O papel da educação não formal em contexto associativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Jocélia Rezende
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44163
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
id RCAP_4d53ced3b4792241b5b55f7345ecf9af
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da educação não formal em contexto associativoThe role of non-formal education in a associative contextCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)A educação é indispensável para o desenvolvimento pessoal e social do ser humano. Este trabalho tem por objetivo problematizar e refletir a categoria da educação não formal, em espaço associativo, onde decorrem legítimos processos educativos e formativos. Para compreender a riqueza deste espaço, durante a investigação realizada, foi possível imergir no terreno de forma a conhecer e analisar as dinâmicas empreendidas e colaborar nas atividades desenvolvidas. Tendo presente os objetivos deste trabalho, foi realizado um levantamento de necessidades e interesses de formação que mereceu a atenção de ambos públicos-alvo, mobilizando diversas técnicas de recolha de dados como: inquérito por questionário, análise documental, observação participante e não participante, conversas informais e entrevistas. Procuraram-se meios e estratégias para implementar formações contextualizadas, atendendo às caraterísticas do contexto e às expectativas individuais, salvaguardando que estas fossem construídas de forma participativa, articulando objetivos, práticas e metodologias para facilitar a aquisição de aprendizagens e competências. Este trabalho permitiu olhar para uma realidade complexa e plural, verificando que independente do contexto, o modo não formal de aprender possui potencialidades educativas e formativas elevadas, mobilizando o envolvimento dos indivíduos e desenvolvendo em parceira experiências educativas válidas.Education is essential to the personal and social development of the human being. This study aims to discuss and reflect about non-formal education, in associative environments, in which arises very interesting educational and training processes. To understand the richness of this area, during the research it was possible to immerse in the field in order to understand and investigate how everything comes together and, also, to collaborate in the activities. Bearing in mind the objectives of this study, a survey was conducted to evaluate the interests and training, which deserve the attention of both target audience, by mobilizing several data collection techniques such as: survey by questionnaire, document analysis, participant and non-participant observation, formal and informal interviews. Tools and strategies were sought to implement contextualized training, taking into account the characteristics of the context and individual expectations, safeguarding that these were built in a participatory way, articulating goals, practices and methodologies to facilitate knowledge’s acquisition and skills. This research allowed to understand a complex and plural reality, verifying that, regardless of context, non-formal ways of learning has high educational and training potential, mobilizing the involvement of people and developing shared participatory experiences.Fernandes, NatáliaUniversidade do MinhoGomes, Jocélia Rezende20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44163por201459671info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:54.547737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da educação não formal em contexto associativo
The role of non-formal education in a associative context
title O papel da educação não formal em contexto associativo
spellingShingle O papel da educação não formal em contexto associativo
Gomes, Jocélia Rezende
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel da educação não formal em contexto associativo
title_full O papel da educação não formal em contexto associativo
title_fullStr O papel da educação não formal em contexto associativo
title_full_unstemmed O papel da educação não formal em contexto associativo
title_sort O papel da educação não formal em contexto associativo
author Gomes, Jocélia Rezende
author_facet Gomes, Jocélia Rezende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Natália
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Jocélia Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44163
url http://hdl.handle.net/1822/44163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201459671
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132606488379392