Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50743 |
Resumo: | Nos nossos dias, o contexto do universo educacional, particularmente da Europa, evidencia que a planificação de programas de educação/formação não se destina apenas aos jovens, mas inclui também o homem adulto assumindo-o, genuinamente, como um ser em formação. A educação ao longo da vida é, hoje, entendida como uma prioridade da política comunitária da União Euro- peia e surge como um factor de transformação do sistema educativo tradicional (sistema educativo formal). A sua estrutura e finalidades necessitam mudar radicalmente pois, na nova visão de educação ele deixa de ser um processo completo, passando a constituir uma fase introdutória de um processo global de educação a realizar ao longo da vida dos seres humanos. Com este breve ensaio pretendemos levar o leitor a reflectir connosco no facto de que, nesta perspectiva de transformação do sistema educativo no seu conjunto, os contornos e os contextos de operacionalidade da educação formal e não formal também necessitam ser recontextualizados e, outros-sim, as práticas e os contextos de educação ao longo da vida e. de um modo muito particular, os concernentes à educação de adultos. |
id |
RCAP_2b8516b648a80c61373799c391e83276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50743 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vidaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNos nossos dias, o contexto do universo educacional, particularmente da Europa, evidencia que a planificação de programas de educação/formação não se destina apenas aos jovens, mas inclui também o homem adulto assumindo-o, genuinamente, como um ser em formação. A educação ao longo da vida é, hoje, entendida como uma prioridade da política comunitária da União Euro- peia e surge como um factor de transformação do sistema educativo tradicional (sistema educativo formal). A sua estrutura e finalidades necessitam mudar radicalmente pois, na nova visão de educação ele deixa de ser um processo completo, passando a constituir uma fase introdutória de um processo global de educação a realizar ao longo da vida dos seres humanos. Com este breve ensaio pretendemos levar o leitor a reflectir connosco no facto de que, nesta perspectiva de transformação do sistema educativo no seu conjunto, os contornos e os contextos de operacionalidade da educação formal e não formal também necessitam ser recontextualizados e, outros-sim, as práticas e os contextos de educação ao longo da vida e. de um modo muito particular, os concernentes à educação de adultos.Nowadays the context of the educational universe, particularly the one of Europe. shows that the planning of edu-cation/formation programmes don't focus only on young people, but also include the adult, assuming him/her. purely as a being in formation. Lifelong education and learning is, today, under-stood as a priority policy of the European Union Community and happens as a transformation factor of the traditional educational system (formal educative system). Its structure and purposes must radically change so, in the new vision of education it stops being a complete process and becoming an introductory phase of a global educational system to fulfil through-out the life of the human beings. With this brief essay we intend to take the reader to reflect with us on the fact that, in this transformation view of the educational system as a whole, the borders ant contexts of operacionality of formal and non-formal education also must be recontextualize and, therefore, the practices and contexts of life long education and learning and, in a very particular way, the ones concerned to adult education.info:eu-repo/semantics/publishedVersionEscola Superior de Educação de Castelo BrancoUniversidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição Pinto2007-062007-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50743por0873-0504info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:47.781190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida |
title |
Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida |
spellingShingle |
Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida Antunes, Maria da Conceição Pinto Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida |
title_full |
Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida |
title_fullStr |
Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida |
title_full_unstemmed |
Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida |
title_sort |
Educação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida |
author |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_facet |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Nos nossos dias, o contexto do universo educacional, particularmente da Europa, evidencia que a planificação de programas de educação/formação não se destina apenas aos jovens, mas inclui também o homem adulto assumindo-o, genuinamente, como um ser em formação. A educação ao longo da vida é, hoje, entendida como uma prioridade da política comunitária da União Euro- peia e surge como um factor de transformação do sistema educativo tradicional (sistema educativo formal). A sua estrutura e finalidades necessitam mudar radicalmente pois, na nova visão de educação ele deixa de ser um processo completo, passando a constituir uma fase introdutória de um processo global de educação a realizar ao longo da vida dos seres humanos. Com este breve ensaio pretendemos levar o leitor a reflectir connosco no facto de que, nesta perspectiva de transformação do sistema educativo no seu conjunto, os contornos e os contextos de operacionalidade da educação formal e não formal também necessitam ser recontextualizados e, outros-sim, as práticas e os contextos de educação ao longo da vida e. de um modo muito particular, os concernentes à educação de adultos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06 2007-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/50743 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/50743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-0504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Castelo Branco |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Castelo Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132827667660800 |