O Contributo das Chefias Intermédias para a Motivação e Satisfação dos Colaboradores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/47276 |
Resumo: | Num cenário atual em que mudanças e transformações de paradigmas são imediatos, muito por força das novas tecnologias, aliadas, entre outros, aos desafios da globalização, da responsabilidade ética e social, das crises organizacionais e das flutuações dos mercados internos e externos, é fundamental que as empresas estejam preparadas para dar respostas ágeis e eficazes a tais ambientes mutáveis. Na comunicação organizacional há muito que existe a perceção da necessidade de tornar os funcionários influentes, integrados e informados do que acontece na empresa, fazendo-os sentir parte dela. É desta forma que é gerida a entrada e saída de informações e se estabelecem os canais que possibilitam o relacionamento ágil e transparente da Gestão de Topo e da liderança intermédia com o seu público interno e entre os próprios elementos que integram este público. É também a comunicação interna que viabiliza o conhecimento prévio das opiniões e aspirações dos colaboradores, facilitando a criação de mecanismos capazes de avaliar a satisfação e de fomentar a motivação, agregando valor acrescentado às atividades das organizações. Constituiu objeto da presente dissertação aferir se o grau de influência da mesma liderança nos níveis de motivação e de satisfação é transversal – ou não – a todas as categorias profissionais e serviu de objeto de estudo a empresa COBA S.A.. Para operacionalizar o projeto delineado recorreu-se a abordagens metodologias de caráter qualitativo e quantitativo que contemplaram a avaliação das competências de gestão e perfil de liderança do Diretor do Serviço de Recursos Naturais e Equipamentos, bem como a análise dos graus de motivação e satisfação dos colaboradores afetos a este Serviço. Concluiu-se que - ainda que pouco expressiva - existe efetivamente uma influência diferenciada nos graus de motivação e de satisfação de colaboradores de diferentes categorias profissionais, sugerindose o desenvolvimento de estudos adicionais e a implementação de planos de ação que permitam um entendimento generalizado do Clima Organizacional da empresa, com o objetivo de fazer uma avaliação da relação existente entre colaboradores e as respetivas chefias, perceção relativamente à organização, sentimento de pertença e gestão de carreiras entre outros. |
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O Contributo das Chefias Intermédias para a Motivação e Satisfação dos ColaboradoresComunicação estratégicaMotivaçãoLiderançaSatisfaçãoCompromissoStrategic communicationLeadershipMotivationSatisfactionCommitmentNum cenário atual em que mudanças e transformações de paradigmas são imediatos, muito por força das novas tecnologias, aliadas, entre outros, aos desafios da globalização, da responsabilidade ética e social, das crises organizacionais e das flutuações dos mercados internos e externos, é fundamental que as empresas estejam preparadas para dar respostas ágeis e eficazes a tais ambientes mutáveis. Na comunicação organizacional há muito que existe a perceção da necessidade de tornar os funcionários influentes, integrados e informados do que acontece na empresa, fazendo-os sentir parte dela. É desta forma que é gerida a entrada e saída de informações e se estabelecem os canais que possibilitam o relacionamento ágil e transparente da Gestão de Topo e da liderança intermédia com o seu público interno e entre os próprios elementos que integram este público. É também a comunicação interna que viabiliza o conhecimento prévio das opiniões e aspirações dos colaboradores, facilitando a criação de mecanismos capazes de avaliar a satisfação e de fomentar a motivação, agregando valor acrescentado às atividades das organizações. Constituiu objeto da presente dissertação aferir se o grau de influência da mesma liderança nos níveis de motivação e de satisfação é transversal – ou não – a todas as categorias profissionais e serviu de objeto de estudo a empresa COBA S.A.. Para operacionalizar o projeto delineado recorreu-se a abordagens metodologias de caráter qualitativo e quantitativo que contemplaram a avaliação das competências de gestão e perfil de liderança do Diretor do Serviço de Recursos Naturais e Equipamentos, bem como a análise dos graus de motivação e satisfação dos colaboradores afetos a este Serviço. Concluiu-se que - ainda que pouco expressiva - existe efetivamente uma influência diferenciada nos graus de motivação e de satisfação de colaboradores de diferentes categorias profissionais, sugerindose o desenvolvimento de estudos adicionais e a implementação de planos de ação que permitam um entendimento generalizado do Clima Organizacional da empresa, com o objetivo de fazer uma avaliação da relação existente entre colaboradores e as respetivas chefias, perceção relativamente à organização, sentimento de pertença e gestão de carreiras entre outros.In a current scenario where paradigm shifts and transformations are immediate, due to the increased importance of new communication technologies, allied to the challenges of globalization, ethical and social responsibility, organizational crises and fluctuations in internal and external markets, being prepared to provide quick and effective responses to such changing environments is fundamental to the survival of companies. Corporate communication has for quite some time understood the importance of making employees influential, integrated and aware of what happens in the company, and thus creating a sense of belonging. This is how information flow is managed and how communication channels are established to enable an efficient and transparent relationship between the Top and Middle Management with its internal public and among the individuals that integrate this public. It is also internal communication that enables access to knowledge regarding the opinions and aspirations of employees, simplifying the creation of instruments capable of evaluating satisfaction and building motivation levels, adding greater value to corporate activities. The purpose of this thesis was to assess if the same leadership influences in the same manner all professional categories. The engineering firm COBA S.A. was used as Case Study and investigation resorted to qualitative and quantitative methodologic approaches, which included the assessment of the management skills and leadership profile of the Director of the Natural Resources & Equipment Department, as well as the analysis of the motivation and satisfaction levels of employees assigned to this Department. Even though statistical results were not very significant, it was possible to conclude that there is effectively a differential influence on the motivation and satisfaction levels of employees of different professional categories. The development of additional studies and the implementation of action plans was suggested to enable a general understanding of the company’s Organizational Climate, with the objective of assessing the relationship between employees and their respective directors, their overall perception of the firm, sense of belonging and career management, among others.Barreto, Ana MargaridaRUNMeirinhos, Rosa Cristina dos Santos2018-09-24T10:38:52Z2018-06-082018-04-032018-06-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/47276TID:201949750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:39Zoai:run.unl.pt:10362/47276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:03.350801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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