A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonte, Maria Isabel Dâmaso Marques da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22053
Resumo: As várias mudanças no seio das organizações, fruto de um mercado global e cada vez mais competitivo, aliado a uma conjuntura económica desfavorável, produzem consequências diretas e indiretas na forma como os colaboradores e as organizações se relacionam e comunicam entre si. Neste sentido, a comunicação, e em particular, a comunicação interna é uma área estratégica de desenvolvimento organizacional, tendo efeitos de alinhamento dos públicos internos com a estratégia de comunicação organizacional global. Sendo que as organizações são feitas de e por pessoas, torna-se primordial o seu conforto dentro da empresa para que isso se traduza num desempenho positivo e saudável. Como tal factores como motivação, satisfação e compromisso identificam-se como alguns dos aspectos mais importantes para tal desempenho. Compreender de que modo pode a Comunicação Interna apoiar e influenciar o desenvolvimento de indicadores desta natureza é , pois, o propósito deste relatório de estágio. A presente investigação é um estudo de caso realizado numa Consultora Multinacional Francesa, onde se procurou aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar se a Comunicação Interna contribui para a motivação, satisfação e compromisso dos colaboradores na empresa estudada.
id RCAP_4c6c7c9f46fc448bbc6c8bd607ddda92
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22053
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran PortugalOrganizaçãoComunicação internaMotivaçãoSatisfaçãoCompromissoColaboradoresOrganizationInternal communicationMotivationFulfillmentCommitmentEmployeesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs várias mudanças no seio das organizações, fruto de um mercado global e cada vez mais competitivo, aliado a uma conjuntura económica desfavorável, produzem consequências diretas e indiretas na forma como os colaboradores e as organizações se relacionam e comunicam entre si. Neste sentido, a comunicação, e em particular, a comunicação interna é uma área estratégica de desenvolvimento organizacional, tendo efeitos de alinhamento dos públicos internos com a estratégia de comunicação organizacional global. Sendo que as organizações são feitas de e por pessoas, torna-se primordial o seu conforto dentro da empresa para que isso se traduza num desempenho positivo e saudável. Como tal factores como motivação, satisfação e compromisso identificam-se como alguns dos aspectos mais importantes para tal desempenho. Compreender de que modo pode a Comunicação Interna apoiar e influenciar o desenvolvimento de indicadores desta natureza é , pois, o propósito deste relatório de estágio. A presente investigação é um estudo de caso realizado numa Consultora Multinacional Francesa, onde se procurou aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar se a Comunicação Interna contribui para a motivação, satisfação e compromisso dos colaboradores na empresa estudada.The numerous changes within organizations, as a result of an increasingly and competitive global market, combined with an unfavorable economic environment, produce direct and indirect consequences on the way employees and organizations relate and communicate with each other. In this regard, communication, more particularly, internal communication is a strategic area of organizational development, having alignment effects of the internal public with the overall organizational communication strategy. Since organizations are made of and by people, its comfort within the company becomes essential so that it translates in a positive and healthy performance. As such, factors such as motivation, satisfaction and commitment are identified as some of the most important aspects for such performance. Understanding how the Internal Communication can support and influence the development of indicators of this nature is, therefore, the purpose of this internship report. This research consists in a case study performed in a French Multinational Consultant, where the veracity of the hypotheses studied was assessed. The obtained results allowed to show that the Internal Communication contributes to motivation, satisfaction and commitment of the studied company employees.Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFonte, Maria Isabel Dâmaso Marques da2017-04-07T14:29:14Z2016-12-1320162016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22053TID:201453894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:24.039296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal
title A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal
spellingShingle A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal
Fonte, Maria Isabel Dâmaso Marques da
Organização
Comunicação interna
Motivação
Satisfação
Compromisso
Colaboradores
Organization
Internal communication
Motivation
Fulfillment
Commitment
Employees
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal
title_full A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal
title_fullStr A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal
title_full_unstemmed A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal
title_sort A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal
author Fonte, Maria Isabel Dâmaso Marques da
author_facet Fonte, Maria Isabel Dâmaso Marques da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Nuno Manuel Coelho Goulart
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonte, Maria Isabel Dâmaso Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Organização
Comunicação interna
Motivação
Satisfação
Compromisso
Colaboradores
Organization
Internal communication
Motivation
Fulfillment
Commitment
Employees
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Organização
Comunicação interna
Motivação
Satisfação
Compromisso
Colaboradores
Organization
Internal communication
Motivation
Fulfillment
Commitment
Employees
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description As várias mudanças no seio das organizações, fruto de um mercado global e cada vez mais competitivo, aliado a uma conjuntura económica desfavorável, produzem consequências diretas e indiretas na forma como os colaboradores e as organizações se relacionam e comunicam entre si. Neste sentido, a comunicação, e em particular, a comunicação interna é uma área estratégica de desenvolvimento organizacional, tendo efeitos de alinhamento dos públicos internos com a estratégia de comunicação organizacional global. Sendo que as organizações são feitas de e por pessoas, torna-se primordial o seu conforto dentro da empresa para que isso se traduza num desempenho positivo e saudável. Como tal factores como motivação, satisfação e compromisso identificam-se como alguns dos aspectos mais importantes para tal desempenho. Compreender de que modo pode a Comunicação Interna apoiar e influenciar o desenvolvimento de indicadores desta natureza é , pois, o propósito deste relatório de estágio. A presente investigação é um estudo de caso realizado numa Consultora Multinacional Francesa, onde se procurou aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar se a Comunicação Interna contribui para a motivação, satisfação e compromisso dos colaboradores na empresa estudada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13
2016
2016-12-13T00:00:00Z
2017-04-07T14:29:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/22053
TID:201453894
url http://hdl.handle.net/10400.14/22053
identifier_str_mv TID:201453894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131874853912576