Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22575 |
Resumo: | As discussões coletivas são uma ferramenta ao alcance do professor para promover a comunicação na aula de Matemática, na medida em que os alunos são chamados a apresentar as suas estratégias de resolução e a compará-las com as dos colegas, a justificar e argumentar sobre os raciocínios mobilizados nessas resoluções de uma tarefa proposta pelo professor. Quando o discurso da aula se centra em ideias algébricas, a simbolização e a generalização são potenciadas, já que os alunos são incentivados ao uso de uma linguagem cada vez mais formal e à ampliação dos seus raciocínios para além dos casos considerados. Com este estudo, qualitativo e interpretativo, procura-se compreender como três professores de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico gerem e promovem o discurso na aula durante a discussão coletiva de tarefas matemáticas visando o ensino da Álgebra. Os resultados mostram que os professores, apoiados em ações de ensino de elicitar, apoiar, informar e desafiar, encaminham o discurso por um processo cíclico de solicitação e discussão de muitas ideias e de filtragem, procurando levar os alunos a relacionar, generalizar e justificar ideias algébricas. |
id |
RCAP_4d3f245fb32efb0c114d350d7e858306 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22575 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivasPráticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivasArtigosAs discussões coletivas são uma ferramenta ao alcance do professor para promover a comunicação na aula de Matemática, na medida em que os alunos são chamados a apresentar as suas estratégias de resolução e a compará-las com as dos colegas, a justificar e argumentar sobre os raciocínios mobilizados nessas resoluções de uma tarefa proposta pelo professor. Quando o discurso da aula se centra em ideias algébricas, a simbolização e a generalização são potenciadas, já que os alunos são incentivados ao uso de uma linguagem cada vez mais formal e à ampliação dos seus raciocínios para além dos casos considerados. Com este estudo, qualitativo e interpretativo, procura-se compreender como três professores de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico gerem e promovem o discurso na aula durante a discussão coletiva de tarefas matemáticas visando o ensino da Álgebra. Os resultados mostram que os professores, apoiados em ações de ensino de elicitar, apoiar, informar e desafiar, encaminham o discurso por um processo cíclico de solicitação e discussão de muitas ideias e de filtragem, procurando levar os alunos a relacionar, generalizar e justificar ideias algébricas.Mathematical discussions are a tool within the reach of the teacher to promote communication in the mathematics class, as students are asked to present their resolution strategies, to compare them with those of their peers, to justify and argue about the mobilized reasoning in these solutions of a task proposed by the teacher. When class discourse focuses on algebraic ideas, symbolization and generalization are enhanced, as students are encouraged to use increasingly formal language and broaden their thinking beyond the considered cases. This qualitative and interpretative study seeks to understand how three teachers of mathematics in the 3rd cycle of basic education manage and promote discourse during a collective discussion with mathematical tasks with a view to teaching Algebra. The results show that teachers, supported by the teaching actions of eliciting, supporting, informing, and challenging, direct the discourse through a cyclical process of requesting and discussing many ideas and of filtering, seeking to lead students to relate, generalize and justify algebraic ideas.APM - Associação de Professores de Matemática2020-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22575por2183-28380872-3915Rodrigues, CátiaPonte, João Pedro daMenezes, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:46:22Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:46:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas |
title |
Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas |
spellingShingle |
Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas Rodrigues, Cátia Artigos |
title_short |
Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas |
title_full |
Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas |
title_fullStr |
Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas |
title_full_unstemmed |
Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas |
title_sort |
Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas |
author |
Rodrigues, Cátia |
author_facet |
Rodrigues, Cátia Ponte, João Pedro da Menezes, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro da Menezes, Luís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cátia Ponte, João Pedro da Menezes, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
As discussões coletivas são uma ferramenta ao alcance do professor para promover a comunicação na aula de Matemática, na medida em que os alunos são chamados a apresentar as suas estratégias de resolução e a compará-las com as dos colegas, a justificar e argumentar sobre os raciocínios mobilizados nessas resoluções de uma tarefa proposta pelo professor. Quando o discurso da aula se centra em ideias algébricas, a simbolização e a generalização são potenciadas, já que os alunos são incentivados ao uso de uma linguagem cada vez mais formal e à ampliação dos seus raciocínios para além dos casos considerados. Com este estudo, qualitativo e interpretativo, procura-se compreender como três professores de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico gerem e promovem o discurso na aula durante a discussão coletiva de tarefas matemáticas visando o ensino da Álgebra. Os resultados mostram que os professores, apoiados em ações de ensino de elicitar, apoiar, informar e desafiar, encaminham o discurso por um processo cíclico de solicitação e discussão de muitas ideias e de filtragem, procurando levar os alunos a relacionar, generalizar e justificar ideias algébricas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22575 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544217438715904 |