A influência da prática da música de câmara na formação de instrumentistas de cordas friccionadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Nelson Filipe Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16901
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_4d2039f5b009a6e2e1cd884d6d927944
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16901
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da prática da música de câmara na formação de instrumentistas de cordas friccionadasMúsica de câmaraCordas friccionadasEnsino artístico especializado de músicaProcesso ensino-aprendizagemChamber musicString instrumentsSpecialised artistic educationTeaching learning processRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - Prática Pedagógica - A primeira parte deste trabalho é direcionada para a Prática Pedagógica e procura descrever o Estágio realizado em exercício de funções no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra, no ano letivo 2017/2018, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa. Para o efeito foram previamente selecionados três alunos de diferentes níveis de ensino (iniciação, terceiro e sétimo graus), e elaboradas 30 planificações de aula e uma planificação anual para cada um dos alunos. Foram ainda gravadas três aulas de cada aluno que serviram como objeto de análise da unidade curricular de Didática do Ensino Especializado, lecionada pelo Professor Doutor Tiago Neto, servindo de base de reflexão das Práticas Pedagógicas do Estagiário. O Relatório apresenta ainda uma contextualização histórica e organizacional da escola onde foi desenvolvido o Estágio, assim como a caracterização da classe de violino e as atividades artísticas e educativas desenvolvidas na instituição. Por último, é feita uma reflexão sobre as Práticas Pedagógicas desenvolvidas no decorrer do Estágio.Resumo II - Projeto de Investigação - Na segunda parte deste Relatório de Estágio é apresentado o Projeto de Investigação realizado sobre o tema “A influência da prática da Música de Câmara na formação de instrumentistas de cordas friccionadas”, onde se procura perceber qual a importância e os benefícios da prática da Música de Câmara na formação dos alunos de cordas friccionadas, nomeadamente de instrumentos como o Violino, a Viola de arco, o Violoncelo e o Contrabaixo, durante os Cursos Básico e Secundário do Ensino Artístico Especializado de Música. Para além de uma abrangente revisão bibliográfica acerca do tema desenvolvido, foi posteriormente desenvolvida uma investigação junto de professores e alunos do Ensino Básico, Secundário e Profissional. Foram ainda realizadas seis entrevistas a Músicos profissionais que desenvolvem ou desenvolveram atividade regular na área da Música de Câmara. Com esta investigação foi possível compreender melhor a importância que o ensino da Música de Câmara tem na formação dos instrumentistas de cordas friccionadas.Abstract I - Teaching Practice - The first part of this Internship Report is focused on teaching practices and seeks to describe the internship carried out at the Conservatório Regional Silva Marques, in Alhandra, in the 2017/2018 academic year, as part of the Master in Music Education at Escola Superior de Música de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa. For this purpose, three students were previously selected from different levels of teaching (beginners, third and seventh grade), thirty lesson plans and an annual plan were drawn up for each of the students. Three lessons were also recorded for each student, which served as an object of analysis for the Didactics of Specialised Teaching curricular unit, taught by Professor Tiago Neto, serving as a basis of reflection on the trainee's teaching practices. The report also presents a historical and organisational contextualisation of the school where the internship took place, as well as a characterisation of the violin class and the artistic and educational activities developed at the institution. Finally, there is a reflection on the teaching practices developed during the internshipAbstract II - Research - The second part of this Internship Report presents the research project carried out on the theme "The influence of chamber music practice on the training of fretted string instrumentalists", which seeks to understand the importance and benefits of chamber music practice in the training of students of strings, namely instruments such as the violin, viola, cello and double bass, in the Basic and Secondary Courses of Specialized Artistic Music Education. In addition to a comprehensive literature review on the subject, research was carried out with teachers and students from elementary, secondary and vocational schools. Six interviews were also carried out with professional musicians who work or have worked regularly in the field of Chamber Music. This research allowed us to better understand the importance of chamber music teaching in the training of fretted string players.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaNeto, TiagoRCIPLNogueira, Nelson Filipe Rodrigues2024-01-17T12:54:19Z2023-12-152023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16901TID:203444620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:16:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:50.024568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da prática da música de câmara na formação de instrumentistas de cordas friccionadas
title A influência da prática da música de câmara na formação de instrumentistas de cordas friccionadas
spellingShingle A influência da prática da música de câmara na formação de instrumentistas de cordas friccionadas
Nogueira, Nelson Filipe Rodrigues
Música de câmara
Cordas friccionadas
Ensino artístico especializado de música
Processo ensino-aprendizagem
Chamber music
String instruments
Specialised artistic education
Teaching learning process
title_short A influência da prática da música de câmara na formação de instrumentistas de cordas friccionadas
title_full A influência da prática da música de câmara na formação de instrumentistas de cordas friccionadas
title_fullStr A influência da prática da música de câmara na formação de instrumentistas de cordas friccionadas
title_full_unstemmed A influência da prática da música de câmara na formação de instrumentistas de cordas friccionadas
title_sort A influência da prática da música de câmara na formação de instrumentistas de cordas friccionadas
author Nogueira, Nelson Filipe Rodrigues
author_facet Nogueira, Nelson Filipe Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Nelson Filipe Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Música de câmara
Cordas friccionadas
Ensino artístico especializado de música
Processo ensino-aprendizagem
Chamber music
String instruments
Specialised artistic education
Teaching learning process
topic Música de câmara
Cordas friccionadas
Ensino artístico especializado de música
Processo ensino-aprendizagem
Chamber music
String instruments
Specialised artistic education
Teaching learning process
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2023-12-15T00:00:00Z
2024-01-17T12:54:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16901
TID:203444620
url http://hdl.handle.net/10400.21/16901
identifier_str_mv TID:203444620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137056179355648