicámos um questionário a quarenta e seis professores e observámos dois alunos com PC em intervenções com recurso às TIC, foi possível concluir, em geral, que a maioria dos professores inquiridos recorre às TIC com frequência na sua prática pedagógica, concordam com o facto de estas contribuírem para a aquisição de aprendizagens, potenciarem o desenvolvimento da comunicação e facilitarem o processo de inclusão dos alunos com PC. Os dois alunos observados manifestaram-se mais motivados quando realizavam as atividades no computador, demonstrando maior autonomia no desempenho das tarefas. O computador assumiu também um papel relevante no desenvolvimento das capacidades psicomotoras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2017-10-12T13:46:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/23045 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/23045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Sílvia; RIBEIRO, Célia; MARTINS, Catarina - Stress e burnout em professores da educação especial. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 23 (2015), p. 213-239. 0872-556X 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2015.279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa, |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa, |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131884361351168 |