Efeito das atividades de enriquecimento extracurricular na aptidão física de crianças pré-pubertárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marta, Carlos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Casanova, Natalina, Fonseca, Teresa, Vila-chã, Carolina, Costa, Mário, Esteves, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2337
Resumo: O propósito deste estudo foi analisar o efeito de quatro anos de Atividades de Enriquecimento Extracurricular (AEC) na aptidão física de crianças pré-pubertárias. Participaram no estudo 180 crianças, todas elas voluntárias, 123 com e 57 sem frequência de AEC (10.04± .24 anos de idade). A avaliação da aptidão física contemplou testes de capacidade aeróbia, força, flexibilidade, velocidade, agilidade e equilíbrio. As crianças com frequência de AEC exibiram desempenho superior na generalidade dos parâmetros face às crianças sem frequência de AEC. Contudo, registaram-se apenas diferenças significativas entre grupos (p<.01) na força isométrica e explosiva, velocidade e agilidade em favor das crianças com frequência de AEC. Este estudo sublinha a necessidade de se reequacionar o planeamento da atividade física extracurricular em contexto escolar tendo como referência o seu impacto limitado sobre a aptidão física.
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