Ultrapassar barreiras no encaminhamento para cuidados paliativos: o papel das estratégias de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marina Sevilha Balthazar dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20040
Resumo: Apesar das inequívocas evidências de que cuidados paliativos trazem melhor controle de sintomas, tratamento individualizado e proporcional e auxiliam no uso racional de recursos médicos, há um elevado número de pacientes elegíveis para cuidados paliativos que não têm acesso a esta modalidade de tratamento. As barreiras identificadas no acesso destes pacientes a esta modalidade de cuidado, assim como possíveis facilitadores, foram alvos de extensa revisão de literatura. Apesar do vasto material encontrado, não há, até o momento e até onde foi possível averiguar, pesquisas publicadas a respeito destas barreiras e facilitadores no contexto brasileiro. Este estudo teve como objetivo identificar estas barreiras e facilitadores e, através de estratégias do marketing, propor ações para superá-las. Através de uma pesquisa qualitativa, foram identificadas barreiras e facilitadores para o encaminhamento de pacientes para cuidados paliativos na visão de médicos de diferentes especialidades no cenário dos hospitais privados. As principais barreiras encontradas dizem respeito ao desconhecimento dos profissionais a respeito dos conceitos de cuidados paliativos e critérios de elegibilidade, a resistência em compartilhar o cuidado, a obstinação terapêutica, a resistência de familiares e a estigmatização dos cuidados paliativos. Os principais facilitadores descritos foram educação e divulgação, disponibilidade, entrosamento com as demais equipes e comunicação adequada. A partir destes achados, foram feitas recomendações utilizando conceitos do marketing, em particular do marketing social.
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