Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18317 |
Resumo: | O presente relatório visa fazer uma análise dos erros mais comuns, ao nível da competência linguística, na produção escrita, dos alunos de Espanhol do 3.º ciclo do Ensino Básico. Para tal, no primeiro capítulo é feita uma contextualização à investigação, seguida pela caraterização do nosso contexto de trabalho, a Escola Básica 2/3 Ferreira de Castro. O enquadramento teórico que se segue aborda a especificidade do ensino de Espanhol como língua estrangeira em Portugal e a sua implicação como causa do erro. São abordados os conceitos e tipos de erro, bem como outros aspetos relacionados com a aplicação da pedagogia do erro no ensino de línguas. São abordados alguns contributos para superação do erro: metodologias propostas pela análise de erros, análise contrastiva aliada a metacognição, leitura, auto hétero-avaliação, contributos das neurociências da educação e feedback. No segundo capítulo é feita uma descrição das turmas com as quais se trabalhou. Por fim, são descritas algumas das atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula, sobre as quais refletimos também. |
id |
RCAP_4d16cc7836115e05407c4e57294117d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/18317 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediaçãoAnálise do erroCorreção do erroCausas do erroEnsino de espanhol como língua estrangeiraError analysisError correctionInterlanguageError causesSpanish teaching as a second languageDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório visa fazer uma análise dos erros mais comuns, ao nível da competência linguística, na produção escrita, dos alunos de Espanhol do 3.º ciclo do Ensino Básico. Para tal, no primeiro capítulo é feita uma contextualização à investigação, seguida pela caraterização do nosso contexto de trabalho, a Escola Básica 2/3 Ferreira de Castro. O enquadramento teórico que se segue aborda a especificidade do ensino de Espanhol como língua estrangeira em Portugal e a sua implicação como causa do erro. São abordados os conceitos e tipos de erro, bem como outros aspetos relacionados com a aplicação da pedagogia do erro no ensino de línguas. São abordados alguns contributos para superação do erro: metodologias propostas pela análise de erros, análise contrastiva aliada a metacognição, leitura, auto hétero-avaliação, contributos das neurociências da educação e feedback. No segundo capítulo é feita uma descrição das turmas com as quais se trabalhou. Por fim, são descritas algumas das atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula, sobre as quais refletimos também.This report aims to analyse the most frequent grammatical errors in our student´s writing: Portuguese students learning Spanish as a second language in the 3rd cycle of Ensino Básico level. Therefore, the first chapter comprises an introduction about the investigation, followed by the presentation of our working context, Escola Básica 2/3 Ferreira de Castro. Next, we provide a theoretical context about the specific of the Spanish teaching as a second language in Portugal and the implication of it as a cause for the error occurrence. The concepts of error and types of error are introduced, as well as other aspects related to the performance of the pedagogy of error. Also, some contributions for error correction are proposed: methodologies introduced by the error analysis (EA), Contrastive analysis (CA) with metacognition contributions, reading, self and hetero evaluation, neurosciences of education contributions and feedback. In the second chapter some activities carried in class are described which we subject to a thorough analysis. KEYWORDS: error analysis, error correction, interlanguage, error causes, spanish teaching as a second languageMadrona Fernández, AlbertoBranco, Isabel AraújoRUNMorais, Ana Filipa Silva2016-12-15T01:30:14Z2015-12-152015-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18317TID:201002850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:14Zoai:run.unl.pt:10362/18317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:39.015669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação |
title |
Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação |
spellingShingle |
Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação Morais, Ana Filipa Silva Análise do erro Correção do erro Causas do erro Ensino de espanhol como língua estrangeira Error analysis Error correction Interlanguage Error causes Spanish teaching as a second language Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação |
title_full |
Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação |
title_fullStr |
Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação |
title_full_unstemmed |
Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação |
title_sort |
Análise do erro na produção escrita de alunos de Espanhol do 3º Ciclo do Ensino Básico (Nível A2) : das causas à remediação |
author |
Morais, Ana Filipa Silva |
author_facet |
Morais, Ana Filipa Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Madrona Fernández, Alberto Branco, Isabel Araújo RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Ana Filipa Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do erro Correção do erro Causas do erro Ensino de espanhol como língua estrangeira Error analysis Error correction Interlanguage Error causes Spanish teaching as a second language Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Análise do erro Correção do erro Causas do erro Ensino de espanhol como língua estrangeira Error analysis Error correction Interlanguage Error causes Spanish teaching as a second language Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O presente relatório visa fazer uma análise dos erros mais comuns, ao nível da competência linguística, na produção escrita, dos alunos de Espanhol do 3.º ciclo do Ensino Básico. Para tal, no primeiro capítulo é feita uma contextualização à investigação, seguida pela caraterização do nosso contexto de trabalho, a Escola Básica 2/3 Ferreira de Castro. O enquadramento teórico que se segue aborda a especificidade do ensino de Espanhol como língua estrangeira em Portugal e a sua implicação como causa do erro. São abordados os conceitos e tipos de erro, bem como outros aspetos relacionados com a aplicação da pedagogia do erro no ensino de línguas. São abordados alguns contributos para superação do erro: metodologias propostas pela análise de erros, análise contrastiva aliada a metacognição, leitura, auto hétero-avaliação, contributos das neurociências da educação e feedback. No segundo capítulo é feita uma descrição das turmas com as quais se trabalhou. Por fim, são descritas algumas das atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula, sobre as quais refletimos também. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-15 2015-12-15T00:00:00Z 2016-12-15T01:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/18317 TID:201002850 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/18317 |
identifier_str_mv |
TID:201002850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137879737237504 |