Sometimes when welre different, we just need a different song: a música e os processos de Integração na sala de aula de Inglês no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Dina Isabel da Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20390
Resumo: Este relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no programa do mestrado de Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto. O objetivo primordial deste trabalho prendeu-se com o aprofundamento da compreensão das contribuições da música enquanto ferramenta na criação de uma sala de aula de Inglês do 1.º CEB mais inclusiva. Numa fase inicial, fez-se uma pesquisa descritiva sendo que, posteriormente, levou-se a cabo uma pesquisa bibliográfica em torno de documentos e autores que comprovassem o impacto da música na aula de Inglês do 1.º CEB. Foi ainda feita uma análise reflexiva da Prática de Ensino Supervisionada, tendo sido aplicados questionários/formulários,quer a professores de Inglês do 1.º CEB, quer a alunos de Inglês do 3.º e 4.º ano de escolaridade. Ao longo do relatório, poder-se­ á encontrar evidências da eficácia da utilização da música como recurso impactante no processo de ensino-aprendizagem de Inglês em crianças do 1.º CEB, particularmente em crianças ao abrigo de medidas inseridas na Educação Inclusiva.
id RCAP_4cdaa01217aff1e62c919ba554ee87bf
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sometimes when welre different, we just need a different song: a música e os processos de Integração na sala de aula de Inglês no 1.º CEBInglêsEducação InclusivaMúsicaEnglishInclusive EducationMusicDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no programa do mestrado de Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto. O objetivo primordial deste trabalho prendeu-se com o aprofundamento da compreensão das contribuições da música enquanto ferramenta na criação de uma sala de aula de Inglês do 1.º CEB mais inclusiva. Numa fase inicial, fez-se uma pesquisa descritiva sendo que, posteriormente, levou-se a cabo uma pesquisa bibliográfica em torno de documentos e autores que comprovassem o impacto da música na aula de Inglês do 1.º CEB. Foi ainda feita uma análise reflexiva da Prática de Ensino Supervisionada, tendo sido aplicados questionários/formulários,quer a professores de Inglês do 1.º CEB, quer a alunos de Inglês do 3.º e 4.º ano de escolaridade. Ao longo do relatório, poder-se­ á encontrar evidências da eficácia da utilização da música como recurso impactante no processo de ensino-aprendizagem de Inglês em crianças do 1.º CEB, particularmente em crianças ao abrigo de medidas inseridas na Educação Inclusiva.This report was written within the scope of the curricular unit Prática de Ensino Supervisionada, part of the curriculum of the Master's degree in Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico from Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto. The main aim of this project was to deepen the understanding of what the contributions of music as an English classroom inclusive tool can be. At an early stage, descriptive research was carried out and afterwards, bibliographic research took place in terms of documents and authors that could prove the impact of music in the English classroom. A criticai analysis of the internship was aiso included,namely the surveys that were applied to both English primary school teachers and third/fourth graders. Throughout this report, evidence of the efficiency of using music as an impacting tool in the English learning process of primary school children, specially, children with special needs, can be found.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFerreira, Ana Patrícia de MagalhãesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGuerreiro, Dina Isabel da Rocha2022-04-19T14:18:45Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/20390TID:202994015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:15:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:28.315414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sometimes when welre different, we just need a different song: a música e os processos de Integração na sala de aula de Inglês no 1.º CEB
title Sometimes when welre different, we just need a different song: a música e os processos de Integração na sala de aula de Inglês no 1.º CEB
spellingShingle Sometimes when welre different, we just need a different song: a música e os processos de Integração na sala de aula de Inglês no 1.º CEB
Guerreiro, Dina Isabel da Rocha
Inglês
Educação Inclusiva
Música
English
Inclusive Education
Music
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Sometimes when welre different, we just need a different song: a música e os processos de Integração na sala de aula de Inglês no 1.º CEB
title_full Sometimes when welre different, we just need a different song: a música e os processos de Integração na sala de aula de Inglês no 1.º CEB
title_fullStr Sometimes when welre different, we just need a different song: a música e os processos de Integração na sala de aula de Inglês no 1.º CEB
title_full_unstemmed Sometimes when welre different, we just need a different song: a música e os processos de Integração na sala de aula de Inglês no 1.º CEB
title_sort Sometimes when welre different, we just need a different song: a música e os processos de Integração na sala de aula de Inglês no 1.º CEB
author Guerreiro, Dina Isabel da Rocha
author_facet Guerreiro, Dina Isabel da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Ana Patrícia de Magalhães
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Dina Isabel da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Inglês
Educação Inclusiva
Música
English
Inclusive Education
Music
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inglês
Educação Inclusiva
Música
English
Inclusive Education
Music
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no programa do mestrado de Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto. O objetivo primordial deste trabalho prendeu-se com o aprofundamento da compreensão das contribuições da música enquanto ferramenta na criação de uma sala de aula de Inglês do 1.º CEB mais inclusiva. Numa fase inicial, fez-se uma pesquisa descritiva sendo que, posteriormente, levou-se a cabo uma pesquisa bibliográfica em torno de documentos e autores que comprovassem o impacto da música na aula de Inglês do 1.º CEB. Foi ainda feita uma análise reflexiva da Prática de Ensino Supervisionada, tendo sido aplicados questionários/formulários,quer a professores de Inglês do 1.º CEB, quer a alunos de Inglês do 3.º e 4.º ano de escolaridade. Ao longo do relatório, poder-se­ á encontrar evidências da eficácia da utilização da música como recurso impactante no processo de ensino-aprendizagem de Inglês em crianças do 1.º CEB, particularmente em crianças ao abrigo de medidas inseridas na Educação Inclusiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-19T14:18:45Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20390
TID:202994015
url http://hdl.handle.net/10400.22/20390
identifier_str_mv TID:202994015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131493456412672