Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cátia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ponte, João Pedro da, Menezes, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22575
Resumo: As discussões coletivas são uma ferramenta ao alcance do professor para promover a comunicação na aula de Matemática, na medida em que os alunos são chamados a apresentar as suas estratégias de resolução e a compará-las com as dos colegas, a justificar e argumentar sobre os raciocínios mobilizados nessas resoluções de uma tarefa proposta pelo professor. Quando o discurso da aula se centra em ideias algébricas, a simbolização e a generalização são potenciadas, já que os alunos são incentivados ao uso de uma linguagem cada vez mais formal e à ampliação dos seus raciocínios para além dos casos considerados. Com este estudo, qualitativo e interpretativo, procura-se compreender como três professores de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico gerem e promovem o discurso na aula durante a discussão coletiva de tarefas matemáticas visando o ensino da Álgebra. Os resultados mostram que os professores, apoiados em ações de ensino de elicitar, apoiar, informar e desafiar, encaminham o discurso por um processo cíclico de solicitação e discussão de muitas ideias e de filtragem, procurando levar os alunos a relacionar, generalizar e justificar ideias algébricas.
id RCAP_4d3f245fb32efb0c114d350d7e858306
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22575
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivasPráticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivasArtigosAs discussões coletivas são uma ferramenta ao alcance do professor para promover a comunicação na aula de Matemática, na medida em que os alunos são chamados a apresentar as suas estratégias de resolução e a compará-las com as dos colegas, a justificar e argumentar sobre os raciocínios mobilizados nessas resoluções de uma tarefa proposta pelo professor. Quando o discurso da aula se centra em ideias algébricas, a simbolização e a generalização são potenciadas, já que os alunos são incentivados ao uso de uma linguagem cada vez mais formal e à ampliação dos seus raciocínios para além dos casos considerados. Com este estudo, qualitativo e interpretativo, procura-se compreender como três professores de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico gerem e promovem o discurso na aula durante a discussão coletiva de tarefas matemáticas visando o ensino da Álgebra. Os resultados mostram que os professores, apoiados em ações de ensino de elicitar, apoiar, informar e desafiar, encaminham o discurso por um processo cíclico de solicitação e discussão de muitas ideias e de filtragem, procurando levar os alunos a relacionar, generalizar e justificar ideias algébricas.Mathematical discussions are a tool within the reach of the teacher to promote communi­cation in the mathematics class, as students are asked to present their resolution strategies, to compare them with those of their peers, to justify and argue about the mobilized reasoning in these solutions of a task proposed by the teacher. When class discourse focuses on algebraic ideas, symbolization and generalization are enhanced, as students are encouraged to use increasingly formal language and broaden their thinking beyond the considered cases. This qualitative and interpretative study seeks to understand how three teachers of mathematics in the 3rd cycle of basic education manage and promote discourse during a collective discussion with mathematical tasks with a view to teaching Algebra. The results show that teachers, supported by the teaching actions of eliciting, supporting, informing, and challenging, direct the discourse through a cyclical process of requesting and discussing many ideas and of filtering, seeking to lead students to relate, generalize and justify algebraic ideas.APM - Associação de Professores de Matemática2020-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22575por2183-28380872-3915Rodrigues, CátiaPonte, João Pedro daMenezes, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:46:22Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:46:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas
Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas
title Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas
spellingShingle Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas
Rodrigues, Cátia
Artigos
title_short Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas
title_full Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas
title_fullStr Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas
title_full_unstemmed Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas
title_sort Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas
author Rodrigues, Cátia
author_facet Rodrigues, Cátia
Ponte, João Pedro da
Menezes, Luís
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
Menezes, Luís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cátia
Ponte, João Pedro da
Menezes, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description As discussões coletivas são uma ferramenta ao alcance do professor para promover a comunicação na aula de Matemática, na medida em que os alunos são chamados a apresentar as suas estratégias de resolução e a compará-las com as dos colegas, a justificar e argumentar sobre os raciocínios mobilizados nessas resoluções de uma tarefa proposta pelo professor. Quando o discurso da aula se centra em ideias algébricas, a simbolização e a generalização são potenciadas, já que os alunos são incentivados ao uso de uma linguagem cada vez mais formal e à ampliação dos seus raciocínios para além dos casos considerados. Com este estudo, qualitativo e interpretativo, procura-se compreender como três professores de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico gerem e promovem o discurso na aula durante a discussão coletiva de tarefas matemáticas visando o ensino da Álgebra. Os resultados mostram que os professores, apoiados em ações de ensino de elicitar, apoiar, informar e desafiar, encaminham o discurso por um processo cíclico de solicitação e discussão de muitas ideias e de filtragem, procurando levar os alunos a relacionar, generalizar e justificar ideias algébricas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22575
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544217438715904