A (in)disciplina numa escola portuguesa em Angola no 2.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/21936 |
Resumo: | Embora o problema da indisciplina nas escolas não seja um fenómeno novo, é a nosso ver uma problemática que ocupa um papel de destaque nas vidas dos professores, encarregados de educação, alunos e órgãos de gestão. É importante referir que a indisciplina na escola está na maioria dos casos associada ao comportamento do indivíduo, que não segue as normas e padrões estabelecidos pela instituição de ensino que frequenta, podendo posteriormente levar a comportamentos violentos. O presente estudo tem como objetivo geral identificar as causas da indisciplina, ao nível do 2.º Ciclo do Ensino Básico, numa Escola Portuguesa em Angola. Definimos como estratégia de investigação uma metodologia quantitativa, com base num questionário aplicado a 354 alunos e 46 professores. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a questão da indisciplina revela-se uma preocupação, quer para alunos quer para professores nesta escola. Os alunos demosntraram estar conscientes sobre atos indisciplinados praticados na escola e apontaram, tal como os professores, estratégias para a sua prevenção, nomeadamente mais vigilância e maior rigor dos professores. Contudo, há ainda um caminho a percorrer no sentido de melhorarmos continuamente, analisando as nossas práticas tendo como objetivo diminuir a indisciplina nas escolas. |
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A (in)disciplina numa escola portuguesa em Angola no 2.º ciclo do ensino básicoEscolaExcelência(In)disciplinaProfessoresAlunosSchoolExcellence(In)disciplineTeachersStudentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEmbora o problema da indisciplina nas escolas não seja um fenómeno novo, é a nosso ver uma problemática que ocupa um papel de destaque nas vidas dos professores, encarregados de educação, alunos e órgãos de gestão. É importante referir que a indisciplina na escola está na maioria dos casos associada ao comportamento do indivíduo, que não segue as normas e padrões estabelecidos pela instituição de ensino que frequenta, podendo posteriormente levar a comportamentos violentos. O presente estudo tem como objetivo geral identificar as causas da indisciplina, ao nível do 2.º Ciclo do Ensino Básico, numa Escola Portuguesa em Angola. Definimos como estratégia de investigação uma metodologia quantitativa, com base num questionário aplicado a 354 alunos e 46 professores. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a questão da indisciplina revela-se uma preocupação, quer para alunos quer para professores nesta escola. Os alunos demosntraram estar conscientes sobre atos indisciplinados praticados na escola e apontaram, tal como os professores, estratégias para a sua prevenção, nomeadamente mais vigilância e maior rigor dos professores. Contudo, há ainda um caminho a percorrer no sentido de melhorarmos continuamente, analisando as nossas práticas tendo como objetivo diminuir a indisciplina nas escolas.Although the problem of indiscipline in schools is not a new phenomenon, it is in our point of view an issue that plays a great role in the lives of teachers, parents, students and administrative sectors. It is important to mention that indiscipline in school is in many cases associated to the behaviour of the individuals who do not follow the standard or pattern established by the institution (school) they attend which can bring violent behaviours. The present study has a general aim which is to identify the causes of indiscipline. We have defined as a research strategy, the use of quantitative methodology based on a questionnaire given to 345 students and 46 teachers of a Portuguese School in Angola. The results obtained allow us to conclude that the issue of indiscipline is a concern for students as well as for teachers of this school. Students have shown consciousness about indiscipline being practiced in school and they have, as well as teachers, pointed out strategies to its prevention, namely, more supervision and rigidness from teachers. We conclude that there is still a long path to walk to continuously improve by analyzing our habits in order to diminish the indiscipline in schools being this our aim.Ribeiro, Célia dos PrazeresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlexandre, Andrea Maria do Nascimento Martins2020-02-28T01:30:46Z2017-02-2420172017-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21936TID:201703793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:16.290358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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