Relatório de estágio de Maria Inês Bernardes Gonçalves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Inês Bernardes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23917
Resumo: O presente relatório de estágio resulta do processo formativo realizado pela mestranda, no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada contemplada no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, necessário à obtenção do grau de Mestre. Assim, visa uma descrição e análise crítica e reflexiva do percurso desenvolvido, mobilizando referentes teóricos e legais, bem como conhecimentos científicos, didáticos e pedagógicos que sustentaram a prática educativa e contribuíram para a adoção de metodologias ativas e de uma postura crítica e reflexiva na procura de uma ação contextualizada, inovadora e aberta à mudança. Destaca-se o processo cíclico e dinâmico de observação, planificação, ação e reflexão que constituem a Metodologia de Investigação-Ação, privilegiando práticas reflexivas, transformadoras e significativas, que atendessem às características, necessidades e interesses das crianças, com vista à promoção de uma escola inclusiva. Neste processo destaca-se a importância do trabalho colaborativo entre a díade, com as crianças, as docentes cooperantes, as supervisoras institucionais, a família e comunidade escolar, no desenvolvimento de práticas significativas e inclusivas, enriquecidas pela criatividade e cultura e uma relação afetiva que aproximou e humanizou a aprendizagem. Releva-se, ainda, a atitude ética profissional pautada por uma exigência crítica e responsável. A formação em perfil duplo em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico potencia um profissional integrado cujo olhar para as duas valências beneficia o processo de aprendizagem das crianças e a transição entre níveis educativos.
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