Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Joana Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23053
Resumo: Em qualquer mercado, o foco está em satisfazer e superar os requisitos do cliente. A crescente variedade de oferta dota o cliente de um maior nível de exigência, pretendendo um produto diferenciador, com menor tempo de entrega e a um reduzido custo. A logística interna é uma área com foco para a eliminação de desperdícios. Deve, portanto, ser adotada uma filosofia lean, que permita a diminuição de desperdícios, melhoria de processos e, por conseguinte, um aumento de produtividade. Este projeto pretende melhorar o desempenho e produtividade das equipas logísticas, dotando-as de autonomia para identificarem problemas e realizarem as respetivas soluções, implementado melhorias que contribuam para facilitar o seu trabalho. Ambicionou-se ainda melhorar a eficiência no abastecimento das linhas da litografia, de modo a melhorar o serviço ao cliente e, consequentemente, aumentar a produtividade da fábrica. Com o objetivo de melhorar a eficácia e eficiência das operações logísticas, foram recolhidos os dados necessários à analise dos indicadores que permitem atingir os objetivos propostos, o tempo de paragem de linha e o número de abastecimentos por hora trabalhada. Através das análises de causas e desvios, foi possível identificar oportunidades de melhoria. Em conclusão, as equipas tornaram-se mais autónomas e capazes, melhorando o seu desempenho nas tarefas rotineiras e na sua atividade principal, o abastecimento. Com a diminuição de tempo de paragens de linha de 28.5% em média por semana, a qualidade de serviço ao cliente aumentou, assim como a motivação dos operadores. De futuro ambiciona-se fazer testes no terreno para a possível implementação de um sistema de abastecimento com rotas normalizadas e horários definidos. Assim como um estudo detalhado sobre a sazonalidade dos produtos.
id RCAP_4d11a8dfff6ba8c85ea5cae2e4c88883
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23053
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na ColepEngenharia e gestão industrialProdução industrialLogística empresarialEmbalagens - Controlo de qualidadeEm qualquer mercado, o foco está em satisfazer e superar os requisitos do cliente. A crescente variedade de oferta dota o cliente de um maior nível de exigência, pretendendo um produto diferenciador, com menor tempo de entrega e a um reduzido custo. A logística interna é uma área com foco para a eliminação de desperdícios. Deve, portanto, ser adotada uma filosofia lean, que permita a diminuição de desperdícios, melhoria de processos e, por conseguinte, um aumento de produtividade. Este projeto pretende melhorar o desempenho e produtividade das equipas logísticas, dotando-as de autonomia para identificarem problemas e realizarem as respetivas soluções, implementado melhorias que contribuam para facilitar o seu trabalho. Ambicionou-se ainda melhorar a eficiência no abastecimento das linhas da litografia, de modo a melhorar o serviço ao cliente e, consequentemente, aumentar a produtividade da fábrica. Com o objetivo de melhorar a eficácia e eficiência das operações logísticas, foram recolhidos os dados necessários à analise dos indicadores que permitem atingir os objetivos propostos, o tempo de paragem de linha e o número de abastecimentos por hora trabalhada. Através das análises de causas e desvios, foi possível identificar oportunidades de melhoria. Em conclusão, as equipas tornaram-se mais autónomas e capazes, melhorando o seu desempenho nas tarefas rotineiras e na sua atividade principal, o abastecimento. Com a diminuição de tempo de paragens de linha de 28.5% em média por semana, a qualidade de serviço ao cliente aumentou, assim como a motivação dos operadores. De futuro ambiciona-se fazer testes no terreno para a possível implementação de um sistema de abastecimento com rotas normalizadas e horários definidos. Assim como um estudo detalhado sobre a sazonalidade dos produtos.In any market, the focus is on meeting and exceeding customer requirements. The growing variety of offerings gives the customer a higher level of demand, aiming for a differentiating product with shorter lead times and a reduced cost. Internal logistics its one area that focus on the elimination of waste. Therefore, a lean philosophy should be adopted, allowing the reduction of waste, improvement of processes and, consequently, an increase in productivity. This project aims to improve the performance and productivity of the logistics teams, giving them autonomy to identify problems and carry out their solutions, implementing improvements that contribute to facilitate their work. It was further envisaged to improve the efficiency of lithography lines’ supply in order to improve customer service and, consequently, increase the productivity of the factory. In order to improve the effectiveness and efficiency of logistical operations, the necessary data were collected for the analysis of the indicators that allow to reach the goals set, the time of line stoppage and the number of supplies per hour worked. Through analysis of causes and deviations, it was possible to identify various opportunities for improvement. In conclusion, the teams became more autonomous and capable, improving their performance in routine tasks and in their main activity, the supply. With reduced downtime of 28.5% on average per week, the quality of customer service has increased, as has the motivation of the operators. In the future it is intended to carry out field tests for the possible implementation of a supply system with standard routes and defined times. As well as a detailed study on the seasonality of products.Universidade de Aveiro2017-07-312017-07-31T00:00:00Z2019-07-25T12:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23053TID:201939916porFerreira, Joana Gomesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:59Zoai:ria.ua.pt:10773/23053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:58.757330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep
title Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep
spellingShingle Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep
Ferreira, Joana Gomes
Engenharia e gestão industrial
Produção industrial
Logística empresarial
Embalagens - Controlo de qualidade
title_short Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep
title_full Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep
title_fullStr Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep
title_full_unstemmed Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep
title_sort Implementação de um processo de melhoria contínua na área da logística interna na Colep
author Ferreira, Joana Gomes
author_facet Ferreira, Joana Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Joana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão industrial
Produção industrial
Logística empresarial
Embalagens - Controlo de qualidade
topic Engenharia e gestão industrial
Produção industrial
Logística empresarial
Embalagens - Controlo de qualidade
description Em qualquer mercado, o foco está em satisfazer e superar os requisitos do cliente. A crescente variedade de oferta dota o cliente de um maior nível de exigência, pretendendo um produto diferenciador, com menor tempo de entrega e a um reduzido custo. A logística interna é uma área com foco para a eliminação de desperdícios. Deve, portanto, ser adotada uma filosofia lean, que permita a diminuição de desperdícios, melhoria de processos e, por conseguinte, um aumento de produtividade. Este projeto pretende melhorar o desempenho e produtividade das equipas logísticas, dotando-as de autonomia para identificarem problemas e realizarem as respetivas soluções, implementado melhorias que contribuam para facilitar o seu trabalho. Ambicionou-se ainda melhorar a eficiência no abastecimento das linhas da litografia, de modo a melhorar o serviço ao cliente e, consequentemente, aumentar a produtividade da fábrica. Com o objetivo de melhorar a eficácia e eficiência das operações logísticas, foram recolhidos os dados necessários à analise dos indicadores que permitem atingir os objetivos propostos, o tempo de paragem de linha e o número de abastecimentos por hora trabalhada. Através das análises de causas e desvios, foi possível identificar oportunidades de melhoria. Em conclusão, as equipas tornaram-se mais autónomas e capazes, melhorando o seu desempenho nas tarefas rotineiras e na sua atividade principal, o abastecimento. Com a diminuição de tempo de paragens de linha de 28.5% em média por semana, a qualidade de serviço ao cliente aumentou, assim como a motivação dos operadores. De futuro ambiciona-se fazer testes no terreno para a possível implementação de um sistema de abastecimento com rotas normalizadas e horários definidos. Assim como um estudo detalhado sobre a sazonalidade dos produtos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31
2017-07-31T00:00:00Z
2019-07-25T12:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23053
TID:201939916
url http://hdl.handle.net/10773/23053
identifier_str_mv TID:201939916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137623946559488