A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22053 |
Resumo: | As várias mudanças no seio das organizações, fruto de um mercado global e cada vez mais competitivo, aliado a uma conjuntura económica desfavorável, produzem consequências diretas e indiretas na forma como os colaboradores e as organizações se relacionam e comunicam entre si. Neste sentido, a comunicação, e em particular, a comunicação interna é uma área estratégica de desenvolvimento organizacional, tendo efeitos de alinhamento dos públicos internos com a estratégia de comunicação organizacional global. Sendo que as organizações são feitas de e por pessoas, torna-se primordial o seu conforto dentro da empresa para que isso se traduza num desempenho positivo e saudável. Como tal factores como motivação, satisfação e compromisso identificam-se como alguns dos aspectos mais importantes para tal desempenho. Compreender de que modo pode a Comunicação Interna apoiar e influenciar o desenvolvimento de indicadores desta natureza é , pois, o propósito deste relatório de estágio. A presente investigação é um estudo de caso realizado numa Consultora Multinacional Francesa, onde se procurou aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar se a Comunicação Interna contribui para a motivação, satisfação e compromisso dos colaboradores na empresa estudada. |
id |
RCAP_4c6c7c9f46fc448bbc6c8bd607ddda92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran PortugalOrganizaçãoComunicação internaMotivaçãoSatisfaçãoCompromissoColaboradoresOrganizationInternal communicationMotivationFulfillmentCommitmentEmployeesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs várias mudanças no seio das organizações, fruto de um mercado global e cada vez mais competitivo, aliado a uma conjuntura económica desfavorável, produzem consequências diretas e indiretas na forma como os colaboradores e as organizações se relacionam e comunicam entre si. Neste sentido, a comunicação, e em particular, a comunicação interna é uma área estratégica de desenvolvimento organizacional, tendo efeitos de alinhamento dos públicos internos com a estratégia de comunicação organizacional global. Sendo que as organizações são feitas de e por pessoas, torna-se primordial o seu conforto dentro da empresa para que isso se traduza num desempenho positivo e saudável. Como tal factores como motivação, satisfação e compromisso identificam-se como alguns dos aspectos mais importantes para tal desempenho. Compreender de que modo pode a Comunicação Interna apoiar e influenciar o desenvolvimento de indicadores desta natureza é , pois, o propósito deste relatório de estágio. A presente investigação é um estudo de caso realizado numa Consultora Multinacional Francesa, onde se procurou aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar se a Comunicação Interna contribui para a motivação, satisfação e compromisso dos colaboradores na empresa estudada.The numerous changes within organizations, as a result of an increasingly and competitive global market, combined with an unfavorable economic environment, produce direct and indirect consequences on the way employees and organizations relate and communicate with each other. In this regard, communication, more particularly, internal communication is a strategic area of organizational development, having alignment effects of the internal public with the overall organizational communication strategy. Since organizations are made of and by people, its comfort within the company becomes essential so that it translates in a positive and healthy performance. As such, factors such as motivation, satisfaction and commitment are identified as some of the most important aspects for such performance. Understanding how the Internal Communication can support and influence the development of indicators of this nature is, therefore, the purpose of this internship report. This research consists in a case study performed in a French Multinational Consultant, where the veracity of the hypotheses studied was assessed. The obtained results allowed to show that the Internal Communication contributes to motivation, satisfaction and commitment of the studied company employees.Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFonte, Maria Isabel Dâmaso Marques da2017-04-07T14:29:14Z2016-12-1320162016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22053TID:201453894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:24.039296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal |
title |
A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal |
spellingShingle |
A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal Fonte, Maria Isabel Dâmaso Marques da Organização Comunicação interna Motivação Satisfação Compromisso Colaboradores Organization Internal communication Motivation Fulfillment Commitment Employees Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal |
title_full |
A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal |
title_fullStr |
A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal |
title_full_unstemmed |
A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal |
title_sort |
A influência da comunicação interna para a motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Altran Portugal |
author |
Fonte, Maria Isabel Dâmaso Marques da |
author_facet |
Fonte, Maria Isabel Dâmaso Marques da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, Nuno Manuel Coelho Goulart Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonte, Maria Isabel Dâmaso Marques da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização Comunicação interna Motivação Satisfação Compromisso Colaboradores Organization Internal communication Motivation Fulfillment Commitment Employees Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Organização Comunicação interna Motivação Satisfação Compromisso Colaboradores Organization Internal communication Motivation Fulfillment Commitment Employees Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
As várias mudanças no seio das organizações, fruto de um mercado global e cada vez mais competitivo, aliado a uma conjuntura económica desfavorável, produzem consequências diretas e indiretas na forma como os colaboradores e as organizações se relacionam e comunicam entre si. Neste sentido, a comunicação, e em particular, a comunicação interna é uma área estratégica de desenvolvimento organizacional, tendo efeitos de alinhamento dos públicos internos com a estratégia de comunicação organizacional global. Sendo que as organizações são feitas de e por pessoas, torna-se primordial o seu conforto dentro da empresa para que isso se traduza num desempenho positivo e saudável. Como tal factores como motivação, satisfação e compromisso identificam-se como alguns dos aspectos mais importantes para tal desempenho. Compreender de que modo pode a Comunicação Interna apoiar e influenciar o desenvolvimento de indicadores desta natureza é , pois, o propósito deste relatório de estágio. A presente investigação é um estudo de caso realizado numa Consultora Multinacional Francesa, onde se procurou aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar se a Comunicação Interna contribui para a motivação, satisfação e compromisso dos colaboradores na empresa estudada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13 2016 2016-12-13T00:00:00Z 2017-04-07T14:29:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/22053 TID:201453894 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/22053 |
identifier_str_mv |
TID:201453894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131874853912576 |