Teatro, "Play" e competências para a vida: Análise etnográfica de duas turmas de uma escola em Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, João Bernardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27364
Resumo: Numa sociedade de exigência em crescendo para com os seus cidadãos, urge a abordagem ao tópico das capacidades necessárias às pessoas para a sua integração na anterior. O tema das competências abarca essas capacidades com um enfoque na sua dimensão prática, propondo um afastamento da visão do conhecimento de moldes meramente teóricos. O conceito de “play”, sob cuja ótica se propõe ver a educação, aparece neste trabalho tanto como revelador de estruturas, como desafiador das mesmas, ao incluir os pólos (opostos, mas não mutuamente exclusivos) do jogo e da brincadeira. Já o teatro afigura-se como veículo para uma formação em competências específicas que se consideram importantes, mas atualmente pouco presentes na escola. A educação teatral crê-se também ser consciencializadora das características da educação por o teatro conter o potencial de ser tanto jogado como brincado, e de colocar os seus participantes numa posição de serem vistos. O presente trabalho analisa a introdução da prática teatral em contexto escolar através do estudo da participação do autor do primeiro no projeto “A Arte Entre Nós” – através deste caso concreto, procura-se demonstrar a validez da mencionada área artística como forma de cultivar os tipos de competências a que se alude acima. Concluir-se-á que o tipo de trabalho teatral realizado foi útil para os alunos que nele participaram, tendo-se conseguido fomentar nestes algumas ordens de competências específicas e decorrentes da natureza do processo artístico.
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