Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria da Conceição Pinto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50743
Resumo: Nos nossos dias, o contexto do universo educacional, particularmente da Europa, evidencia que a planificação de programas de educação/formação não se destina apenas aos jovens, mas inclui também o homem adulto assumindo-o, genuinamente, como um ser em formação. A educação ao longo da vida é, hoje, entendida como uma prioridade da política comunitária da União Euro- peia e surge como um factor de transformação do sistema educativo tradicional (sistema educativo formal). A sua estrutura e finalidades necessitam mudar radicalmente pois, na nova visão de educação ele deixa de ser um processo completo, passando a constituir uma fase introdutória de um processo global de educação a realizar ao longo da vida dos seres humanos. Com este breve ensaio pretendemos levar o leitor a reflectir connosco no facto de que, nesta perspectiva de transformação do sistema educativo no seu conjunto, os contornos e os contextos de operacionalidade da educação formal e não formal também necessitam ser recontextualizados e, outros-sim, as práticas e os contextos de educação ao longo da vida e. de um modo muito particular, os concernentes à educação de adultos.
id RCAP_2b8516b648a80c61373799c391e83276
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50743
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vidaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNos nossos dias, o contexto do universo educacional, particularmente da Europa, evidencia que a planificação de programas de educação/formação não se destina apenas aos jovens, mas inclui também o homem adulto assumindo-o, genuinamente, como um ser em formação. A educação ao longo da vida é, hoje, entendida como uma prioridade da política comunitária da União Euro- peia e surge como um factor de transformação do sistema educativo tradicional (sistema educativo formal). A sua estrutura e finalidades necessitam mudar radicalmente pois, na nova visão de educação ele deixa de ser um processo completo, passando a constituir uma fase introdutória de um processo global de educação a realizar ao longo da vida dos seres humanos. Com este breve ensaio pretendemos levar o leitor a reflectir connosco no facto de que, nesta perspectiva de transformação do sistema educativo no seu conjunto, os contornos e os contextos de operacionalidade da educação formal e não formal também necessitam ser recontextualizados e, outros-sim, as práticas e os contextos de educação ao longo da vida e. de um modo muito particular, os concernentes à educação de adultos.Nowadays the context of the educational universe, particularly the one of Europe. shows that the planning of edu-cation/formation programmes don't focus only on young people, but also include the adult, assuming him/her. purely as a being in formation. Lifelong education and learning is, today, under-stood as a priority policy of the European Union Community and happens as a transformation factor of the traditional educational system (formal educative system). Its structure and purposes must radically change so, in the new vision of education it stops being a complete process and becoming an introductory phase of a global educational system to fulfil through-out the life of the human beings. With this brief essay we intend to take the reader to reflect with us on the fact that, in this transformation view of the educational system as a whole, the borders ant contexts of operacionality of formal and non-formal education also must be recontextualize and, therefore, the practices and contexts of life long education and learning and, in a very particular way, the ones concerned to adult education.info:eu-repo/semantics/publishedVersionEscola Superior de Educação de Castelo BrancoUniversidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição Pinto2007-062007-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50743por0873-0504info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:47.781190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida
title Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida
spellingShingle Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida
Antunes, Maria da Conceição Pinto
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida
title_full Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida
title_fullStr Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida
title_full_unstemmed Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida
title_sort Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida
author Antunes, Maria da Conceição Pinto
author_facet Antunes, Maria da Conceição Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria da Conceição Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Nos nossos dias, o contexto do universo educacional, particularmente da Europa, evidencia que a planificação de programas de educação/formação não se destina apenas aos jovens, mas inclui também o homem adulto assumindo-o, genuinamente, como um ser em formação. A educação ao longo da vida é, hoje, entendida como uma prioridade da política comunitária da União Euro- peia e surge como um factor de transformação do sistema educativo tradicional (sistema educativo formal). A sua estrutura e finalidades necessitam mudar radicalmente pois, na nova visão de educação ele deixa de ser um processo completo, passando a constituir uma fase introdutória de um processo global de educação a realizar ao longo da vida dos seres humanos. Com este breve ensaio pretendemos levar o leitor a reflectir connosco no facto de que, nesta perspectiva de transformação do sistema educativo no seu conjunto, os contornos e os contextos de operacionalidade da educação formal e não formal também necessitam ser recontextualizados e, outros-sim, as práticas e os contextos de educação ao longo da vida e. de um modo muito particular, os concernentes à educação de adultos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06
2007-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50743
url http://hdl.handle.net/1822/50743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-0504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Castelo Branco
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Castelo Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132827667660800