Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Filipa Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18317
Resumo: O presente relatório visa fazer uma análise dos erros mais comuns, ao nível da competência linguística, na produção escrita, dos alunos de Espanhol do 3.º ciclo do Ensino Básico. Para tal, no primeiro capítulo é feita uma contextualização à investigação, seguida pela caraterização do nosso contexto de trabalho, a Escola Básica 2/3 Ferreira de Castro. O enquadramento teórico que se segue aborda a especificidade do ensino de Espanhol como língua estrangeira em Portugal e a sua implicação como causa do erro. São abordados os conceitos e tipos de erro, bem como outros aspetos relacionados com a aplicação da pedagogia do erro no ensino de línguas. São abordados alguns contributos para superação do erro: metodologias propostas pela análise de erros, análise contrastiva aliada a metacognição, leitura, auto hétero-avaliação, contributos das neurociências da educação e feedback. No segundo capítulo é feita uma descrição das turmas com as quais se trabalhou. Por fim, são descritas algumas das atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula, sobre as quais refletimos também.
id RCAP_4d16cc7836115e05407c4e57294117d2
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18317
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediaçãoAnálise do erroCorreção do erroCausas do erroEnsino de espanhol como língua estrangeiraError analysisError correctionInterlanguageError causesSpanish teaching as a second languageDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório visa fazer uma análise dos erros mais comuns, ao nível da competência linguística, na produção escrita, dos alunos de Espanhol do 3.º ciclo do Ensino Básico. Para tal, no primeiro capítulo é feita uma contextualização à investigação, seguida pela caraterização do nosso contexto de trabalho, a Escola Básica 2/3 Ferreira de Castro. O enquadramento teórico que se segue aborda a especificidade do ensino de Espanhol como língua estrangeira em Portugal e a sua implicação como causa do erro. São abordados os conceitos e tipos de erro, bem como outros aspetos relacionados com a aplicação da pedagogia do erro no ensino de línguas. São abordados alguns contributos para superação do erro: metodologias propostas pela análise de erros, análise contrastiva aliada a metacognição, leitura, auto hétero-avaliação, contributos das neurociências da educação e feedback. No segundo capítulo é feita uma descrição das turmas com as quais se trabalhou. Por fim, são descritas algumas das atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula, sobre as quais refletimos também.This report aims to analyse the most frequent grammatical errors in our student´s writing: Portuguese students learning Spanish as a second language in the 3rd cycle of Ensino Básico level. Therefore, the first chapter comprises an introduction about the investigation, followed by the presentation of our working context, Escola Básica 2/3 Ferreira de Castro. Next, we provide a theoretical context about the specific of the Spanish teaching as a second language in Portugal and the implication of it as a cause for the error occurrence. The concepts of error and types of error are introduced, as well as other aspects related to the performance of the pedagogy of error. Also, some contributions for error correction are proposed: methodologies introduced by the error analysis (EA), Contrastive analysis (CA) with metacognition contributions, reading, self and hetero evaluation, neurosciences of education contributions and feedback. In the second chapter some activities carried in class are described which we subject to a thorough analysis. KEYWORDS: error analysis, error correction, interlanguage, error causes, spanish teaching as a second languageMadrona Fernández, AlbertoBranco, Isabel AraújoRUNMorais, Ana Filipa Silva2016-12-15T01:30:14Z2015-12-152015-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18317TID:201002850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:14Zoai:run.unl.pt:10362/18317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:39.015669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação
title Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação
spellingShingle Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação
Morais, Ana Filipa Silva
Análise do erro
Correção do erro
Causas do erro
Ensino de espanhol como língua estrangeira
Error analysis
Error correction
Interlanguage
Error causes
Spanish teaching as a second language
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação
title_full Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação
title_fullStr Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação
title_full_unstemmed Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação
title_sort Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação
author Morais, Ana Filipa Silva
author_facet Morais, Ana Filipa Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madrona Fernández, Alberto
Branco, Isabel Araújo
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ana Filipa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do erro
Correção do erro
Causas do erro
Ensino de espanhol como língua estrangeira
Error analysis
Error correction
Interlanguage
Error causes
Spanish teaching as a second language
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Análise do erro
Correção do erro
Causas do erro
Ensino de espanhol como língua estrangeira
Error analysis
Error correction
Interlanguage
Error causes
Spanish teaching as a second language
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente relatório visa fazer uma análise dos erros mais comuns, ao nível da competência linguística, na produção escrita, dos alunos de Espanhol do 3.º ciclo do Ensino Básico. Para tal, no primeiro capítulo é feita uma contextualização à investigação, seguida pela caraterização do nosso contexto de trabalho, a Escola Básica 2/3 Ferreira de Castro. O enquadramento teórico que se segue aborda a especificidade do ensino de Espanhol como língua estrangeira em Portugal e a sua implicação como causa do erro. São abordados os conceitos e tipos de erro, bem como outros aspetos relacionados com a aplicação da pedagogia do erro no ensino de línguas. São abordados alguns contributos para superação do erro: metodologias propostas pela análise de erros, análise contrastiva aliada a metacognição, leitura, auto hétero-avaliação, contributos das neurociências da educação e feedback. No segundo capítulo é feita uma descrição das turmas com as quais se trabalhou. Por fim, são descritas algumas das atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula, sobre as quais refletimos também.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
2015-12-15T00:00:00Z
2016-12-15T01:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18317
TID:201002850
url http://hdl.handle.net/10362/18317
identifier_str_mv TID:201002850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137879737237504