Aprender inglês com musica : uma estratégia de aprendizagem lúdico-pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cristina Raquel Barroso Nogueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2571
Resumo: Este estudo resulta da necessidade de mudança de práticas letivas, atenta na inovação e na aprendizagem da língua inglesa por alunos do 1º ciclo. Num mundo em constante mudança, os alunos dos dias de hoje têm interesses e necessidades diversificados e precisam de estímulos e atividades cativantes que lhes proporcionem momentos de aprendizagem efetiva, criativa, motivadora e que despertem o interesse pela aquisição de competências linguísticas ao nível do inglês, no 1º ciclo. Utilizou-se o método de investigação-ação, considerado o mais apropriado neste caso, não só porque permite continuidade, mas também porque é uma metodologia que envolve planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitando reformulação e adequação de estratégias pertinentes e funcionais no processo de ensino-aprendizagem. Neste estudo foram implementadas seis sessões com atividades diversificadas articulando competências e objetivos de inglês com a área musical, numa simbiose interdisciplinar de aquisição de conhecimentos. Diversas atividades musicais funcionaram como recurso preparatório e estimulador no processo de ensinoaprendizagem. Prova disto é o aumento dos níveis de concentração, assim como os níveis de atenção, confiança, coordenação e melhorias na autoestima e na motivação dos alunos. Estes resultados sugerem que a aprendizagem da língua inglesa não é tão difícil como se pensa, quando usadas boas práticas, ajustadas aos alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos. Este estudo tem implicações a vários níveis e pode concluir-se que estas duas áreas se complementam e as atividades executadas são estratégias de aprendizagem lúdico-pedagógicas, proporcionando momentos de aprendizagem da língua inglesa com carácter lúdico, num ambiente relaxante, apelativo e motivante.
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