A significância histórica de personagens na perspectiva de alunos portugueses e brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Fátima Rosário Costa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6716
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da História
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spelling A significância histórica de personagens na perspectiva de alunos portugueses e brasileiros93:372.893372.893:93Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da HistóriaO presente estudo assume como relevante compreender as concepções dos alunos em torno da Significância Histórica – um conceito de segunda ordem, no plano da reflexão epistemológica. Como tal, o seu objectivo central consiste em compreender as ideias de alunos em Portugal e no Brasil, no final do ensino obrigatório, acerca de personagens que, segundo as suas perspectivas, são significativas na História pela positiva e pela negativa. Trata-se de um estudo de natureza descritiva (com abordagem qualitativa e quantitativa) e de tendência longitudinal, realizado com alunos portugueses e brasileiros, tendo os dados sido recolhidos em dois momentos do mesmo ano lectivo (1º e 3º períodos). A amostra é constituída por quatro turmas de alunos, num total de 98 alunos, com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos, seleccionadas entre a população escolar correspondente ao 9º ano, final do 3º ciclo do Ensino Básico, em Portugal, e à 8ª Série, final do Ensino Fundamental, no Brasil. As quatro turmas foram seleccionadas segundo o critério de região norte e sul, em cada país. Na análise de dados, privilegiou-se a técnica da análise de conteúdo, recorrendo-se a uma abordagem quantitativa para estabelecer a frequência com que os participantes identificaram personagens a que atribuem imagens mais ou menos positivas, e as fontes de informação que, segundo as suas percepções, estiveram na origem de tais respostas. Recorreu-se também a uma abordagem qualitativa inspirada na Grounded Theory, no sentido de inferir como os alunos participantes justificam as suas escolhas e quais os valores que lhes estão subjacentes. A análise dos dados empíricos permitiu constatar algumas similaridades e diferenças nas escolhas de personagens e valores subjacentes, por parte dos alunos das quatro turmas. Estas escolhas por parte dos alunos dos dois países, e nas suas duas regiões, estarão relacionadas com vivências resultantes de contextos educativos, culturais e mediáticos que apresentam também, entre eles, algumas aproximações e especificidades. Estes contextos, por sua vez, contribuem consciente e inconscientemente para a construção de uma determinada identidade nacional (e também regional e global) que se plasma em determinados símbolos, sejam eles personagens, grupos, acontecimentos, situações históricas, crenças e ideologias.This study assumes the relevance of understanding pupils’ conceptions about historical significance – a second order concept as far as the epistemological reflection is concerned. Therefore, it aims to understand the ideas of Portuguese and Brazilian pupils attending the final year of their compulsory schooling about which historical characters they see as significant in history, either in a positive or a negative way. The study is of a descriptive (both qualitative and quantitative) nature, and presupposes a longitudinal perspective as its data were collected in two moments (the first and the last term) of the same academic year. The sample consisted of 98 pupils aged 13 to 15, from four class groups selected among the school population attending grade 9 in Portugal (the final year of’ basic school’) and grade 8 in Brazil (the final year of ‘fundamental school’). The four class groups were selected according the criterion of northern-southern region, in each country. Data analysis employed the method of content analysis for a quantitative approach to get the frequency of characters identified with a positive or a negative image, as well as the information sources which were used according to the pupils. A qualitative approach inspired by the Grounded Theory method was also used to interpret pupils’ justifications of their options and underlying values. The analysis of the empirical data brought into light some similarities as well some particularities in the options of characters and subsumed values made by the pupils from the four class groups. Data suggest that those options made by pupils from the two countries, and in the two regions of each country, might be related to experiences integrated in given educational, cultural and mediatic contexts also presenting some particularities as well as some similarities between each other. It is suggested that such contexts might contribute, consciously or unconsciously, to the shaping of a national (and also local and global) identity fixed in specific symbols such as historical characters, social groups, events and historical situations, beliefs and ideologies.Barca, IsabelUniversidade do MinhoChaves, Fátima Rosário Costa2006-02-112006-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:18.484758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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