Argumentação na Linguística dos Gêneros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/3036/2339
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spelling Argumentação na Linguística dos GênerosEspecificidades Teórico-metodológicasArgumentationLinguistics of GenresMultimodalityArgumentaçãoLinguística dos GênerosMultimodalidadeUID/LIN/03213/2013This paper, based on the perspective of Linguistics of genres with the theoretical contributions of some textual-discursive approaches Adam (2008), Amossy (2012), Maingueneau (2004) aims at verifying that contextual aspects (social practice, place of circulation, producer agent, interpreter, objective and support), concerning generic elements, may influence the argumentative multimodal materiality of some persuasive genres. Following a top-down methodology of analysis (BRONCKART, 1999), the objetive is to verify that the argumentative strategies selected by the producer are constrained by diferente generic aspects (PINTO, 2010; 2011). In order to confirm this hypothesis, this study is focused on the analysis of a sample of a political poster produced in Portugal. Preliminary studies confirm the correlation between contextual coercions imposed by genre and the selection of textual resources. Specifically, in this prototypical sample, the place of circulation and the objective of the text constrain significantly the multimodal argumentative construction of the political poster genre. Keywords: Argumentation, Linguistics of Genres, Multimodality. Este artigo, perspectivado no quadro teórico de uma linguística dos gêneros (RASTIER, 2001), mas com contribuições teóricas de abordagens textual-discursivas – Adam (2008), Amossy (2012), Maingueneau (2004) – visa a estudar de que forma fatores contextuais (prática social, lugar de circulação, agente de produção, público-alvo, objetivo e suporte), de caráter genérico, podem vir a influenciar a materialidade argumentativa multimodal, de alguns gêneros persuasivos – Pinto (2011). Seguindo uma metodologia descendente de análise (BRONCKART, 1999), objetiva-se aqui atestar que as escolhas argumentativas perpetradas pelo agente produtor são condicionadas por aspectos genéricos diversos (PINTO, 2010; 2011). Para fins demostrativos, este estudo se centra na análise de um exemplar de outdoor político produzido em Portugal. Estudos preliminares confirmam a correlação entre coerções contextuais impostas pelo gênero e a seleção de recursos textuais. Especialmente, no caso deste exemplar prototípico, o lugar de circulação e a finalidade do próprio texto coíbem fortemente a construção argumentativa multimodal do gênero outdoor político.Centro de Linguística da UNL (CLUNL)Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS)RUNPinto, Rosalice Botelho Wakim Souza2017-12-20T23:10:56Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article10application/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/3036/2339por0101-8051PURE: 1644084http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/3036/2339info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:14:15Zoai:run.unl.pt:10362/27008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:36.469224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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