A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Carolina Schmitt
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Peixoto, João, Silva, Karin Vieira da, Osinski, Marilei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26675
Resumo: O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção de alunos, tutores e professores ao longo de um curso de graduação a distância, no que se refere à interação estabelecida entre eles. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores (6), tutores presenciais (8), tutores a distância (2) e alunos concluintes (24) do curso de administração a distância ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina através do Sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise de dados seguiu os preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2004). Os resultados indicam que as interações aconteciam presencialmente e virtualmente e que os alunos consideram a interação entre eles e com os tutores satisfatória. Entretanto, em relação aos professores, a satisfação tende a decrescer. Além disso, há evidências nos discursos dos entrevistados de que a interação pode afetar tanto no desempenho quanto na permanência dos alunos no curso, especialmente nos primeiros semestres.
id RCAP_4c6706e611894fabb871a8b4cddee775
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26675
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do BrasilUniversidade AbertaEducação à distânciae-learningBrasilBrazilian Open University SystemDistance Education Coursee-learningO objetivo deste trabalho é conhecer a percepção de alunos, tutores e professores ao longo de um curso de graduação a distância, no que se refere à interação estabelecida entre eles. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores (6), tutores presenciais (8), tutores a distância (2) e alunos concluintes (24) do curso de administração a distância ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina através do Sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise de dados seguiu os preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2004). Os resultados indicam que as interações aconteciam presencialmente e virtualmente e que os alunos consideram a interação entre eles e com os tutores satisfatória. Entretanto, em relação aos professores, a satisfação tende a decrescer. Além disso, há evidências nos discursos dos entrevistados de que a interação pode afetar tanto no desempenho quanto na permanência dos alunos no curso, especialmente nos primeiros semestres.The objective of this work is to analyze the perception of students, tutors and professors regarding the interaction established between them in a distance education course. Data were collected through semi-structured interviews, with course coordinators (6), face-to-face tutors (8), distance tutors (2) and students (24) of the Business Program offered by the Federal University of Santa Catarina, through The Brazilian Open University System. Regarding data analysis, content analysis precepts of Bardin (2004) were used. The results indicate that interactions occur in person and virtually and that students consider their interaction with other students and with tutors as satisfactory, however, with professors, this satisfaction tends to decrease. In addition, there are evidences that interaction can affect students’ performance and their permanence in the course, especially in the first semestersServiço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENACRepositório da Universidade de LisboaNunes, Carolina SchmittPeixoto, JoãoSilva, Karin Vieira daOsinski, Marilei2023-01-03T15:42:14Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26675porNunes, Carolina Schmitt … [et al.] .(2018). “A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil”. Competência – Revista de Educação Superior do Senac – RS, Vol. 11, Nº. 2: pp. 1-9. (Search PDF in 2022).2177-4986 (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:16.806904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil
title A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil
spellingShingle A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil
Nunes, Carolina Schmitt
Universidade Aberta
Educação à distância
e-learning
Brasil
Brazilian Open University System
Distance Education Course
e-learning
title_short A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil
title_full A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil
title_fullStr A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil
title_full_unstemmed A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil
title_sort A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil
author Nunes, Carolina Schmitt
author_facet Nunes, Carolina Schmitt
Peixoto, João
Silva, Karin Vieira da
Osinski, Marilei
author_role author
author2 Peixoto, João
Silva, Karin Vieira da
Osinski, Marilei
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Carolina Schmitt
Peixoto, João
Silva, Karin Vieira da
Osinski, Marilei
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Aberta
Educação à distância
e-learning
Brasil
Brazilian Open University System
Distance Education Course
e-learning
topic Universidade Aberta
Educação à distância
e-learning
Brasil
Brazilian Open University System
Distance Education Course
e-learning
description O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção de alunos, tutores e professores ao longo de um curso de graduação a distância, no que se refere à interação estabelecida entre eles. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores (6), tutores presenciais (8), tutores a distância (2) e alunos concluintes (24) do curso de administração a distância ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina através do Sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise de dados seguiu os preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2004). Os resultados indicam que as interações aconteciam presencialmente e virtualmente e que os alunos consideram a interação entre eles e com os tutores satisfatória. Entretanto, em relação aos professores, a satisfação tende a decrescer. Além disso, há evidências nos discursos dos entrevistados de que a interação pode afetar tanto no desempenho quanto na permanência dos alunos no curso, especialmente nos primeiros semestres.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2023-01-03T15:42:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26675
url http://hdl.handle.net/10400.5/26675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nunes, Carolina Schmitt … [et al.] .(2018). “A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil”. Competência – Revista de Educação Superior do Senac – RS, Vol. 11, Nº. 2: pp. 1-9. (Search PDF in 2022).
2177-4986 (Online)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC
publisher.none.fl_str_mv Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131199162023936