A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26675 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção de alunos, tutores e professores ao longo de um curso de graduação a distância, no que se refere à interação estabelecida entre eles. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores (6), tutores presenciais (8), tutores a distância (2) e alunos concluintes (24) do curso de administração a distância ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina através do Sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise de dados seguiu os preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2004). Os resultados indicam que as interações aconteciam presencialmente e virtualmente e que os alunos consideram a interação entre eles e com os tutores satisfatória. Entretanto, em relação aos professores, a satisfação tende a decrescer. Além disso, há evidências nos discursos dos entrevistados de que a interação pode afetar tanto no desempenho quanto na permanência dos alunos no curso, especialmente nos primeiros semestres. |
id |
RCAP_4c6706e611894fabb871a8b4cddee775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26675 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do BrasilUniversidade AbertaEducação à distânciae-learningBrasilBrazilian Open University SystemDistance Education Coursee-learningO objetivo deste trabalho é conhecer a percepção de alunos, tutores e professores ao longo de um curso de graduação a distância, no que se refere à interação estabelecida entre eles. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores (6), tutores presenciais (8), tutores a distância (2) e alunos concluintes (24) do curso de administração a distância ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina através do Sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise de dados seguiu os preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2004). Os resultados indicam que as interações aconteciam presencialmente e virtualmente e que os alunos consideram a interação entre eles e com os tutores satisfatória. Entretanto, em relação aos professores, a satisfação tende a decrescer. Além disso, há evidências nos discursos dos entrevistados de que a interação pode afetar tanto no desempenho quanto na permanência dos alunos no curso, especialmente nos primeiros semestres.The objective of this work is to analyze the perception of students, tutors and professors regarding the interaction established between them in a distance education course. Data were collected through semi-structured interviews, with course coordinators (6), face-to-face tutors (8), distance tutors (2) and students (24) of the Business Program offered by the Federal University of Santa Catarina, through The Brazilian Open University System. Regarding data analysis, content analysis precepts of Bardin (2004) were used. The results indicate that interactions occur in person and virtually and that students consider their interaction with other students and with tutors as satisfactory, however, with professors, this satisfaction tends to decrease. In addition, there are evidences that interaction can affect students’ performance and their permanence in the course, especially in the first semestersServiço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENACRepositório da Universidade de LisboaNunes, Carolina SchmittPeixoto, JoãoSilva, Karin Vieira daOsinski, Marilei2023-01-03T15:42:14Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26675porNunes, Carolina Schmitt … [et al.] .(2018). “A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil”. Competência – Revista de Educação Superior do Senac – RS, Vol. 11, Nº. 2: pp. 1-9. (Search PDF in 2022).2177-4986 (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:16.806904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil |
title |
A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil |
spellingShingle |
A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil Nunes, Carolina Schmitt Universidade Aberta Educação à distância e-learning Brasil Brazilian Open University System Distance Education Course e-learning |
title_short |
A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil |
title_full |
A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil |
title_fullStr |
A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil |
title_full_unstemmed |
A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil |
title_sort |
A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil |
author |
Nunes, Carolina Schmitt |
author_facet |
Nunes, Carolina Schmitt Peixoto, João Silva, Karin Vieira da Osinski, Marilei |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, João Silva, Karin Vieira da Osinski, Marilei |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Carolina Schmitt Peixoto, João Silva, Karin Vieira da Osinski, Marilei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Aberta Educação à distância e-learning Brasil Brazilian Open University System Distance Education Course e-learning |
topic |
Universidade Aberta Educação à distância e-learning Brasil Brazilian Open University System Distance Education Course e-learning |
description |
O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção de alunos, tutores e professores ao longo de um curso de graduação a distância, no que se refere à interação estabelecida entre eles. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores (6), tutores presenciais (8), tutores a distância (2) e alunos concluintes (24) do curso de administração a distância ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina através do Sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise de dados seguiu os preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2004). Os resultados indicam que as interações aconteciam presencialmente e virtualmente e que os alunos consideram a interação entre eles e com os tutores satisfatória. Entretanto, em relação aos professores, a satisfação tende a decrescer. Além disso, há evidências nos discursos dos entrevistados de que a interação pode afetar tanto no desempenho quanto na permanência dos alunos no curso, especialmente nos primeiros semestres. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2023-01-03T15:42:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26675 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nunes, Carolina Schmitt … [et al.] .(2018). “A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil”. Competência – Revista de Educação Superior do Senac – RS, Vol. 11, Nº. 2: pp. 1-9. (Search PDF in 2022). 2177-4986 (Online) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131199162023936 |