Efeito das atividades de enriquecimento extracurricular na aptidão física de crianças pré-pubertárias
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2337 |
Resumo: | O propósito deste estudo foi analisar o efeito de quatro anos de Atividades de Enriquecimento Extracurricular (AEC) na aptidão física de crianças pré-pubertárias. Participaram no estudo 180 crianças, todas elas voluntárias, 123 com e 57 sem frequência de AEC (10.04± .24 anos de idade). A avaliação da aptidão física contemplou testes de capacidade aeróbia, força, flexibilidade, velocidade, agilidade e equilíbrio. As crianças com frequência de AEC exibiram desempenho superior na generalidade dos parâmetros face às crianças sem frequência de AEC. Contudo, registaram-se apenas diferenças significativas entre grupos (p<.01) na força isométrica e explosiva, velocidade e agilidade em favor das crianças com frequência de AEC. Este estudo sublinha a necessidade de se reequacionar o planeamento da atividade física extracurricular em contexto escolar tendo como referência o seu impacto limitado sobre a aptidão física. |
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O propósito deste estudo foi analisar o efeito de quatro anos de Atividades de Enriquecimento Extracurricular (AEC) na aptidão física de crianças pré-pubertárias. Participaram no estudo 180 crianças, todas elas voluntárias, 123 com e 57 sem frequência de AEC (10.04± .24 anos de idade). A avaliação da aptidão física contemplou testes de capacidade aeróbia, força, flexibilidade, velocidade, agilidade e equilíbrio. As crianças com frequência de AEC exibiram desempenho superior na generalidade dos parâmetros face às crianças sem frequência de AEC. Contudo, registaram-se apenas diferenças significativas entre grupos (p<.01) na força isométrica e explosiva, velocidade e agilidade em favor das crianças com frequência de AEC. Este estudo sublinha a necessidade de se reequacionar o planeamento da atividade física extracurricular em contexto escolar tendo como referência o seu impacto limitado sobre a aptidão física. |
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