O aluno na relação escola/família : perspectivas de directores de turmas do 3º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/5484 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação |
id |
RCAP_4cbadae878490d94139ccde6dd5cf151 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/5484 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O aluno na relação escola/família : perspectivas de directores de turmas do 3º ciclo do ensino básicoRelação escola/famíliaDistância escola/famíliaPoder do aluno na relação escola/famíliaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da EducaçãoO presente trabalho de investigação incide sobre o papel do aluno na relação escola/família e sobre o seu poder nesta relação. Ainda que a escola e a família sejam as detentoras de poder institucional na relação que estabelecem entre si, também o aluno possui poder nesta relação, que deriva da sua posição entre a escola e a família que gera oportunidades de influenciar a comunicação. Embora a relação escola/família mereça o interesse de muitos investigadores e o papel do aluno seja referido em alguns trabalhos, raramente é, em si mesmo, o objecto de estudo. Assim, dada a escassez de conhecimento sistematizado, apresentamos um trabalho de carácter exploratório e descritivo, que justifica uma metodologia qualitativa, centrada na análise de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas a directores de turma, do terceiro ciclo, de uma escola básica do concelho de Oeiras. Os resultados da investigação salientam a importância do aluno, no seu papel de mediador na comunicação entre o director de turma e o encarregado de educação, em consequência do afastamento físico e cultural entre as famílias e a escola e dos mecanismos de circulação da informação entre os dois grupos de adultos. O conhecimento que os directores de turma possuem das famílias tem como fonte principal o aluno, sendo este também responsável por grande parte do conhecimento que os encarregados de educação possuem da escola. Surgiram ainda vários indicadores do afastamento entre a escola e a família. O estudo levanta outras questões pertinentes para futuras investigações: conhecer as perspectivas dos encarregados de educação e dos alunos sobre as questões agora colocadas aos directores de turma; observar o comportamento da variável distância escola/família e identificar outros possíveis factores que a influenciem em contextos social e culturalmente diferentes daquele que caracteriza a escola onde decorreu a pesquisa, nomeadamente em que a população parental possua escolaridade mais elevada e bom domínio da língua portuguesa.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaSantos, RuiRUNMarques, Paula Alexandra Gomes Pires2011-04-11T12:55:11Z2010-092010-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5484porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:03Zoai:run.unl.pt:10362/5484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:18.280293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aluno na relação escola/família : perspectivas de directores de turmas do 3º ciclo do ensino básico |
title |
O aluno na relação escola/família : perspectivas de directores de turmas do 3º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O aluno na relação escola/família : perspectivas de directores de turmas do 3º ciclo do ensino básico Marques, Paula Alexandra Gomes Pires Relação escola/família Distância escola/família Poder do aluno na relação escola/família |
title_short |
O aluno na relação escola/família : perspectivas de directores de turmas do 3º ciclo do ensino básico |
title_full |
O aluno na relação escola/família : perspectivas de directores de turmas do 3º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O aluno na relação escola/família : perspectivas de directores de turmas do 3º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O aluno na relação escola/família : perspectivas de directores de turmas do 3º ciclo do ensino básico |
title_sort |
O aluno na relação escola/família : perspectivas de directores de turmas do 3º ciclo do ensino básico |
author |
Marques, Paula Alexandra Gomes Pires |
author_facet |
Marques, Paula Alexandra Gomes Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Rui RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Paula Alexandra Gomes Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação escola/família Distância escola/família Poder do aluno na relação escola/família |
topic |
Relação escola/família Distância escola/família Poder do aluno na relação escola/família |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09 2010-09-01T00:00:00Z 2011-04-11T12:55:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/5484 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/5484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137812863254528 |