Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23053 |
Resumo: | Em qualquer mercado, o foco está em satisfazer e superar os requisitos do cliente. A crescente variedade de oferta dota o cliente de um maior nível de exigência, pretendendo um produto diferenciador, com menor tempo de entrega e a um reduzido custo. A logística interna é uma área com foco para a eliminação de desperdícios. Deve, portanto, ser adotada uma filosofia lean, que permita a diminuição de desperdícios, melhoria de processos e, por conseguinte, um aumento de produtividade. Este projeto pretende melhorar o desempenho e produtividade das equipas logísticas, dotando-as de autonomia para identificarem problemas e realizarem as respetivas soluções, implementado melhorias que contribuam para facilitar o seu trabalho. Ambicionou-se ainda melhorar a eficiência no abastecimento das linhas da litografia, de modo a melhorar o serviço ao cliente e, consequentemente, aumentar a produtividade da fábrica. Com o objetivo de melhorar a eficácia e eficiência das operações logísticas, foram recolhidos os dados necessários à analise dos indicadores que permitem atingir os objetivos propostos, o tempo de paragem de linha e o número de abastecimentos por hora trabalhada. Através das análises de causas e desvios, foi possível identificar oportunidades de melhoria. Em conclusão, as equipas tornaram-se mais autónomas e capazes, melhorando o seu desempenho nas tarefas rotineiras e na sua atividade principal, o abastecimento. Com a diminuição de tempo de paragens de linha de 28.5% em média por semana, a qualidade de serviço ao cliente aumentou, assim como a motivação dos operadores. De futuro ambiciona-se fazer testes no terreno para a possível implementação de um sistema de abastecimento com rotas normalizadas e horários definidos. Assim como um estudo detalhado sobre a sazonalidade dos produtos. |
id |
RCAP_4d11a8dfff6ba8c85ea5cae2e4c88883 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na ColepEngenharia e gestão industrialProdução industrialLogística empresarialEmbalagens - Controlo de qualidadeEm qualquer mercado, o foco está em satisfazer e superar os requisitos do cliente. A crescente variedade de oferta dota o cliente de um maior nível de exigência, pretendendo um produto diferenciador, com menor tempo de entrega e a um reduzido custo. A logística interna é uma área com foco para a eliminação de desperdícios. Deve, portanto, ser adotada uma filosofia lean, que permita a diminuição de desperdícios, melhoria de processos e, por conseguinte, um aumento de produtividade. Este projeto pretende melhorar o desempenho e produtividade das equipas logísticas, dotando-as de autonomia para identificarem problemas e realizarem as respetivas soluções, implementado melhorias que contribuam para facilitar o seu trabalho. Ambicionou-se ainda melhorar a eficiência no abastecimento das linhas da litografia, de modo a melhorar o serviço ao cliente e, consequentemente, aumentar a produtividade da fábrica. Com o objetivo de melhorar a eficácia e eficiência das operações logísticas, foram recolhidos os dados necessários à analise dos indicadores que permitem atingir os objetivos propostos, o tempo de paragem de linha e o número de abastecimentos por hora trabalhada. Através das análises de causas e desvios, foi possível identificar oportunidades de melhoria. Em conclusão, as equipas tornaram-se mais autónomas e capazes, melhorando o seu desempenho nas tarefas rotineiras e na sua atividade principal, o abastecimento. Com a diminuição de tempo de paragens de linha de 28.5% em média por semana, a qualidade de serviço ao cliente aumentou, assim como a motivação dos operadores. De futuro ambiciona-se fazer testes no terreno para a possível implementação de um sistema de abastecimento com rotas normalizadas e horários definidos. Assim como um estudo detalhado sobre a sazonalidade dos produtos.In any market, the focus is on meeting and exceeding customer requirements. The growing variety of offerings gives the customer a higher level of demand, aiming for a differentiating product with shorter lead times and a reduced cost. Internal logistics its one area that focus on the elimination of waste. Therefore, a lean philosophy should be adopted, allowing the reduction of waste, improvement of processes and, consequently, an increase in productivity. This project aims to improve the performance and productivity of the logistics teams, giving them autonomy to identify problems and carry out their solutions, implementing improvements that contribute to facilitate their work. It was further envisaged to improve the efficiency of lithography lines’ supply in order to improve customer service and, consequently, increase the productivity of the factory. In order to improve the effectiveness and efficiency of logistical operations, the necessary data were collected for the analysis of the indicators that allow to reach the goals set, the time of line stoppage and the number of supplies per hour worked. Through analysis of causes and deviations, it was possible to identify various opportunities for improvement. In conclusion, the teams became more autonomous and capable, improving their performance in routine tasks and in their main activity, the supply. With reduced downtime of 28.5% on average per week, the quality of customer service has increased, as has the motivation of the operators. In the future it is intended to carry out field tests for the possible implementation of a supply system with standard routes and defined times. As well as a detailed study on the seasonality of products.Universidade de Aveiro2017-07-312017-07-31T00:00:00Z2019-07-25T12:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23053TID:201939916porFerreira, Joana Gomesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:59Zoai:ria.ua.pt:10773/23053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:58.757330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep |
title |
Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep |
spellingShingle |
Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep Ferreira, Joana Gomes Engenharia e gestão industrial Produção industrial Logística empresarial Embalagens - Controlo de qualidade |
title_short |
Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep |
title_full |
Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep |
title_fullStr |
Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep |
title_full_unstemmed |
Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep |
title_sort |
Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep |
author |
Ferreira, Joana Gomes |
author_facet |
Ferreira, Joana Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Joana Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e gestão industrial Produção industrial Logística empresarial Embalagens - Controlo de qualidade |
topic |
Engenharia e gestão industrial Produção industrial Logística empresarial Embalagens - Controlo de qualidade |
description |
Em qualquer mercado, o foco está em satisfazer e superar os requisitos do cliente. A crescente variedade de oferta dota o cliente de um maior nível de exigência, pretendendo um produto diferenciador, com menor tempo de entrega e a um reduzido custo. A logística interna é uma área com foco para a eliminação de desperdícios. Deve, portanto, ser adotada uma filosofia lean, que permita a diminuição de desperdícios, melhoria de processos e, por conseguinte, um aumento de produtividade. Este projeto pretende melhorar o desempenho e produtividade das equipas logísticas, dotando-as de autonomia para identificarem problemas e realizarem as respetivas soluções, implementado melhorias que contribuam para facilitar o seu trabalho. Ambicionou-se ainda melhorar a eficiência no abastecimento das linhas da litografia, de modo a melhorar o serviço ao cliente e, consequentemente, aumentar a produtividade da fábrica. Com o objetivo de melhorar a eficácia e eficiência das operações logísticas, foram recolhidos os dados necessários à analise dos indicadores que permitem atingir os objetivos propostos, o tempo de paragem de linha e o número de abastecimentos por hora trabalhada. Através das análises de causas e desvios, foi possível identificar oportunidades de melhoria. Em conclusão, as equipas tornaram-se mais autónomas e capazes, melhorando o seu desempenho nas tarefas rotineiras e na sua atividade principal, o abastecimento. Com a diminuição de tempo de paragens de linha de 28.5% em média por semana, a qualidade de serviço ao cliente aumentou, assim como a motivação dos operadores. De futuro ambiciona-se fazer testes no terreno para a possível implementação de um sistema de abastecimento com rotas normalizadas e horários definidos. Assim como um estudo detalhado sobre a sazonalidade dos produtos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-31 2017-07-31T00:00:00Z 2019-07-25T12:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23053 TID:201939916 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23053 |
identifier_str_mv |
TID:201939916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137623946559488 |