Os manuais escolares do ensino básico no ensino da linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Marina Isabel Baltazar do
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2115
Resumo: Esta dissertação tem como objectivo analisar a evolução do ensino da linguística em manuais escolares do ensino básico e obter conclusões para apoiar na elaboração de novos manuais escolares. No capítulo 1, efectuei uma introdução ao tema e como o mesmo irá ser abordado ao longo dos restantes capítulos. De igual modo se encontram neste capítulo as explicações das razões para algumas decisões que tomei ao longo do desenvolvimento deste trabalho. No capítulo 2, fiz um enquadramento teórico sobre o qual iria recair o meu estudo, onde abordei temas como a língua, linguagem, linguística, TLEBS, ensino básico, Disciplina de língua portuguesa e os manuais escolares. No capítulo 3 fiz uma análise mais exaustiva sobre os manuais escolares, a sua importância e o estado da arte. No capítulo 4, explicitei a analogia dos critérios de comparação que iria seguir, aplicando-os a um estudo amostral. Neste capítulo foi efectuado a análise a seis manuais escolares, cada par pertencente ao final de um ciclo básico, primeiro, segundo e terceiro. Entre cada manual de um ciclo, escolhi o atualmente utilizado e o anterior. Concluí cada (sub)estudo com uma comparação entre cada par de manuais. Finalizei este capítulo com uma reflexão mais abstracta e mais pessoal sobre a evolução da abordagem da linguística nos manuais ao longo dos ciclos básicos. Por fim, desenvolvi as conclusões sobre o estudo que desenvolvi para redigir esta dissertação.
id RCAP_cede8e75075550ff6b12c0d437e0bd2d
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os manuais escolares do ensino básico no ensino da linguísticaTerminologia linguística para os ensinos básico e secundárioManuais escolaresEsta dissertação tem como objectivo analisar a evolução do ensino da linguística em manuais escolares do ensino básico e obter conclusões para apoiar na elaboração de novos manuais escolares. No capítulo 1, efectuei uma introdução ao tema e como o mesmo irá ser abordado ao longo dos restantes capítulos. De igual modo se encontram neste capítulo as explicações das razões para algumas decisões que tomei ao longo do desenvolvimento deste trabalho. No capítulo 2, fiz um enquadramento teórico sobre o qual iria recair o meu estudo, onde abordei temas como a língua, linguagem, linguística, TLEBS, ensino básico, Disciplina de língua portuguesa e os manuais escolares. No capítulo 3 fiz uma análise mais exaustiva sobre os manuais escolares, a sua importância e o estado da arte. No capítulo 4, explicitei a analogia dos critérios de comparação que iria seguir, aplicando-os a um estudo amostral. Neste capítulo foi efectuado a análise a seis manuais escolares, cada par pertencente ao final de um ciclo básico, primeiro, segundo e terceiro. Entre cada manual de um ciclo, escolhi o atualmente utilizado e o anterior. Concluí cada (sub)estudo com uma comparação entre cada par de manuais. Finalizei este capítulo com uma reflexão mais abstracta e mais pessoal sobre a evolução da abordagem da linguística nos manuais ao longo dos ciclos básicos. Por fim, desenvolvi as conclusões sobre o estudo que desenvolvi para redigir esta dissertação.The main goal of my thesis is to analyze the evolution of linguistic teaching through textbooks in first and middle schools. I will get some conclusions to provide for help on the elaboration of new textbooks. In the first chapter, I introduce the subject and how is made its approach in the remaining thesis. Moreover this chapter has some explanations for the decisions I have made during my study. Chapter two shows the theoretical field, my study is related to. Some topics are included, such as Language, School, Portuguese Course and Textbooks. I develop a more exhaustive study about textbooks in chapter three, their goal, and the stateof-the-art. In chapter four, I explain the analogy about some evaluation criteria’s I will follow, and I apply them to six textbooks. For each pair of textbooks, I study the previous one and the one is used nowadays. At the end, some conclusions follow.Universidade da Beira InteriorPereira, Reina Marisol TrocauBibliorumNascimento, Marina Isabel Baltazar do2014-07-25T15:38:42Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2115porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:49.330335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os manuais escolares do ensino básico no ensino da linguística
title Os manuais escolares do ensino básico no ensino da linguística
spellingShingle Os manuais escolares do ensino básico no ensino da linguística
Nascimento, Marina Isabel Baltazar do
Terminologia linguística para os ensinos básico e secundário
Manuais escolares
title_short Os manuais escolares do ensino básico no ensino da linguística
title_full Os manuais escolares do ensino básico no ensino da linguística
title_fullStr Os manuais escolares do ensino básico no ensino da linguística
title_full_unstemmed Os manuais escolares do ensino básico no ensino da linguística
title_sort Os manuais escolares do ensino básico no ensino da linguística
author Nascimento, Marina Isabel Baltazar do
author_facet Nascimento, Marina Isabel Baltazar do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Reina Marisol Troca
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Marina Isabel Baltazar do
dc.subject.por.fl_str_mv Terminologia linguística para os ensinos básico e secundário
Manuais escolares
topic Terminologia linguística para os ensinos básico e secundário
Manuais escolares
description Esta dissertação tem como objectivo analisar a evolução do ensino da linguística em manuais escolares do ensino básico e obter conclusões para apoiar na elaboração de novos manuais escolares. No capítulo 1, efectuei uma introdução ao tema e como o mesmo irá ser abordado ao longo dos restantes capítulos. De igual modo se encontram neste capítulo as explicações das razões para algumas decisões que tomei ao longo do desenvolvimento deste trabalho. No capítulo 2, fiz um enquadramento teórico sobre o qual iria recair o meu estudo, onde abordei temas como a língua, linguagem, linguística, TLEBS, ensino básico, Disciplina de língua portuguesa e os manuais escolares. No capítulo 3 fiz uma análise mais exaustiva sobre os manuais escolares, a sua importância e o estado da arte. No capítulo 4, explicitei a analogia dos critérios de comparação que iria seguir, aplicando-os a um estudo amostral. Neste capítulo foi efectuado a análise a seis manuais escolares, cada par pertencente ao final de um ciclo básico, primeiro, segundo e terceiro. Entre cada manual de um ciclo, escolhi o atualmente utilizado e o anterior. Concluí cada (sub)estudo com uma comparação entre cada par de manuais. Finalizei este capítulo com uma reflexão mais abstracta e mais pessoal sobre a evolução da abordagem da linguística nos manuais ao longo dos ciclos básicos. Por fim, desenvolvi as conclusões sobre o estudo que desenvolvi para redigir esta dissertação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10
2011-10-01T00:00:00Z
2014-07-25T15:38:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2115
url http://hdl.handle.net/10400.6/2115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336727244800