A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/2353 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
id |
RCAP_4d2ea46b350cc2269c7e7e92733e0bea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2353 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcasMarketingMarketing de guerrilhaSegmentação de mercadoMarcasDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Vivemos numa sociedade totalmente globalizada. Os mercados encontram-se repletos de empresas, produtos e serviços semelhantes. Os consumidores são cada vez mais exigentes, informados e infiéis às marcas. A cada minuto surgem novas marcas, ofertas e anúncios publicitários, reina a saturação das mensagens comunicacionais. A necessidade de uma organização diferenciar-se da concorrência feroz, é fundamental e urgente, tornando-se imperativo recorrer a algo que desperte a atenção do público-alvo. O Marketing de Guerrilha é a solução criativa e original para este problema. Neste sentido, torna-se pertinente para o mercado publicitário compreender as formas de potenciar uma marca, de diferenciar a comunicação, por meio das distintas ferramentas de guerrilha e apurar a dimensão do impacto das ações junto do target. Assim, definiu-se como questão de partida desta dissertação “Qual a importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas”. Apoiada numa extensa revisão bibliográfica e na análise de dados resultantes do cruzamento de informação proveniente de diversas fontes, como estudos de caso, documentação e discurso de entrevistados, esta investigação assume a forma de um estudo exploratório, de natureza qualitativa. Este estudo permitiu concluir que uma marca que recorre a ferramentas de guerrilha com o intuito de impulsionar o seu sucesso, adquire um forte e positivo impacto junto do público-alvo, surpreendendo e interagindo por meio de ações criativas e distintas. Esta vertente do marketing é recrutada por empresas com espírito inovador, de pequena ou grande dimensão, e têm a possibilidade de investir um montante reduzido ou avultado, conforme o que desejam.Escola Superior de Comunicação SocialVelhinho, MiguelRCIPLLeite, Anabela Costa2013-03-15T12:34:06Z2012-112012-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2353TID:201127245porLEITE, Anabela Costa - A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas. – Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. - Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:08.063193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas |
title |
A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas |
spellingShingle |
A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas Leite, Anabela Costa Marketing Marketing de guerrilha Segmentação de mercado Marcas |
title_short |
A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas |
title_full |
A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas |
title_fullStr |
A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas |
title_full_unstemmed |
A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas |
title_sort |
A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas |
author |
Leite, Anabela Costa |
author_facet |
Leite, Anabela Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Velhinho, Miguel RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Anabela Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing de guerrilha Segmentação de mercado Marcas |
topic |
Marketing Marketing de guerrilha Segmentação de mercado Marcas |
description |
Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11 2012-11-01T00:00:00Z 2013-03-15T12:34:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/2353 TID:201127245 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/2353 |
identifier_str_mv |
TID:201127245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
LEITE, Anabela Costa - A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas. – Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. - Dissertação de mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133376400064512 |