A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Anabela Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2353
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_4d2ea46b350cc2269c7e7e92733e0bea
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2353
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcasMarketingMarketing de guerrilhaSegmentação de mercadoMarcasDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Vivemos numa sociedade totalmente globalizada. Os mercados encontram-se repletos de empresas, produtos e serviços semelhantes. Os consumidores são cada vez mais exigentes, informados e infiéis às marcas. A cada minuto surgem novas marcas, ofertas e anúncios publicitários, reina a saturação das mensagens comunicacionais. A necessidade de uma organização diferenciar-se da concorrência feroz, é fundamental e urgente, tornando-se imperativo recorrer a algo que desperte a atenção do público-alvo. O Marketing de Guerrilha é a solução criativa e original para este problema. Neste sentido, torna-se pertinente para o mercado publicitário compreender as formas de potenciar uma marca, de diferenciar a comunicação, por meio das distintas ferramentas de guerrilha e apurar a dimensão do impacto das ações junto do target. Assim, definiu-se como questão de partida desta dissertação “Qual a importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas”. Apoiada numa extensa revisão bibliográfica e na análise de dados resultantes do cruzamento de informação proveniente de diversas fontes, como estudos de caso, documentação e discurso de entrevistados, esta investigação assume a forma de um estudo exploratório, de natureza qualitativa. Este estudo permitiu concluir que uma marca que recorre a ferramentas de guerrilha com o intuito de impulsionar o seu sucesso, adquire um forte e positivo impacto junto do público-alvo, surpreendendo e interagindo por meio de ações criativas e distintas. Esta vertente do marketing é recrutada por empresas com espírito inovador, de pequena ou grande dimensão, e têm a possibilidade de investir um montante reduzido ou avultado, conforme o que desejam.Escola Superior de Comunicação SocialVelhinho, MiguelRCIPLLeite, Anabela Costa2013-03-15T12:34:06Z2012-112012-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2353TID:201127245porLEITE, Anabela Costa - A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas. – Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. - Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:08.063193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas
title A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas
spellingShingle A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas
Leite, Anabela Costa
Marketing
Marketing de guerrilha
Segmentação de mercado
Marcas
title_short A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas
title_full A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas
title_fullStr A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas
title_full_unstemmed A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas
title_sort A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas
author Leite, Anabela Costa
author_facet Leite, Anabela Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Velhinho, Miguel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Anabela Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing de guerrilha
Segmentação de mercado
Marcas
topic Marketing
Marketing de guerrilha
Segmentação de mercado
Marcas
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11
2012-11-01T00:00:00Z
2013-03-15T12:34:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2353
TID:201127245
url http://hdl.handle.net/10400.21/2353
identifier_str_mv TID:201127245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv LEITE, Anabela Costa - A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas. – Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. - Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133376400064512