Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Margarida da Silva de Morais
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4015
Resumo: Nesta dissertação estudamos a contribuição / divulgação do Professor e Matemático Vicente Gonçalves para a comunicação da Matemática na primeira metade do século XX, bem como, partindo de manuais de sua autoria para o ensino liceal, da década de trinta, seleccionamos e analisamos como são abordados temas que, actualmente, (ainda) fazem parte do programa oficial de matemática. Escolhemos um tema para cada três anos de escolaridade, a saber: 5º, 8º e 12º anos. Investigamos a viabilidade de usar essa mesma forma de comunicar os temas escolhidos no contexto escolar actual através de estudos de caso, recorrendo a dois questionários e a uma entrevista. Do estudo desenvolvido podem-se retirar algumas sugestões a ter em consideração na elaboração de manuais escolares para os anos de escolaridade aqui analisados, entre outros, a cor, a imagem, a organização do texto, existência de exemplos e de exercícios. Verificamos que os manuais do Vicente Gonçalves seriam viáveis para alguns alunos. Nos alunos do 5º ano a aceitação foi fraca, já nos alunos do 8º e 12º anos houve os que manifestaram agrado por este tipo de manual.
id RCAP_4d4a188d117b716f8533b0b77180004e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4015
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemáticaEnsino da matemáticaHistória da educação - Portugal - Séc. 20Manuais escolares - Ensino básico - Ensino secundárioComunicação na aulaNesta dissertação estudamos a contribuição / divulgação do Professor e Matemático Vicente Gonçalves para a comunicação da Matemática na primeira metade do século XX, bem como, partindo de manuais de sua autoria para o ensino liceal, da década de trinta, seleccionamos e analisamos como são abordados temas que, actualmente, (ainda) fazem parte do programa oficial de matemática. Escolhemos um tema para cada três anos de escolaridade, a saber: 5º, 8º e 12º anos. Investigamos a viabilidade de usar essa mesma forma de comunicar os temas escolhidos no contexto escolar actual através de estudos de caso, recorrendo a dois questionários e a uma entrevista. Do estudo desenvolvido podem-se retirar algumas sugestões a ter em consideração na elaboração de manuais escolares para os anos de escolaridade aqui analisados, entre outros, a cor, a imagem, a organização do texto, existência de exemplos e de exercícios. Verificamos que os manuais do Vicente Gonçalves seriam viáveis para alguns alunos. Nos alunos do 5º ano a aceitação foi fraca, já nos alunos do 8º e 12º anos houve os que manifestaram agrado por este tipo de manual.In this dissertation we studied the contribution from the Professor and Mathematician Vicente Gonçalves in the first half of the XX century to the communication of mathematics, as well as, looking at the school books from his responsibility to the grammar schools from the thirtieth decade, we selected and analysed how themes, which today (still) make part of the Mathematics official syllabus, are approached. We chose a theme for each three years of schooling, namely: 5th, 8th, 12th grade. We investigated the viability of using that same way of communicating the chosen themes in the scholarly context, through study cases, using two questionnaires and an interview. From the developed study we can withdraw some suggestions to take into account in the making of school books for the school years here analysed, among others, the colour, the image, the text organization, if there are examples and exercises. We confirm that Vicente Gonçalves school books would be practicable for same students. From the 5th grade the acceptance was poor but in the students from the 8th and 12th grade there were those who showed satisfaction with this kind of school book.Universidade de Aveiro2011-09-16T10:17:37Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4015porSarmento, Margarida da Silva de Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:04:11Zoai:ria.ua.pt:10773/4015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:06.512438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática
title Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática
spellingShingle Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática
Sarmento, Margarida da Silva de Morais
Ensino da matemática
História da educação - Portugal - Séc. 20
Manuais escolares - Ensino básico - Ensino secundário
Comunicação na aula
title_short Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática
title_full Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática
title_fullStr Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática
title_full_unstemmed Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática
title_sort Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática
author Sarmento, Margarida da Silva de Morais
author_facet Sarmento, Margarida da Silva de Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Margarida da Silva de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
História da educação - Portugal - Séc. 20
Manuais escolares - Ensino básico - Ensino secundário
Comunicação na aula
topic Ensino da matemática
História da educação - Portugal - Séc. 20
Manuais escolares - Ensino básico - Ensino secundário
Comunicação na aula
description Nesta dissertação estudamos a contribuição / divulgação do Professor e Matemático Vicente Gonçalves para a comunicação da Matemática na primeira metade do século XX, bem como, partindo de manuais de sua autoria para o ensino liceal, da década de trinta, seleccionamos e analisamos como são abordados temas que, actualmente, (ainda) fazem parte do programa oficial de matemática. Escolhemos um tema para cada três anos de escolaridade, a saber: 5º, 8º e 12º anos. Investigamos a viabilidade de usar essa mesma forma de comunicar os temas escolhidos no contexto escolar actual através de estudos de caso, recorrendo a dois questionários e a uma entrevista. Do estudo desenvolvido podem-se retirar algumas sugestões a ter em consideração na elaboração de manuais escolares para os anos de escolaridade aqui analisados, entre outros, a cor, a imagem, a organização do texto, existência de exemplos e de exercícios. Verificamos que os manuais do Vicente Gonçalves seriam viáveis para alguns alunos. Nos alunos do 5º ano a aceitação foi fraca, já nos alunos do 8º e 12º anos houve os que manifestaram agrado por este tipo de manual.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-09-16T10:17:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4015
url http://hdl.handle.net/10773/4015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137469059301376