O museu: contexto de educação não-formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerardo, Mariana T E C
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2131
Resumo: O presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada, integrado no Mestrado Educação Pré-Escolar e ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e lecionado pela Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, tem como propósito a obtenção do grau de mestre habilitador à docência. É o culminar do trabalho desenvolvido ao longo de três semestres com o intuito de adquirir competências profissionais ao nível da docência e uma progressiva integração no sistema educativo, bem como de incutir valores como o empenho, a dedicação, a responsabilidade, um caráter crítico e reflexivo, que promovam um ensino em quantidade e de qualidade. Foi necessário entender a organização do sistema educativo português e a legislação que rege a educação formal no nosso país, de forma a compreender o meio que envolve a escola, as condições físicas, sociais e culturais que apresenta, conhecer a própria instituição e os seus recursos, para, assim, poder conhecer o grupo de crianças e os aspetos extrínsecos e intrínsecos que caraterizam cada uma, atendendo às suas necessidades e individualidades. Após o estudo teórico de todos os elementos que caraterizam a educação, o sistema educativo, bem como a educação formal, a observação apresentou-se fundamental para compreender tais aspetos e, posteriormente proceder a uma prática mais fundamentada pedagógica e cientificamente. A reflexão é, pois, um elemento crucial para identificar os pontos essenciais a incluir na planificação das atividades, para reconhecer quais as estratégias mais adequadas para explorar as diferentes áreas curriculares, e quais os métodos de avaliação apropriados, tendo sempre em conta as conceções prévias de cada criança. A educação formal não é um contexto suficiente para a criança conhecer o mundo. É necessário complementar o espaço e os conteúdos explorados na sala de aula, com outras instituições e meios que igualmente promovam uma constante aprendizagem por parte do indivíduo. A educação não-formal não é obrigatória, mas é um elemento necessário à prática pedagógica e ao processo de ensino e aprendizagem. Os museus são um contexto deste tipo de educação e são cada vez mais tidos em conta e valorizados pelos educadores/professores. Nestes estão presentes diversas áreas de conhecimento, dispostas de diferentes formas, sempre com a preocupação de preservar o património de determinado local ou momento histórico. Este relatório não é só uma reflexão sobre a educação formal e sobre a Prática de Ensino Supervisionada, mas também uma ressalva à crescente importância dos contextos de educação não-formal, nomeadamente o museu, como complemento da educação formal e uma mais-valia para a formação do indivíduo, nomeadamente ao nível das Ciências.
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