Os Postos de Turismo e a importância na promoção da imagem de um destino: Estudo aplicado à Região de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Rafaela Martins da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96958
Resumo: Dissertação de Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentada à Faculdade de Letras
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spelling Os Postos de Turismo e a importância na promoção da imagem de um destino: Estudo aplicado à Região de AveiroTourist Information Centers and their importance in promoting the image of a destination: Study applied to the Aveiro RegionPostos de TurismoInformação TurísticaImagemRegião de AveiroTecnologias de Informação e ComunicaçãoTourist Information CentersTourist InformationTourist Destination ImageAveiro RegionInformation and Communication TechnologiesDissertação de Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentada à Faculdade de LetrasO Turismo é, atualmente, considerado um dos principais fatores de desenvolvimento da sociedade e dos territórios, tendo um forte impacto na criação de valor para os territórios. Associados a este sistema encontram-se variados serviços e componentes com potencial de atrair visitantes e estimular o desenvolvimento de atividades de lazer. Por esse motivo, a imagem de um destino é classificada como essencial para promover o território entre os potenciais turistas, pelo que a oferta turística do mesmo é uma componente fulcral para o tornar atrativo, nomeadamente através de serviços informativos. A informação de qualidade sobre um destino tem a potencialidade de promover o território e atrair visitantes, constituindo um elemento fundamental na projeção de imagens sobre a região, os recursos, produtos e serviços turísticos que oferece.Considerando estas variáveis, os Postos de Turismo constituem atualmente um dos principais espaços de transmissão de informação relacionada com o destino, pelo que representam um dos primeiros contactos com o território a visitar. Apesar da sua grande relevância, encontram-se pouco abordados na literatura científica, existindo escassos trabalhos que abordam a relevância destes equipamentos. Nesse sentido, a presente dissertação pretende analisar a importância dos Postos de Turismo enquanto espaços de prestação de serviços de informação, mas também enquanto equipamentos de promoção de imagens de um destino turístico e dos territórios e regiões em que se inserem. Os Postos de Turismo têm sido analisados como espaços essencialmente informativos, no entanto são também promotores de imagens do destino, influenciando o comportamento dos turistas relativamente a atrações a visitar. Estes espaços podem ser entendidos como locais em que se presta informação sobre o destino turístico, as suas atrações e infraestruturas de apoio à atividade turística, realizando a promoção de recursos e produtos turísticos através de diversos meios como mapas, brochuras e flyers, assim como podem ser também espaços de prestação de serviços como desenvolvimento de itinerários de visita e de recolha de dados sobre os turistas. Apesar das inúmeras funções apresentadas, a principal atividade dos Postos de Turismo é fornecer informação de qualidade e fidedigna sobre o destino, sendo que estes espaços podem promover unicamente um território como uma cidade ou uma Região. Ao nível da investigação empírica, a presente dissertação procura entender quais são os principais desafios à gestão destes equipamentos, nomeadamente com a evolução das tecnologias digitais e a necessidade de qualificar recursos humanos para garantir uma experiência única. Deste modo, a investigação centra-se no estudo dos Postos de Turismo Municipais da Região de Aveiro e na forma que estes equipamentos têm promovido a imagem do território como um todo e não unicamente da localidade em que se inserem. A Região de Aveiro é constituída por 11 municípios que se dividem em 12 Postos de Turismo e 2 Serviços de Promoção Turística, totalizando 14 equipamentos de gestão municipal. Com o objetivo de aferir as potencialidades destas estruturas na promoção do destino e na disseminação de informação foram aplicadas as técnicas do inquérito por questionário, da entrevista estruturada e da observação para melhor compreender a realidade dos Postos de Turismo. Os inquéritos por questionário foram aplicados a todos os equipamentos, no entanto por necessidade de obtenção de informação mais detalhada foram aplicadas entrevistas estruturadas no mesmo sentido. Recorreu-se à observação através do trabalho de campo para analisar os Postos de Turismo, enquanto estruturas físicas e a nível de qualidade e diversidade de conteúdos e da qualidade do atendimento por parte dos colaboradores. Com uma centralidade na gestão municipal, o presente estudo coloca em evidência o papel desempenhado atualmente por estas estrutura. Constata-se que apesar da sua crucial importância para o sistema turístico, os equipamentos em estudo se apresentam com um funcionamento estático e com uma conexão muito forte aos formatos de informação tradicionais. Com um registo passado, estes Postos de Turismo não acompanharam as tendências tecnológicas, sendo o seu funcionamento realizado com base em materiais informativos impressos, pouco interativos e, em alguns casos, pouco diversos que não se traduzem na representação de um território extremamente rico em recursos e produtos turísticos. A nível de recursos humanos denota-se a existência de poucas ações de formação, sendo o seu conhecimento resultado, em muitos casos, de iniciativa própria em conhecer o território e as suas valências, pelo que em várias situações estão maioritariamente dotados de informação sobre o município, mas não sobre os territórios envolventes e a própria região. Esta investigação mostra ainda a necessidade de implementar medidas, baseadas nas principais lacunas compreendidas pela aplicação do estudo.Tourism is currently considered one of the main factors in the development of society and territories, having a strong impact on the creation of value for territories. Associated with this system are several services and components with the potential to attract visitors and encourage the development of leisure activities. For this reason, the image of a destination is classified as essential to promote the territory among potential tourists, so its tourism offer is a key component in making it attractive, namely through information services. Quality information about a destination has the potential to promote the territory and attract visitors, constituting a fundamental element in the projection of images about the region, the resources, tourist products and services it offers.Considering these variables, Tourism Offices are currently one of the main spaces to share information related to the destination, so they represent one of the first contacts with the territory to be visited. Despite their great relevance, they are little discussed in the scientific literature, and there are few works that address the relevance of these spaces. In this sense, this master thesis intends to analyze the importance of Tourist Information Centers as spaces for providing information services, but also as equipment for promoting images of a tourist destination and the territories and regions in which they are located.Tourism offices have been analyzed as essentially informative spaces; however, they are also promoters of images of the destination, influencing the behavior of tourists in relation to attractions to visit. These spaces can be understood as places where information is provided about the tourist destination, its attractions and infrastructure to support tourist activity, promoting tourist resources and products through various means such as maps, booklets, and flyers, as well as to also be spaces for the provision of services such as the development of visiting itineraries and the collection of data on tourist’s profile. Despite the numerous functions presented, the main activity of Tourism Offices is to provide quality and reliable information about the destination, being that these spaces can only promote a territory as well as a city or a region.At the application level, this master thesis seeks to understand the main challenges to the management of these equipments, namely with the evolution of digital technologies and the need to qualify human resources to ensure a unique experience. In this way, the investigation focuses on the study of Municipal Tourism Offices in the Aveiro Region and on the way in which these facilities have promoted the image of the territory as a whole and not just the place in which they are located. The Aveiro Region is made up of 11 municipalities that are divided into 12 Tourism Offices and 2 Tourism Promotion Services, totalizing 14 municipal management facilities. To assess the potential of these structures in promoting the destination and disseminating information, the techniques of questionnaire survey, structured interview and observation were applied to better understand the reality of Tourism Offices. Questionnaire surveys were applied to all the equipment, however, due to the need to obtain more detailed information, structured interviews were applied in the same direction. Observation was used through field work to analyze the Tourism Offices, as physical structures and at the level of quality and diversity of content and the quality of service provided by employees. With a centrality in municipal management, this study highlights the currently role played by these structures. It appears that despite its crucial importance for the tourism system, the equipment under study has static operation and has a very strong connection to traditional information formats. With an old-fashioned record, these Tourism Offices haven’t kept up with technological trends, being their operation based on printed informational materials, little interactive and, in some cases, undiversified which don’t translate into the representation of an extremely rich territory in resources and tourism products. In terms of human resources, there are few training actions, and their knowledge is the result, in many cases, of their own initiative in getting to know the territory and its valences, so that in various situations they are mostly endowed with information about the municipality, but not on the surrounding territories and the region itself. This investigation also shows the need to implement measures, based on the main gaps understood by the application of the study.2021-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96958http://hdl.handle.net/10316/96958TID:202843726porSilva, Marta Rafaela Martins dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:36:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:06.736528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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