Relatório de Estágio de Maria Madalena da Silva Pereira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Madalena da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23916
Resumo: O presente relatório emerge do processo desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, conforme CREC da Escola Superior de Educação do Porto. Segundo o Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio, é considerado como um requisito essencial para a obtenção do grau de Mestre. Assim, a PES potenciou a construção da identidade profissional docente de perfil duplo, uma mais-valia para a criança dado se tratar de um perfil integrado. Será apresentado o percurso formativo da Mestranda na PES e a sua atitude crítico-reflexiva e ética em relação aos desafios que encontrou, como uma narrativa que faz desabrochar o docente para a profissão. Relevou-se a mobilização de referentes teóricos e normativos legais que sustentaram a prática educativa, a aproximação à Metodologia de Investigação-Ação promotora de práticas inclusivas e significativas para as crianças e de uma transformação da profissionalidade docente. A PES ocorreu sob uma perspetiva socioconstrutivista, favorecendo e contribuindo para um saber coconstruído com a díade, o professor cooperante, o supervisor institucional, a família e a comunidade em geral. A escuta das partilhas feitas por esses profissionais, com mais experiência, marcou o trajeto realizado e contribuiu para uma formação mais rica e sólida. Em suma, a PES contribuiu para o desenvolvimento de competências que envolvem as dimensões profissional, social e ética, a participação na escola e de relação com a comunidade, formando um docente qualificado para o exercício da profissão.
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